PORTAL EDUCACIONAL
PORTAL EDUCACIONAL
Compartilhe:
Publicado em 14/11/2025 - por DANIEL ELIAS

A EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situada no Bairro Sítio do Campo, propôs um momento diferente para duas turmas de alunos. Como reconhecimento pelo empenho de ambas no projeto Coletas, que visou arrecadação de tampinhas e lacres de latinhas, a unidade de ensino levou o grupo para conhecer a Trilha do Laranjal, no Parque Estadual Serra do Mar – Base Guariúma, que fica no Melvi. A iniciativa ocorreu na terça-feira (11).
A unidade de ensino deu início ao projeto Coletas no começo do ano, mobilizando todas as turmas da escola. Ao todo, os estudantes arrecadaram 1.300 toneladas do produto. Parte do material coletado contabilizou para a participação da EM Ronaldo Lameira na Gincana Verde, organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), no período de junho a setembro deste ano.
As turmas que mais arrecadaram os materiais participaram da visita à Trilha do Laranjal, que leva à Cachoeira do Guariúma, no Melvi. De acordo com o assistente técnico pedagógico (ATP), Fernando Henrique dos Santos, o local foi escolhido para que os estudantes conhecessem um ambiente que, de forma direta ou indireta, eles auxiliaram a preservar ao destinar corretamente os lacres e tampinhas.
"Os alunos tiveram a oportunidade de unir a teoria e prática, ao vivenciar situações como a preservação da fauna e flora, bem como de recursos hídricos", destacou o ATP da EM Ronaldo Lameira. "Além disso, os estudantes puderam conhecer a geografia local, como um trecho da Mata Atlântica, e visitar um lugar que poucos na Cidade têm acesso. Tudo isso com toda a segurança necessária".
Sustentabilidade – A mobilização dos alunos dentro do projeto Coletas trouxe mais resultados positivos para a unidade de ensino. A EM Ronaldo Lameira garantiu o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental na Gincana Verde das Escolas Municipais. A iniciativa contou com a participação de todas as escolas municipais e totalizou quase 7 toneladas de tampinhas.
Iniciada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gincana Verde realizou três entregas de tampinhas de garrafas pet para o Fundo Social. A primeira, em julho, com mais de uma tonelada. Em agosto, foram mais de 2,5 toneladas. A terceira e última entrega, em setembro, bateu o recorde com mais de 3,5 toneladas. Os números elevados comprovaram o êxito do trabalho efetuado pelas equipes das escolas municipais engajando os alunos na campanha