|
Título |
Descrição |
Postado |
|
 |
Cidadão Legal |
O Projeto iniciou em 2014.
O objetivo é aproximar o aluno da natureza, sabemos que o contato com o meio ambiente incentiva o bem estar físico e mental e melhora o processo de aprendizagem.
A criança que é privada desse contato tem o desenvolvimento dos sentidos limitado, sendo assim, o foco é desenvolver o amor pela natureza e ensinar sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, como orienta a lei 12.305/10 acerca do consumo consciente em conjunto com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como as Políticas Nacionais de Saneamento (Lei 11.445/2007) e Educação Ambiental (Lei 9.795/1999).
A cada ano trabalhamos um livro com os alunos. No ano de 2023, trabalharemos com o livro: "Tiê-sangue e a Natureza". Tiê-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica, apresenta os espaços que mais gosta no Departamento de Educação Ambiental, enquanto mostra os espaços, vai ensinando aos pequenos sobre os sons da natureza, os comedouros das aves, preservação das espécies e descarte correto de resíduos.
Os alunos chegam ao DEA, são recebidos com muito carinho por nossos professores, em seguida vão até a biblioteca onde ouvem a história do Tiê-sangue e a natureza. Após, visitam o museu, comedouro, composteira, estufa e jardim sensorial. Todos os alunos ganham 1 livro.
Público-alvo: alunos do Infantil II da rede municipal de Praia Grande.
Duração do projeto: aproximadamente 1h30
Organograma do projeto:
Recepção dos alunos - História na Biblioteca - Visita aos espaços: museu, comedouro, corredor dos resíduos, composteira , estufa e jardim sensorial - retorno para pegar o livro.
|
12/01/2023 |
 |
Cidadania Ambiental |
O projeto visa colaborar com as unidades escolares, secretarias e grupos sociais levando palestras, oficinas e atividades com foco no desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Palestras:
*Resíduos Sólidos*: informações sobre tipos de lixo, impactos do descarte incorreto e como funciona a coleta seletiva no município.
*Horta nas escolas*: os benefícios da horta no ambiente escolar.
Oficinas:
*Aves dos 3 ecossistemas: mar, mata atlântica e manguezal*: o professor especialista, Leonardo Casadei, leva conhecimento, curiosidades e características das espécies dos ecossistemas presentes no município. Após a palestra, uma atividade de birdwatching é realizada na área externa do DEA.
*Plantas aromáticas, condimentares e medicinais*: Apresentação de plantas e ervas regulamentadas pela ANVISA e degustação de chás.
Atividades para grupos:
*Visita Monitorada*: visita aos espaços do departamento, museu didático, composteira e estufa com as orientações dos professores.
*Teste seu conhecimento*: Palestra sobre mudanças climáticas e um divertido quizz em grupo com o uso dos tablets.
Contato para agendamento:
seduc.ambiental@praiagrande.sp.gov.br
|
11/01/2023 |
 |
Mudanças Climáticas |
O projeto “Mudanças Climáticas” foi criado no ano de 2022 pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA), como projeto piloto, permanecendo como um projeto fixo em 2023. Ele tem como missão apresentar as consequências das mudanças climáticas, levando os alunos a refletirem e se posicionarem como parte importante para a conservação do planeta.
O projeto está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 7 (Energia limpa e acessível) e 13 ( Ação contra a mudança global do clima).
As mudanças climáticas são alterações provocadas no clima a partir de mudanças nas temperaturas médias globais, nos regimes de chuva e na cobertura vegetal. Essas transformações podem ser de ordem natural, como os fenômenos atmosféricos que ocorrem no interior do planeta, ou por meio da ação antrópica (atividades humanas).
Se originadas naturalmente, podem ser internas, advindas de processos que ocorrem no interior da Terra, ou externas, como a variação da energia solar. As atividades humanas que aceleraram as mudanças climáticas foram aquelas ligadas às atividades industriais, ao liberarem gases poluentes e de efeito estufa à atmosfera.
No Brasil, a Lei 12187/2009 regulamenta a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) estabelecendo princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos para controle de emissão de gases do efeito estufa. A PNMC oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas até 2020. Frente a este cenário, foi criado o projeto, que visa conscientizar os alunos e despertá-los à uma mudança de atitude. O segmento do 8ºano foi escolhido para esse projeto, pois os conteúdos estão de acordo com planejamento municipal para 8º ano.
Público-alvo: alunos de 8º ano do ensino fundamental II da rede municipal de Praia Grande. Atende também estudantes da rede estadual, particular, colégios técnicos, universidades e outros projetos da prefeitura, conscientizando-os a levar os temas ambientais para a sala de aula e para toda a comunidade escolar.
Duração do Projeto: 1h30
Organograma: Aula no manguezal - Palestra - Atividade Quizz com a utilização dos tablets - Visita Monitorada ao Museu
|
09/01/2023 |
 |
Praia Grande Natural |
O projeto "Praia Grande Natural" foi desenvolvido pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA). Iniciou no ano de 2014.
Trata da biodiversidade do manguezal, chamado de berçário litorâneo, importante para todo o ecossistema oceânico, bem como para a pesca silvestre e a biologia marinha. Considerado um dos biomas muito ameaçado pela ação do homem. Atualmente, apenas 1% das florestas tropicais do planeta é formado por mangues, por isso a sua proteção é de extrema importância.
O Brasil possui um importante conjunto de normas de proteção à biodiversidade. A Constituição Federal, em seu art. 23, VII, explicita que compete à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios “preservar as florestas, a fauna e a flora”.
Diante dessa situação, faz-se necessário um projeto enfatizando os seguintes ecossistemas: Mata Atlântica, Praia e o Manguezal, para que os alunos sintam-se pertencentes e desenvolvam hábitos visando à conservação e preservação desses importantes ecossistemas.
Público-alvo: Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Atende também estudantes da rede estadual, particular, colégios técnicos, universidades e outros projetos da prefeitura, conscientizando-os a levar os temas ambientais para a sala de aula e para toda a comunidade escolar.
Duração do Projeto: 1h30m
Organograma:
Sondagem inicial - Palestra - Vivência no Manguezal - Visita monitorada ao museu - Sondagem Final
|
09/01/2023 |
 |
O Mar é nosso! |
O projeto "O Mar é Nosso" foi desenvolvido no ano de 2014 pelo Departamento de Educação Ambiental - DEA, e é realizado até os dias atuais, pelos professores do DEA nas unidades escolares municipais.
O município de Praia Grande apresenta uma orla marítima de 22,50 Km de extensão que é seu cartão de visita para o turismo, lazer e também fonte de renda para uma parte da população. Em período de alta temporada, a cidade recebe aproximadamente 1,5 milhões de turistas, cerca de cinco vezes a sua população fixa (Relatório da Secretaria Municipal de Saúde - RAG-2019), e esse intenso fluxo de pessoas aumenta ainda mais a degradação das praias.
Diante dessa problemática, faz-se necessário um projeto educativo apresentando as principais características do ecossistema marinho e sua importância para os seres humanos, para que os alunos se sintam pertencentes e desenvolvam hábitos visando à conservação e preservação desse ecossistema.
Público-alvo: alunos do 5º ano da rede municipal de educação.
Duração do Projeto: aproximadamente 1h30m
Organograma do Projeto:
Professores vão até a unidade escolar - Sondagem Inicial - Palestra Interativa - Sondagem Final
|
09/01/2023 |
 |
Vem Passarinhar |
O projeto “Vem Passarinhar” foi criado no ano de 2014 pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) e tem como missão apresentar as aves, estimular sua conservação e de seu habitat natural, reconhecendo sua importância para a vida humana.
A observação de aves é uma atividade de lazer que também contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica.
Este projeto interdisciplinar é aplicado aos alunos do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal de Praia Grande, além de atender a outros programas da Prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios.
Todo o projeto está de acordo com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, que é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Básica em todas as suas etapas e modalidades reconhecem a relevância e a obrigatoriedade da Educação Ambiental. Sobretudo pela importância de serem consideradas e incorporadas às reflexões e contribuições dos documentos produzidos pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e pela própria Coordenação-Geral de Educação Ambiental do MEC. Bem como, a legislação pertinente: Constituição Federal de 1988 (CF/88). Lei nº 6.938/81, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. Assim como, Lei nº 9.795/99, que dispõe especificamente da EA na instituição da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). E ainda, o Plano Nacional sobre Mudança do Clima e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O Projeto tem como objetivo principal treinar o olhar para a contemplação e observação da natureza. A observação de aves nos leva a uma maior percepção do ambiente como um todo, do aspecto ambiental ao humano. Exercitar a ciência cidadã e o letramento científico com o monitoramento e levantamento constante das espécies de aves que frequentam os espaços do departamento: comedouros com frutas e bebedouros, área do parque e manguezal.
Público-alvo: alunos do 4º ano da rede municipal de educação de Praia Grande.
Duração do projeto: aproximadamente 1h30m
Organograma do projeto:
Agendamento - Recepção /Apresentação do Parque - Aula expositiva/Dialogada - Observação das Aves - Brainstorm - Museu
|
09/01/2023 |