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Alunos fazem etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no LinkedIn Na última sexta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande participaram da parte teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Durante o período de aula, os estudantes fizeram a prova da competição educacional. A EM José Júlio Martins Baptista, situada no Bairro Sítio do Campo, foi uma das unidades a receberem a avaliação. Ao todo, somados os alunos de todas as unidades da rede municipal de ensino, Praia Grande contabilizou 4.222 participantes. Deste número, 187 representam a EM José Júlio Martins Baptista. De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Patrícia Sandes Xavier Gomes, os professores criaram um grupo para dar suporte aos envolvidos. “Um dos destaques foram os simulados preparados pelos professores que deram uma noção aos alunos de como seria a prova”, explicou Patrícia Gomes. “Além disso, os docentes montaram um grupo no Whatsapp para compartilhar os materiais com os estudantes. Utilizaram os chromebooks como ferramentas para aplicar conteúdos específicos sobre a prova de Astronomia e Astronáutica”. Além da parte teórica, respondendo a prova, os estudantes também fizeram a parte prática que foi o lançamento de foguetes por meio da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Só na EM José Júlio, 40 foguetes confeccionados com garrafas pet foram lançados. “A montagem dos protótipos foi realizada durante as aulas de Ciências. Depois, em dois dias, ocorreu o lançamento dos foguetes”, destacou a ATP da unidade. Retrospecto – Na edição deste ano, os estudantes da rede municipal de ensino de Praia Grande tentam repetir o feito alcançado em 2022. Ao todo, os alunos conquistaram 407 medalhas. Destes, 292 medalhas foram na MOBFOG, divididas em 260 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze. Na OBA, outro resultado favorável, com mais 115 condecorações, sendo elas, 48 de ouro, 34 de prata e 33 de bronze.
25/05/2023
Alunos da Complementação Educacional participam do 2º Festival de Soletração de PG
Os alunos tiveram o conhecimento colocado a prova de uma forma para lá de divertida. Estudantes das 11 escolas de Complementação Educacional de Praia Grande participaram do 2º Festival de Soletração. A atividade ocorreu nesta terça-feira (23), nos períodos da manhã e da tarde, na EM João Gonçalves, situada no Bairro Aviação. Ao todo, 90 meninos e meninas estiveram envolvidos na competição educacional. Comandado pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, o Festival de Soletração foi o destaque de uma ação realizada pelos professores na rotina das escolas de Complementação. Nos meses de março e abril, os docentes utilizaram com os alunos o livro ‘Conceição, Conceição e Evaristo’, distribuído ano passado pelo programa Página a Página. A competição educacional teve como objetivo principal motivar e incentivar os alunos, por meio de uma atividade diferenciada, ao mesmo tempo em que puderam ampliar o próprio vocabulário, o que permite melhor desempenho na compreensão do significado e da ortografia correta das palavras. “Mais uma vez, buscamos fazer com que os estudantes aprendam de forma lúdica”, afirmou o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional da Secretaria de Educação da Prefeitura de Praia Grande, André Luís da Costa Marques.
25/05/2023
Pequeno Cidadão busca conscientizar alunos e familiares de escolas municipais
Formar uma sociedade com pessoas mais conscientes. Esse é o objetivo do projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido em escolas municipais de Praia Grande. A ação ocorre por meio de parceria entre o Departamento de Educação Ambiental (DEA), a Coopervida e entidades do terceiro setor. Com a iniciativa, a Administração Municipal cumpre com mais uma meta prevista no plano de governo da prefeita, Raquel Chini. A primeira ação do projeto Pequeno Cidadão ocorreu no final de abril. A iniciativa percorreu cinco escolas municipais situadas no Bairro Esmeralda. Na ocasião, integrantes da Coopervida conversaram com alunos para destacar a importância da separação do lixo limpo, com base em temas como consumo consciente e destino correto dos resíduos. Outro ponto destacado, foi de divulgar dias e horários que a coleta seletiva percorre a comunidade. Em junho, está prevista a realização da segunda etapa do projeto. Desta vez, será a organização não governamental (ONG) Associação de Amparo aos Animais de Praia Grande (AAAPG) conversar com alunos das escolas municipais. Durante o bate-papo, a entidade do terceiro setor fará palestras com os estudantes com objetivo de conscientizá-los sobre a posse responsável de pets.
17/05/2023
Secretária de Educação assume coordenadoria de macrorregião na Undime
A secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, foi empossada como representante do polo regional e coordenadora da macrorregião 2 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A titular da pasta municipal ficará à frente dos cargos no biênio 2023-2024. A cerimônia ocorreu durante reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (12), durante o Bett Educar Brasil, na Expo Transamérica. A professora Cida Cubilia assume o cargo de representante do polo regional da Undime que, até então, era ocupado pelo secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta Souza. Junta-se a ela, a titular da pasta da Educação em São Vicente, Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili, será a suplente no polo regional neste mesmo período. Como primeira ação à frente da macrorregião, que compreende as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Praia Grande sedia a reunião do Giro São Paulo da Undime. O encontro está marcado para ocorrer dia 1º de junho e contará com representantes das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Durante o evento, serão passadas informações sobre ações com parceiros e programas em regime de colaboração com os Governos Federal e Estadual e demais pautas para o fortalecimento da gestão educacional dos municípios. Para a secretária de Educação Cida Cubilia, estar à frente da Undime neste período será uma oportunidade de fortalecer o discurso em busca de oferecer ensino cada vez mais com equidade. “Precisamos ter um olhar apurado para a gestão. Abranger e aprimorar as ações para que atendam às necessidades das cidades da Baixada Santista, bem como, do Vale do Ribeira”, definiu. Demanda – Antes da sessão de posse dos novos membros da Undime, os presentes assistiram a palestras sobre diferentes temas. A jornalista Marta Avancini, que atua na Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca), conversou com os participantes sobre os pontos de atenção e recomendações na cobertura de ataques a escolas. Recentemente, o assunto veio à tona após dois casos que ocorreram em São Paulo e Santa Catarina. De acordo com Marta Avancini, os veículos de comunicação precisam mudar a abordagem em pautas como essas. Um ponto seria de não focar na história do causador, pois existem pessoas que podem repetir a ação por se identificar com o perfil. Outra questão é de não expor de forma intensa o nome das vítimas para respeitar o momento das famílias. “Trazer um novo olhar para não contribuir com a proliferação da violência”. O financiamento da educação foi outro assunto trazido para a reunião ordinária da Undime. O presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, conversou com os participantes e apresentou estudos com projeções sobre Recursos do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Callegari trouxe informações sobre como os municípios precisam agir para conseguir recursos do Governo Federal como o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) e Total (VAAT). “O novo Fundeb tem trazido ações que buscam a equidade para que possamos equiparar os valores repassados aos municípios. Podemos estar vivendo o início de uma nova fase no financiamento da educação no Brasil”.
17/05/2023
Secretaria de Governo acompanha cumprimento de metas da Prefeitura
A Administração Municipal acompanha periodicamente o cumprimento das metas estabelecidas no plano de governo da gestão da prefeita Raquel Chini. Para isso, a Secretaria de Governo (Seg) promove reuniões com representantes das demais pastas para verificar o quanto progrediu as ações de cada um. Até o momento, sete secretarias já participaram deste encontro, que seguem até o final de maio. Na quarta-feira (10), foi a vez da Secretaria de Educação (Seduc) participar da reunião promovida pela Seg. Do total de 25 metas estabelecidas, a pasta municipal já concluiu 17, o que equivale a 68%. “É importante ver que o trabalho está em andamento. Ver o que já percorremos e o que ainda precisa ser feito”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. Das outras oito metas estabelecidas para a área da Educação, sete já estão em processo para que seja iniciada ou ocorre de forma contínua como parte da rotina de ações da pasta municipal. “São alinhamentos que precisam ser feitos para que possamos evoluir ainda mais no cumprimento do plano de governo. Trata-se de um trabalho contínuo e que estamos acompanhando”, afirmou a titular da Seduc. Para o secretário de Governo, Cássio Navarro, a Secretaria de Educação apresenta bom desempenho no cumprimento das metas, assim como outras pastas municipais. “Sabemos que no meio do percurso surgem novas demandas que, por vezes, não estavam estabelecidas no plano de metas. Isso demonstra que as pastas estão integradas e atuam no objetivo de ampliar a oferta de serviços públicos de Praia Grande”. Os projetos acompanhados pela Secretaria de Governo são referentes a todas as secretarias municipais: Gabinete, Urbanismo, Administração, Segurança, Transporte, Cultura e Turismo, Assuntos Institucionais, Educação, Esportes e Lazer, Finanças, Governo, Habitação, Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Assistência Social, Saúde, Serviços Urbanos e Trânsito.
17/05/2023
Seduc lança programa Aluno Tutor de Tecnologia da Google
A parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a plataforma Google está prestes a render novos frutos. Nesta terça-feira (2), 42 estudantes de turmas do 6º ao 9º ano participaram da aula inaugural do programa Aluno Tutor de Tecnologia. O lançamento da iniciativa ocorreu na sala de capacitação da Seduc. Ao término do período de formação, os jovens darão suporte às professores e unidades de ensino no manuseio das ferramentas Google For Education. No primeiro dia, os alunos tiveram conhecimento de como ocorrerá todo o processo de capacitação. Ao todo, os estudantes participarão de 10 aulas, sendo duas presenciais e oito de forma online. Durante todo o curso, os jovens passam por uma trilha formativa sobre Chromebooks, ferramentas Google Workspace for Education e Cidadania Digital, levantando questões relacionadas à segurança na web e os cuidados que temos que tomar nos espaços virtuais. Os estudantes foram selecionados de acordo com bom desempenho durante a rotina de estudos. Com a participação deles no programa, o objetivo é que auxiliem os professores a desenvolverem as aulas com apoio da tecnologia. Ao término do período de capacitação, ao cumprirem com todas as atividades propostas, os jovens receberão certificado de Aluno Tutor Google For Education. A capacitação dos jovens ocorreu com suporte da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação. Segundo o diretor do setor, José Amaro de Mendonça Junior, foram selecionadas escolas que atendem turmas do 6º ao 9º ano. “Muito, por conta da autonomia em poder participar das atividades no contraturno escolar. Eles serão uma extensão da Google em cada unidade”, explicou. Participante da primeira turma, o aluno Ignácio Maia Fernandez, 13 anos, da EM Profª Maria de Lourdes Santos, situada no Bairro Esmeralda, está na expectativa de colocar em prática tudo que aprenderá. O estudante, inclusive, já se destacou no quizz que os formadores fizeram com eles. “Quero poder ajudar os colegas e professores a utilizarem as ferramentas da Google”, destacou. De acordo com o coordenador pedagógico, Guilherme Marques Campos, após o período de capacitação, a expectativa é de que os alunos conheçam a sede da Google em São Paulo. “Esses jovens terão papel fundamental de multiplicar esse conhecimento. Isso porque aprenderão sobre todas as funcionalidades das ferramentas do Google Workspace Education, por meio do programa Seja Incrível na Internet”.
03/05/2023
Seduc capacita docentes sobre sistema de Frequência e Diário Digital
A Prefeitura de Praia Grande dá mais um passo para a implantação do diário e frequência digital nas escolas municipais. O Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Secretaria de Educação (Seduc) percorre as unidades para capacitar os professores para manusearem o Sistema de Notas e Faltas. Nesta terça-feira (25), docentes da EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, participaram da formação. A capacitação ocorre durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de cada unidade. As formações são ministradas pela equipe gestora de cada escola municipal e acompanhada pelas supervisoras que dão todo o suporte necessário. Durante os encontros, o Sistema de Notas e Faltas é apresentado aos professores com objetivo de explicar as funcionalidades, tais como, por exemplo, os campos de lançamento de notas e chamada. Em 2023, a utilização do sistema de notas e faltas ocorrerá em paralelo com o diário físico. “A Seduc implementa o sistema de diário online nas escolas municipais de Praia Grande. Ano passado, tivemos duas unidades como piloto e deram resultado positivos. E agora estamos no processo de disseminação deste mecanismo para que, dando tudo certo, em 2024, migremos do diário físico para o digital”, destacou a diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos. O Sistema de Notas e Faltas será similar ao utilizado pela rede municipal de ensino em 2010. Devido a adaptações necessárias, a ferramenta ficou em desuso e ganhou uma nova roupagem para 2023. O mecanismo contará com as mesmas funcionalidades do diário físico, porém, no formato digital. Os educadores terão espaços específicos para lançar as notas e fazer observações do conteúdo trabalhado. Outro ponto de destaque, permitido pelo sistema, será o controle de frequência dos alunos. A computação da presença do estudante ocorrerá no momento da chegada dele à escola. Ao ingressar na unidade, crianças, jovens e adultos passarão pelas catracas instaladas na entrada que contam com um visor que identificará o rosto dele e permitirá o acesso. Uma vez na sala de aula, caberá ao professor conferir se o estudante de fato está presente e confirmar a informação. Em 2022, o projeto piloto para testar o Sistema de Notas e Faltas foi colocado em funcionamento na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. Com a implementação, as pastas municipais puderam verificar os ajustes necessários. Já no final do último ano, a novidade passou a ser utilizada também na EM Professora Maria de Lourdes Santos. Elaboração – A Secretaria de Planejamento ficou responsável pela criação da nova ferramenta, que usou como base o Sistema Gestão utilizado atualmente para cadastramento de alunos em turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Para abastecer o sistema com as informações, a Seplan contou com o apoio do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Seduc, que ficou responsável em pontuar quais elementos seriam necessários conter na nova ferramenta. O Departamento de Programas de Inclusão Digital também participa com o acompanhamento da instalação das catracas nas escolas de Ensino Fundamental.
26/04/2023
PG intensifica ações para reforçar segurança em escolas municipais
Devido aos últimos acontecimentos em escolas no País, a Prefeitura de Praia Grande adotou medidas para reforçar a segurança nas 156 unidades de ensino da Cidade, incluindo as municipais, estaduais e particulares. A Secretaria de Educação (Seduc) orientou as equipes gestoras para que adotem as ações necessárias nas unidades municipais e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) também reforçou as ações de prevenção. As mudanças já podem ser percebidas a partir desta segunda-feira (10). O primeiro ponto diz respeito ao controle de acesso às escolas municipais. As unidades de ensino orientarão pais e responsáveis para que apenas um entre para deixar ou buscar as crianças. Com isso, a pasta visa diminuir o fluxo de pessoas no interior dos prédios. As escolas municipais também reforçarão o controle de acesso à parte interna, que ocorre apenas com autorização dos funcionários da secretaria da unidade de ensino. Em todos os momentos de entrada e saída de turma servidores públicos acompanharão e ficarão atentos a qualquer movimentação diferente. Outro ponto que enfatizará a parte da segurança, diz respeito a implantação das catracas eletrônicas que está na fase final. Além das ações práticas, a Seduc também aposta na orientação e atendimento das escolas municipais para trabalhar a parte emocional dos alunos. As pedagogas comunitárias realizam encontros de Círculo Restaurativos. Em cada momento, os estudantes participam de dinâmicas reflexivas sobre a importância de ter um olhar acolhedor e empático pelas questões vividas pelos colegas. Os encontros permitem também análise pessoal para a resolução dos próprios conflitos. Outro destaque neste atendimento emocional é a atuação de duas psicólogas da Seduc. As profissionais dão suporte às unidades de ensino conversando com pais, alunos, funcionários e professores de acordo com a necessidade das escolas. As reuniões ocorrem em grupo e auxiliam na discussão de assuntos que precisam de atenção mais específica. Segurança – Com relação à segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) disponibilizou todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da Secretaria de Trânsito (Setran) também atuam em rondas nas proximidades das unidades de ensino, especialmente na entrada e saída dos alunos. Em pontos estratégicos, viaturas são mantidas estacionadas. Além disso, testes estão sendo realizados em todo o sistema de alarme das escolas municipais, principalmente nos botões de pânico. O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) também está com atenção especial às unidades escolares de modo a identificar qualquer movimentação diferente. Por fim, 49 câmeras fixas e 23 Domos (com zoom e giro de 360º) já estão sendo adquiridas para reforçar a segurança no perímetro externo das 28 escolas estaduais.
11/04/2023
Abril Azul: Palestras conscientizam sobre tratamento inclusivo
Ocorreu nesta terça-feira (4), a abertura das programações do Abril Azul, organizado pela Secretaria de Educação (Seduc). Em evento realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, a pasta municipal promoveu o primeiro encontro dentro do circuito itinerante de ações. As atividades acontecem em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Essa é a primeira edição do evento e trabalha com a temática “Esse Mundo Também é Meu: Um Olhar sobre Autismo na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”. A iniciativa atende o que está previsto pela Lei Municipal n° 1647/2013 e Lei Federal n°. 12.774/2012. Participaram do encontro, funcionários que atuam nas escolas, profissionais de clínicas especializadas, pais e responsáveis de alunos matriculados na rede. Durante o encontro, os presentes assistiram a três palestras comandadas pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de Inclusão. Na primeira, a ATP Rosimere de Souza Pereira falou sobre o tema “Estimulação Precoce”. Na sequência, o ATP Alexandre Dias Nunes Melo conversou com os participantes sobre o assunto “Manejo de Comportamento”. Por fim, a ATP Laryssa de Souza Goulard falou sobre “Adaptações Escolares”. Para a diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arengui, o Abril Azul proporciona espaço para discussão. “Atualmente, temos 1380 alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) matriculados na rede. Precisamos entender cada vez mais as necessidades de como atender a esse público. Por isso, promovemos o circuito de palestras que se assemelha às reuniões de acolhimento feitas pelas escolas com pais de alunos público-alvo da Educação Especial”. Representando a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, destacou a questão de as palestras ocorrerem de forma itinerante. “Ao longo do mês, outros três momentos serão realizados. Esses encontros acontecem em escolas situadas em diferentes pontos da Cidade, com intuito de disseminar as informações para o máximo de pais e responsáveis”, completou. Programação – Além do evento de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a Seduc promoverá outros três encontros itinerantes. O intuito será facilitar o acesso aos pais, ampliando assim o número de participantes do evento. Confira abaixo a programação completa: Data: 11 de abril Local: E.M. Carlos Roberto Dias Rua Duque de Caxias, 999 – Bairro Boqueirão Horário: 19 às 21 horas Data: 18 de abril Local: E.M. Domingos Soares de Oliveira Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, 501 – Bairro Ribeirópolis Horário: 19 às 21 horas Data: 25 de abril Local: E.M. Roberto Shoji, Dr. Rua Ildelfonso Galeano, 100 - Bairro Tupiry Horário: 19 às 21 horas.
11/04/2023
Caminhadas buscam conscientizar comunidades sobre autismo
Transmitir a mensagem do respeito ao próximo e de que ser diferente é legal. Esses foram os recados que os alunos das EMs Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia, e José Padin Mouta, no Tupi. Estudantes, funcionários e professores realizaram caminhadas ao percorrer as ruas das comunidades na sexta-feira (31). A ação das unidades marcou as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no domingo (2 de abril). Na EM Maria Nilza, cerca de 500 alunos das turmas do 2 ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram atividade de conscientização. A temática foi trabalhada pelos professores em sala e culminou com a caminhada percorrendo os bairros. Cada turma elaborou cartazes com mensagens que enfatizavam o respeito à diferença. A unidade escolar também produziu uma faixa carregada pelo pelotão de frente do desfile. Conforme percorriam as ruas do bairro, as crianças chamavam a atenção de moradores que saíam na frente de suas casas ou apareciam em sacadas para prestigiar os pequenos. “Precisamos cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o autismo e promover a inclusão. Nosso intuito foi justamente esse. De chamar a atenção e levar conhecimento para a comunidade por meio das crianças e, desta forma, combater a discriminação”, destacou a diretora da EM Maria Nilza, Marcela Aparecida da Silva Rangel. Os estudantes da EM José Padin Mouta também foram as ruas para enviar a mesma mensagem de conscientização aos moradores do Bairro Tupi. A unidade promoveu dois momentos, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. Os alunos do período intermediário foram convidados a prestigiar a primeira das duas ações. Também portando cartazes, os grupos buscaram sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão. Conscientização – Além das atividades organizadas pelas escolas municipais, durante o próximo mês, a Secretaria de Educação (Seduc) promove o Abril Azul. As ações terão como base na temática “Esse Mundo Também é Meu: Um Olhar sobre Autismo na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”. A pasta municipal promoverá um circuito de palestras para abordar assuntos alusivos ao tratamento aos alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). As palestras terão como objetivo sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão com ampliação das reflexões sobre características do autismo, identidade e pertencimento nas ações da rede Municipal de Ensino de Praia Grande. Por conta do espaço físico do Auditório, os interessados tiveram de efetuar a inscrição via Google Formulário para participar. As vagas já foram preenchidas. Durante o encontro, os participantes assistirão a três momentos. Comandados pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de Inclusão, cada um abordará sobre um ponto relativo ao espectro do autismo. A ATP Rosimere de Souza Pereira falará sobre “Estimulação Precoce”. Já o ATP Alexandre Dias Nunes Melo abordará a temática “Manejo de Comportamento”. Por fim, a ATP Laryssa de Souza Goulard conversa sobre “Adaptações Escolares”. Além do evento de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a Seduc promoverá outros três encontros itinerantes. O intuito será facilitar o acesso aos pais, ampliando assim o número de participantes do evento. Confira abaixo a programação completa: Data: 11 de abril Local: E.M. Carlos Roberto Dias Rua Duque de Caxias, 999 – Bairro Boqueirão Horário: 19 às 21 horas Data: 18 de abril Local: E.M. Domingos Soares de Oliveira Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, 501 – Bairro Ribeirópolis Horário: 19 às 21 horas Data: 25 de abril Local: E.M. Roberto Shoji, Dr. Rua Ildelfonso Galeano, 100 - Bairro Tupiry Horário: 19 às 21 horas.
11/04/2023