PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 12/11/2025 - por DANIEL ELIAS

O mundo do livro e o prazer pela leitura estiveram em alta nas escolas municipais de Praia Grande. As unidades de Ensino Fundamental promoveram a Parada Literária e as de Educação Infantil realizaram a Mostra de Trabalhos com o objetivo de compartilhar com a comunidade o que foi produzido ao longo do ano. Tais ações fazem parte do programa PG Lê! E Você?, desenvolvido ao longo do ano pela Secretaria de Educação (Seduc).
As ações movimentaram as escolas municipais no período de 3 a 7 de novembro. Cada unidade de ensino realizou a ação em uma data específica. Para expor os trabalhos produzidos, alunos e professores confeccionaram cartazes, fizeram apresentações teatrais, rodas de capoeira, salas gamificadas, entre outras iniciativas. Todas as iniciativas tiveram como base os livros e textos escolhidos pelos docentes e lidos pelos estudantes.
Na EM Profª. Maria de Lourdes Santos, os livros serviram como base para a unidade de ensino abordar a questão do bullying. Para reforçar a conscientização sobre o impacto que tal prática causa, um grupo de alunas fez uma apresentação de dança com cartazes de fundo que traziam palavras como empatia, inclusão, justiça, entre outras. O respeito às diferentes etnias e o não ao racismo também foram trabalhados, tendo como base obras literárias como, por exemplo, "O Quarto do Despejo".
A gamificação foi uma das apostas da EM João Gonçalves para trabalhar as obras literárias de forma diferente. O livro "A Sapatilha Que Mudou Meu Mundo" serviu como pano de fundo para a realização de um quiz com perguntas e respostas. Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foram divididos em duas turmas e se enfrentaram no estilo "Passa ou Repassa", tendo a história da obra literária como base.
Enquanto isso, na EM Roberto Mário Santini, a diversidade de temáticas e atividades tomou conta da proposta trabalhada pela unidade de ensino durante a Parada Literária. Em uma sala, alunos do 8° ano prepararam um escape room com base no livro O Mulato. Os visitantes eram convidados a solucionar enigmas por meio de pistas deixadas, tendo como objetivo acabar com o preconceito. Em outro momento, estudantes participaram de uma roda de conversas sobre a COP 30 e os impactos causados pelas mudanças climáticas.
As escolas de Educação Infantil também participaram ao realizar a Mostra Cultural com a exposição de trabalhos dentro do programa PG Lê! E Você?. A EM Pablo Trevisan Perutich desenvolveu a atividade com base no tema "Pablo no Brasil, País Tropical". Durante o evento, os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental fizeram um sarau e, na sequência, a unidade de ensino inaugurou o Espaço de Leitura.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez questão de visitar e ver de perto algumas das propostas produzidas. "Precisamos, desde pequenos, incentivar nos nossos alunos a prática da leitura. O livro traz consigo o conhecimento sobre temas, situações e lugares que, por vezes, não teremos a oportunidade de ver ou conhecer. Fora que, por meio da leitura, desenvolvemos um vocabulário mais vasto e uma melhor capacidade de se comunicar. Por isso, a Parada Literária e o PG Lê! E você? são fundamentais no aprendizado dos nossos alunos"