PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 07/11/2025 - por DANIEL ELIAS

Mais uma vez, o ensino oferecido nas escolas municipais ganha destaque. A Prefeitura de Praia Grande recebeu o troféu de Escola Parceira - Educação Empreendedora oferecido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O prêmio foi entregue nesta terça-feira (5), durante reunião realizada no gabinete da Secretaria de Educação (Seduc). O Município conquistou a condecoração ao desenvolver os objetos de aprendizagem do Sebrae com mais de 37 mil alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
O troféu foi entregue nas mãos dos secretários de Projetos Especiais e Estratégicos (Seppe), Lucas Mourão; e de Educação, Patrícia Almeida. Os subsecretários de Esportes e Complementação Educacional, José Carlos de Souza; e de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, assim como o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental e EJA, Israel Batista, também participaram da reunião que marcou o recebimento do prêmio.
"Com a parceria, nosso objetivo foi transformar a sala de aula em um espaço de criatividade e visão de futuro, preparando os nossos alunos para, desde cedo, pensarem de uma forma empreendedora", enalteceu o secretário de Projetos Especiais e Estratégicos. "Isso reforça o compromisso da nossa Cidade em buscar diferentes alternativas para oferecer um ensino de qualidade. Agradeço a parceria com o Sebrae e parabenizo todos os professores que se envolveram nesta proposta e fizeram acontecer".
Receber o prêmio tem um gosto ainda mais especial para a Secretaria de Educação. Ao envolver mais de 37 mil alunos, do 1º ao 9° ano neste processo de aprendizagem, a pasta municipal bateu o recorde no número de participantes dentro do projeto do Sebrae. "É extremamente gratificante ver o resultado alcançado. Esse reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de cada um que se envolveu dentro desta proposta do Sebrae", parabenizou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
Sucesso - A parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae acontece desde o início do ano. Para colocar a iniciativa em prática, a entidade fez a capacitação dos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), que ficaram responsáveis por compartilhar com os docentes das unidades de ensino todo o conteúdo. Ao longo do segundo semestre, os professores começaram a colocar em prática a proposta prevista dentro dos objetos de aprendizagem.
Para isso, o Sebrae disponibilizou uma série de ferramentas que contribuíram com a prática em sala de aula. As ações realizadas culminaram em uma série de apresentações realizadas na semana de 22 a 26 de setembro, mobilizando alunos e professores. Ao desenvolver o projeto, os estudantes demonstraram maior capacidade de resolver e tomar decisões diante de situações problemas. Além de desenvolver habilidades socioemocionais e cooperativas (liderança, empatia, comunicação)