PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 12/11/2025 - por ANA GABRIELA SALU

A Secretaria de Trânsito (Setran), por meio da Divisão de Educação e Segurança do Trânsito, realizou uma importante ação educativa em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), envolvendo os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira. A atividade aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, com a participação de aproximadamente 50 alunos, divididos em dois grupos.
O projeto, denominado “Aventura Ciclística e Descoberta Ambiental na Trilha da Cachoeira do Laranjal”, teve como objetivo integrar as disciplinas de Ciências, Educação Física e Geografia, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental, segurança no trânsito e prática esportiva segura.
Durante a atividade, os alunos participaram de um passeio ciclístico até o Parque Estadual Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões – Base Guariúma) onde puderam observar e estudar aspectos geográficos, ambientais e científicos da região, além de debater temas como sustentabilidade, uso responsável dos recursos naturais e convivência segura no trânsito.
O projeto contou com o apoio dos agentes de trânsito, que acompanharam o percurso garantindo a segurança dos alunos, contando também com a participação de professores e guias ambientais. As ações integraram momentos de aprendizado prático, debates e observação direta da natureza, estimulando o senso crítico e o compromisso dos estudantes com a preservação ambiental e o comportamento seguro como ciclistas.
De acordo com o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes, a iniciativa “é uma forma de unir educação, meio ambiente e segurança viária, proporcionando aos jovens experiências que formam cidadãos mais conscientes e responsáveis”.
O diretor da Divisão de Educação e Segurança do Trânsito, Wanderlei Vivaldo de Sousa Neto, comentou sobre o projeto. “Ações como essa demonstram a importância da vivência prática para consolidar os conceitos trabalhados em sala de aula, além de incentivar o uso seguro da bicicleta e o respeito às leis de trânsito”