PORTAL EDUCACIONAL

PORTAL EDUCACIONAL

Compartilhe:

• Balanço 2025: novas ações e fortalecimento de parcerias marcam o ano da Educação

Publicado em 23/12/2025 - por DANIEL ELIAS

Iniciativas visam oferecer ensino ainda mais qualificado aos alunos da rede municipal

A implementação de novos projetos, a concretização de iniciativas e o fortalecimento de parcerias com outros setores da Prefeitura de Praia Grande marcaram o ano de 2025 para a Secretaria de Educação (Seduc). Ao longo do ano, a pasta municipal buscou aperfeiçoar as estratégias educacionais para oferecer uma educação ainda mais qualificada aos mais de 56 mil alunos, das 78 unidades da rede de ensino.

Neste contexto, um dos destaques foi a implementação do projeto anti-bullying que mobilizou as escolas municipais ao longo do ano. A medida adotada atende a ordem de serviço assinada pelo prefeito Alberto Mourão, que determinava a realização de ações para inibir tal prática entre os estudantes. A iniciativa, que teve os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental como público-alvo, envolveu toda a rede de ensino de Praia Grande com diferentes ações, palestras com psicólogos e parcerias com outros setores.

O ano também ficou marcado pela retomada do programa De Olho no Futuro. Em 2025, a Seduc e a Secretaria de Saúde (Sesap) voltaram a cuidar da acuidade visual de alunos da rede municipal de ensino. Ao longo do ano, estudantes passaram por testes para verificar se tinham problemas de visão, passaram por exames oftalmológicos e, quando diagnosticada a necessidade, receberam a doação de óculos. Neste primeiro ano, 18 estudantes foram contemplados.

Ainda em relação à importância de parcerias, a Secretaria de Educação (Seduc) fortaleceu as ações em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande. Prova disso, foi a Gincana Verde das Escolas Municipais, realizada entre os meses de junho e setembro. Neste período, as unidades de ensino arrecadaram 7 toneladas de lacres e tampinhas que foram doados ao FSS. O material foi revertido em 43 cadeiras de rodas que atendem as necessidades da população da Cidade.

O olhar para questões étnico-raciais também marcou o ano da Educação. A Seduc aderiu à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Cerca de 30 professores da rede participaram do curso oferecido dentro da 1ª fase do Programa de Formação de Professores para a Equidade Racial na Educação. As discussões dentro deste processo proporcionarão a atualização do currículo educacional aplicado nas escolas do Município.

Outra questão que mereceu as atenções da Seduc foi a climatização das escolas municipais. Após fase de análises e estudos, a pasta municipal iniciou a instalação dos cerca de 2700 aparelhos de ar-condicionado nas escolas. A implementação desta iniciativa ocorre de forma gradativa. A expectativa é que até o final do primeiro semestre todas as unidades de ensino sejam contempladas com os equipamentos que prometem refrescar as salas de aulas.

Para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, o ano de 2025 foi desafiador. “Foram diferentes ações que colocamos em prática para oferecer um ensino ainda mais qualificado em nossas escolas. Foi um período de aprendizado e aperfeiçoamento, onde a parceria foi fundamental para as conquistas que tivemos até aqui. Toda a equipe gestora da Seduc e das escolas municipais, junto com a atuação dos professores e funcionários, se uniram em prol de um bem comum: a educação dos mais de 56 mil alunos. E isso fez toda a diferença! Tenho certeza que os próximos anos serão marcados por mais conquistas”

Voltar