EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos 
Título Descrição Postado
Projeto Cidadania Ambiental
PROJETO CIDADANIA AMBIENTAL APRESENTAÇÃO O projeto “Cidadania Ambiental” foi criado pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) em 2014, e tem como missão promover a conscientização ambiental e o entendimento das questões críticas relacionadas ao meio ambiente. Ele está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 7 (Energia limpa e acessível) e 13 (Ação contra a mudança global do clima). Este projeto abrange todas as iniciativas do Departamento de Educação Ambiental (DEA) que não se enquadram nos projetos permanentes direcionados aos estudantes da rede municipal. Atualmente, é composto por oito palestras, duas oficinas, bem como os demais projetos desenvolvidos pelo DEA, mas aplicados às escolas municipais em eventos ou em hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), escolas particulares, estaduais, unidades de complementação educacional, grupos de idosos, empresas e outros. PALESTRAS E OFICINAS OFERECIDAS - Palestra “Resíduos Sólidos”: Apresentação expositiva, através de slides, enfatizando a questão da coleta seletiva e dos Ecopontos do Município. - Palestra “Caminho das Águas”: O foco da palestra é a Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana da Baixada Santista destacando a importância da conservação e manutenção de todo o sistema fluvial. - Palestra “Marés Extremas e Mudanças Climáticas”: Apresentação expositiva, através de slides, enfatizando a questão das marés extremas e a influência das mudanças climáticas. - Palestra “Educação e Ação Ambiental”: A palestra trata da importância da educação ambiental para a conservação do planeta e traz exemplos de ações sustentáveis. - Palestra “O Ciclo dos Resíduos: do lixo à reciclagem”: Enfatiza a questão do problema do impacto do lixo no meio ambiente, as vantagens e desvantagens de cada tipo de destinação e como contribuir para minimizar as consequências negativas. - Palestra “Resiliência Urbana e Mudanças Climáticas: Enchentes Futuras”: Apresentação expositiva, através de slides, enfatizando a questão das causas e consequências das enchentes, bem como as ações que podem ser tomadas para evitá-las. - Palestra “Arboviroses”: Apresentação expositiva, através de slides, enfatizando a questão da higiene ambiental para combate ao mosquito Aedes aegypti. - Palestra “Manguezal”: Enfatiza a questão das características do ecossistema Manguezal, apresenta os impactos da sua degradação e enfatiza a necessidade de sua conservação para o equilíbrio do planeta. - Oficina “Hortas Pedagógicas”: A oficina envolve orientações e os benefícios da instalação de horta na Unidade Escolar. - Oficina “Chás e seus benefícios”: Apresentação expositiva, através de slides, enfatizando a questão da valorização das plantas medicinais e sua utilização sob a forma de chás.
19/05/2025
Projeto Cidadão Legal - Infantil II
CIDADÃO LEGAL O projeto “Cidadão Legal” foi criado no ano de 2014, pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA), e está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Entre os objetivos (ODS), destacamos: o objetivo 4 (Educação de qualidade), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 15 (Proteger a vida terrestre). OBJETIVO Despertar no aluno o amor pela natureza, especialmente aos animais, além de conscientizar e sensibilizar sobre o descarte correto de resíduos sólidos. PÚBLICO-ALVO Alunos do Infantil II das escolas municipais de Praia Grande, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA Os alunos são recebidos pelos professores e encaminhados à biblioteca para contação de história com a temática do descarte correto dos resíduos sólidos. Em seguida, as crianças são direcionadas para a parte externa do Departamento de Educação Ambiental para a realização de uma atividade prática onde deverão encontrar - em meio à área verde do DEA - itens descartados que podem ser reciclados (embalagens de plástico, papel e metal). De volta à parte interna do DEA, os alunos participarão de um momento musical. Finalizando o projeto, os alunos fazem a visita monitorada ao Museu Biológico, onde os professores mostram que o lixo descartado de forma inadequada causa a morte de muitos animais.
19/05/2025
Projeto Vem Passarinhar - 4º ano
VEM PASSARINHAR APRESENTAÇÃO O projeto “Vem Passarinhar” foi criado no ano de 2014 pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) e está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 14 (Vida na água) e 15 (Vida terrestre). OBJETIVO Apresentar e estimular a conservação das aves e de seu habitat natural, reconhecendo a importância deles para a vida humana. PÚBLICO-ALVO Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Praia Grande-SP, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA Os alunos são recebidos pelos professores do Departamento de Educação Ambiental e a aula começa ao ar livre com a apresentação do Parque Ézio Dall'Acqua e da Mata Atlântica onde está inserido. Os alunos são direcionados até o comedouro, localizado na área externa do Departamento de Educação Ambiental, para observação de aves. Após essa vivência, os alunos são encaminhados à sala de aula para a aula expositiva, realizada de maneira a garantir a participação ativa dos alunos, demonstrando seu conhecimento prévio e visão de mundo. Depois, ocorre uma visita monitorada ao Museu, explanando sobre os três ecossistemas da região com maior destaque na Mata Atlântica, bem como nos recursos biológicos de aves da região (taxidermia, ninhos). Por fim, realizamos uma chuva de ideias, com os alunos, em que eles expressam suas emoções e aprendizados.
19/05/2025
Projeto O mar é nosso! - 5º ano
O MAR É NOSSO! APRESENTAÇÃO O projeto “O mar é nosso!” foi criado no ano de 2014, pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) e está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade) e 14 (Vida na água). OBJETIVO Contribuir para a conservação e valorização do ecossistema marinho, despertando a curiosidade dos estudantes e aprofundando seus conhecimentos. PÚBLICO-ALVO Alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I, das escolas municipais de Praia Grande, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA O Departamento de Educação Ambiental realiza o agendamento das unidades escolares. No dia agendado para a realização do projeto, o professor do DEA vai até a unidade escolar. Todos os atendimentos nas unidades escolares acontecem conforme o horário de aula dos alunos atendidos – manhã, intermediário ou tarde. Começamos o projeto com levantamento dos conhecimentos prévios, posteriormente apresentamos a palestra sobre o ambiente marinho, utilizando o recurso da lousa digital para apresentação de slides e vídeos que sustentam e ilustram os conteúdos da Unidade Temática. Durante a apresentação, os alunos participam com questionamentos, observações, vivências e reflexões. E, são apresentados a eles alguns animais marinhos taxidermizados do Museu do DEA. O projeto é finalizado com a avaliação realizada através de atividade escrita, na qual os alunos registram suas percepções e reflexões acerca do conteúdo aprendido.
19/05/2025
Projeto Águas em Movimento: A Jornada da Bacia Hidrográfica - 6º ano
ÁGUAS EM MOVIMENTO: A JORNADA DA BACIA HIDROGRÁFICA APRESENTAÇÃO O projeto “Águas em Movimento” foi criado pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) em 2024 e está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 6 (Água potável e saneamento básico), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Produção e consumo sustentáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima). OBJETIVO Despertar a valorização e estimular atitudes para a conservação dos rios que compõem a bacia hidrográfica da Praia Grande e da Região Metropolitana da Baixada Santista. PÚBLICO-ALVO Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino de Praia Grande, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA Os alunos são recebidos pelos professores e a aula começa ao ar livre com a apresentação do Parque Ézio Dall'Acqua. Em seguida, os alunos são encaminhados para a área de Manguezal próxima ao DEA onde é realizada uma aula de campo sobre o rio Piaçabuçu, destacando a importância da conservação dos rios. Realizamos experiência sobre infiltração da água no solo e dinâmica “cada gota conta”. Após a vivência, os alunos são encaminhados à sala de aula para a aula expositiva e interativa, realizada de maneira a garantir a participação ativa dos alunos, que podem demonstrar seu conhecimento prévio e visão de mundo. Durante a aula, os alunos são instigados a participar através de questionamentos sobre o tema.
19/05/2025
Projeto Praia Grande Natural - 7º ano
PRAIA GRANDE NATURAL APRESENTAÇÃO O projeto “Praia Grande Natural” foi criado, no ano de 2014, pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA) e está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 14 (Vida na água) e 15 (Vida terrestre), que estão diretamente relacionados a este projeto. OBJETIVO Informar, conscientizar e permitir a vivência e reconhecimento dos ecossistemas da Praia Grande: Mata Atlântica, Marinho e Manguezal, abordando sua fauna, flora e questões socioambientais e econômicas dos mesmos. PÚBLICO-ALVO Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino de Praia Grande, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA Os alunos são recebidos pelos professores do DEA e a aula começa ao ar livre, com a apresentação do Parque Ézio Dall'Acqua, destacando o fato do Portinho estar localizado numa área de Mata Atlântica. Em seguida, algumas espécies de árvores desse ecossistema são apresentadas aos estudantes. Na sequência, eles são encaminhados para a área de Manguezal, onde é realizada uma aula de campo sobre as características desse ecossistema, destacando a importância de sua conservação. Em seguida, os alunos são encaminhados à sala de aula para a aula expositiva e interativa, realizada de maneira a estimular a participação ativa dos estudantes, que podem demonstrar seu conhecimento prévio e visão de mundo, bem como fazer questionamentos. Finalizando o projeto, os alunos são encaminhados ao museu biológico, onde têm a oportunidade de apreciar diversas espécies típicas dos ecossistemas estudados.
19/05/2025
Projeto Mudanças Climáticas - 8º ano
MUDANÇAS CLIMÁTICAS APRESENTAÇÃO O projeto “Mudanças Climáticas” foi criado como piloto no ano de 2022 pelos professores do Departamento de Educação Ambiental (DEA), permanecendo como um projeto fixo a partir de 2023. Ele está alinhado e busca colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando contribuir na construção de um mundo mais sustentável, igualitário e consciente. Dentre esses, destacamos os ODS: 4 (Educação de qualidade), 7 (Energia limpa e acessível) e 13 (Ação contra a mudança global do clima). OBJETIVO Apresentar, gerar reflexão e estimular novos hábitos para a conservação do planeta. PÚBLICO-ALVO Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Praia Grande, além de atender outros programas da prefeitura, escolas estaduais, particulares e de outros municípios. METODOLOGIA Os alunos são recebidos pelos professores do DEA e a aula começa ao ar livre com a apresentação do Parque Ézio Dall'Acqua. Em seguida, os alunos são encaminhados para a área de Manguezal onde é realizada uma aula de campo sobre a importância das árvores e do Manguezal para o combate às mudanças climáticas. Após essa vivência, os alunos são encaminhados à sala de aula para a aula expositiva e interativa, realizada de maneira a garantir a participação ativa dos alunos, que podem demonstrar seu conhecimento prévio e visão de mundo. Ao final da aula, os alunos participam do jogo digital Kahoot, utilizando tablets conectados à lousa digital, numa atividade de perguntas e respostas sobre o tema do projeto.
19/05/2025