PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 04/11/2025 - por DANIEL ELIAS

O 1° Concurso de Desenhos da Complementação Educacional oportunizou uma nova experiência aos alunos vencedores. Além da possibilidade de expressar seus sentimentos por intermédio da arte, os estudantes ainda tiveram uma surpresa para lá de especial. Como parte da premiação, o grupo participou de uma visita ao Instituto Projeto Neymar Jr., situado no Bairro Glória, comunidade onde o craque do Santos e da Seleção Brasileira viveu a sua infância.
Ao todo, 39 alunos das 13 escolas de Complementação Educacional participaram deste momento realizado na quinta-feira (30). Uma vez no local, o grupo percorreu as dependências do Instituto Neymar Jr. com o objetivo de conhecer de perto a estrutura disponível e as atividades oferecidas. O ponto alto do passeio ficou para o momento em que os estudantes conheceram a sala da Faber Castell, empresa fabricante de lápis e canetas esferográficas coloridas.
Aluna da EM Eduardo Gonçalves do Barreiro, situada no Bairro Melvi, a jovem Mariana Rodrigues Alves, de 14 anos, fez parte do grupo de alunos que participou da visita. Essa foi a primeira vez que a estudante teve a oportunidade de conhecer o local. "Foi uma experiência bem diferente. O Instituto é muito estruturado e com atividades variadas que chamam a atenção. Eu agradeço, pois, graças ao Concurso de Desenhos tive a oportunidade de participar deste momento", destacou.
De acordo com o secretário adjunto da Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional, André Luiz da Costa Marques, a visita ao Instituto Projeto Neymar Jr. foi pensada com o intuito de oportunizar aos alunos conhecer o espaço e as atividades propostas no local. "Esse momento veio fechar o 1º Concurso de Desenhos da Complementação Educacional. Tivemos a ideia de promover esse concurso para estimular a criatividade e desenvolver habilidades técnicas, aliando isso ao reconhecimento e autoconfiança", ressaltou.
Novidade – A Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional da Secretaria de Educação (Seduc) realizou o 1° Concurso de Desenhos da Complementação Educacional. Os alunos participantes foram divididos em três grupos definidos por idade. Na categoria A, ficaram reunidos concorrentes com até 6 anos de idade; na B, estudantes de 7 a 9 anos; já na C, jovens de 10 a 14 anos. Os melhores desenhos foram encaminhados para voto popular, que contabilizou mais de 20 mil votos.
Na categoria A, a primeira colocação ficou com o aluno Arthur Ferreira Fernandes, da EM Prof. Maria de Lourdes Santos, que garantiu com 1.281 votos, totalizando 19%. Na sequência ficaram Lorenna Lopes Magalhães, da EM Antônio Peres Ferreira, com 1.108 votos (16,5%), e Eduarda dos Santos Pinheiro, com 873 votos (13). Na categoria B, Miguel Henrique Oliveira da Silva, da EM Antônio Peres, ficou no lugar mais alto do pódio com 1.490 (22,3%). Depois vieram Maria Eduarda Pereira Cavalcante Costa, da EM Natale de Lucca, e Kauan Lorenzo Rosa da Silva, da EM Sônia Marise Domingues, em segundo e terceira posição.
A jovem Mariana Rodrigues Alves, da EM Antônio Peres Ferreira, garantiu a primeira colocação na categoria C, com 1.428 votos (20%). Depois, na segunda e terceira posição, ficaram Manuella Sophia Monteiro P. de Souza, da EM Sônia Marise Domigues, com 844 (11,8%) e Mariana Rodrigues Alves, com 816 (11,4%). "Quando fiz o desenho, não imaginava que ia ficar entre os primeiros colocados. Foi uma surpresa e alegria muito grande", definiu a vencedora