|
Título |
Descrição |
Postado |
|
 |
Setran conscientiza alunos de escola municipal sobre práticas seguras no trânsito |
Quanto mais cedo, melhor. É com base nesse conceito que a Secretaria de Trânsito (Setran) promove nas escolas municipais a educação de trânsito. Na sexta (04), foi a vez da Escola Municipal Professora Isabel Figueroa Brefere receber a equipe da Setran, que montou um circuito lúdico e ensinou as crianças sobre práticas seguras. Essa ação da Setran ocorre durante o ano todo em diversas escolas da Cidade.
Para o agente de trânsito, Leandro Francisco dos Santos, ensinar as crianças é a melhor forma de garantir um futuro melhor. “Aqui mostramos para elas por meio de brincadeiras como funciona o trânsito, a sinalização, suas regras. Com isso, conseguimos prevenir acidentes (sinistros), conseguimos formar crianças que são multiplicadoras de conhecimento entre seus familiares. Tudo isso traz resultados positivos a longo prazo e forma cidadãos melhores”.
A assistente técnico pedagógico (ATP), Valéria Guedes, comentou sobre a importância de ter esse contato com as regras de trânsito desde cedo. “Faz parte da formação dos alunos aprender coisas práticas do dia a dia e a parceria com a Setran vem justamente para isso, para ensinar os alunos como se portar no trânsito de forma segura e se prevenir de acidentes (sinistros) ”.
|
08/04/2025 |
 |
Alunos do 8º e 9º anos da EM Orestes Quércia assistem à palestra sobre gravidez e ISTs |
Os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, tiveram uma aula diferente. Os jovens assistiram à palestra sobre gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A atividade foi realizada pela equipe técnica da escola, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), por meio de profissionais que atuam na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Mirim.
Cerca de 300 estudantes acompanharam as explicações. Durante o dia, a unidade de ensino organizou a palestra em três momentos, atendendo os alunos dos períodos da manhã, intermediário e tarde. Uma vez na escola, os profissionais da Usafa Mirim abordaram questões sobre o impacto de uma gravidez fora de época na vida dos adolescentes, os métodos contraceptivos existentes e os cuidados para se evitar uma IST.
De acordo com a doutora Syneia de Oliveira Cruz Ferretti, médica de família e comunidade que atua na Usafa Mirim, durante as palestras os profissionais da saúde aproveitaram para orientar os jovens sobre os serviços disponíveis para eles na Usafa. “Nós atendemos todo um público, desde crianças até idosos. É extremamente fundamental trazer informação para o adolescente, pois quanto mais informação eles têm, menos riscos correm”.
As palestras reforçaram o trabalho de orientação já oferecido pelos professores e equipes gestoras que atuam na EM Orestes Quércia. “Ao longo das conversas que realizamos, deu para perceber que os jovens já tinham uma bagagem de conhecimento. Mas algumas questões pontuais são interessantes reforçar com eles. E oportunidades como essas nos permitem estar mais próximos dos adolescentes e solucionar as possíveis dúvidas”, afirmou Syneia Ferretti.
Além de orientar os estudantes, os profissionais da saúde aproveitaram o momento para falar sobre os métodos contraceptivos disponíveis nas Usafas para as adolescentes. Entre eles está o implanon, dispositivo hormonal em forma de bastão flexível que é inserido sob a pele do braço, prevenindo a jovem da gravidez por até três anos. "A partir do momento em que captamos essas adolescentes, elas não ficam mais vulneráveis", enfatizou a palestrante.
|
08/04/2025 |
 |
Circuito sensorial agita alunos da EM Paulo Shigueo e conscientiza sobre o autismo |
A programação do Abril Azul, dentro da Semana de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo, não para. Até o dia 11 de abril, comandadas pela Secretaria de Educação (Seduc), as escolas municipais de Praia Grande realizam ações diferenciadas com o objetivo de conscientizar alunos e toda a comunidade. Nesta quinta-feira (3), foi a vez da EM Paulo Shigueo Yamauti (Bairro Anhanguera) propor uma atividade sensorial e divertida durante a aula de educação física para trabalhar a temática com os estudantes.
Os alunos foram convidados pelas professoras de educação física Lilian Campos Nubile, Rosiane Farias da Silva e Mayara Ferreira Simplício a participar de um circuito de atividades. As docentes prepararam a quadra da unidade com desafios que os estudantes tinham de cumprir. O objetivo era que, em cada uma das tarefas, as crianças vivenciassem situações semelhantes às que os colegas diagnosticados com autismo sentem no dia a dia.
Primeiro, os alunos eram convidados a andar por cima dos bancos que imitavam uma trave. Nesta atividade, eles entenderam que os colegas com TEA podem ter medo de altura e apresentar certa resistência. Na sequência, em uma sala, os estudantes participaram de uma partida de dama, mas com um toque diferente. As professoras colocaram uma caixa de som com música em volume alto para que eles entendessem como o barulho pode atrapalhar o estudante autista.
Em uma outra sequência, as professoras colocaram uma série de atividades que ajudam a regular o aluno com TEA quando o mesmo está em crise. Na etapa final, as docentes organizaram cinco caixas dispostas em mesas. Em uma, elas colocaram algodão. Na outra, areia. Nas demais, adicionaram algodão, tampa de garrafas e massinha, sendo um em cada recipiente. Os estudantes tinham que botar a mão dentro para descobrir o que era. Algumas das crianças com autismo têm hipersensibilidade e apresentam aversão a esse tipo de atividade.
O aluno Isaque Nades Moreira, do 5º ano do Ensino Fundamental, teve a experiência de vivenciar essas atividades. Para ele, o mais desafiante foi justamente colocar a mão dentro das caixas sem saber o que tinham no interior. "Foi bem legal ver na prática o que nós aprendemos na sala sobre o autismo. Até porque ficou mais fácil de a gente entender como eles se sentem quando está muito barulho, quando não deixam dar um abraço e coisas desse tipo".
Para a colega de sala de Moreira, Júlia Sas Ortaga, a atividade de colocar a mão dentro da caixa sem saber o que tinha dentro também foi a que mais chamou a atenção dela. "Dá uma agonia, pois não sabemos o que tem. São texturas diferentes que a gente chega a ficar com agonia. Por isso, achei bem bacana essa atividade. Sentimos na pele o que os alunos com autismo vivem todos os dias", afirmou a jovem.
Conscientização – Essa foi mais uma atividade organizada em alusão ao Abril Azul. Até o dia 11 de abril, as 78 escolas municipais realizam atividades com o objetivo de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de incluir e respeitar as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 2,5 mil estudantes com TEA matriculados nas unidades.
No dia 11, a Seduc realiza duas palestras voltadas para os pais e responsáveis. O evento ocorrerá no auditório da EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, a partir das 15 horas. Na ocasião, os presentes assistirão à palestra sobre o tema “Protagonismo, Experiências e Oportunidades”, ministrada pelo assistente técnico pedagógico (ATP), Alexandre Melo, que também é pai atípico de gêmeos com TEA. Na sequência, a também ATP, Rosemeire de Sousa Pereira, conversa com os presentes sobre “A Importância da Estimulação Precoce na Primeira Infância com TEA”.
Endereço – A EM João Gonçalves fica na Rua Frei Henrique Coimbra, 2, Bairro Aviação.
|
08/04/2025 |
 |
Escola de Praia Grande promove caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo |
Mãe do aluno Emanuel Popi de Moura, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental, na EM José Padin Mouta (Bairro Tupi), a oraculista Eveline Luconipopi mudou a sua rotina na manhã desta quarta-feira (2). Ela fez questão de participar da caminhada realizada pela unidade de ensino que percorreu as ruas do entorno da escola. A ação abriu a programação do Abril Azul, com a Semana de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Para Eveline Luconipopi, que é mãe atípica e também foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ação permitiu que ela se sentisse duplamente representada. "O Emanuel nunca quer vir para a escola por ter dificuldade de relacionamento. E hoje ele veio muito feliz, pois teria a caminhada que era uma atividade proposta em prol dele, ou melhor, de nós. Isso já demonstra a importância de iniciativas como essa", enfatizou.
A caminhada, além de promover a conscientização, serviu também como exemplo prático da educação inclusiva realizada na EM José Padin Mouta. De acordo com a oraculista, essa é uma realidade constante na rotina de Moura durante as aulas na unidade de ensino. "No dia a dia, ele conta com a professora regente e a profissional auxiliar que dá o suporte necessário em sala de aula. Além disso, são sempre bem compreensivos e, principalmente, propõem ações que integram o Emanuel com os demais alunos da turma".
Beatriz Emanuela Santos também é mãe atípica e esteve na caminhada organizada pela escola. O filho Ricardo Gael Santos Marcondes está matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental. Para a auxiliar administrativa, é fundamental que a conscientização de fato saia do papel. "A galera precisa conhecer um pouco mais. Ver que são crianças e que merecem estar juntas com os demais da mesma idade, brincando, se divertindo, estudando e, hoje, conscientizando".
Segundo a mãe de Marcondes, a caminhada no entorno da escola auxilia a levar a informação para os moradores do bairro. "Ainda mais aqui. A maioria são pessoas idosas, de mais idade, que não têm familiaridade com a tecnologia e, por vezes, fica sem acesso à informação. A escola e os alunos cumpriram com seu papel de cidadania ao levar essa mensagem para a comunidade. Foi emocionante vê-los indo até o portão das casas, recebendo o panfleto entregue pelas crianças".
Início – A caminhada organizada pela EM José Padin Mouta abriu as ações dentro do Abril Azul. Até o dia 11 de abril, as 78 escolas municipais realizam atividades com o objetivo de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de incluir e respeitar as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 2,5 mil estudantes com TEA matriculados nas unidades.
A programação termina no dia 11 de abril com a realização de duas palestras voltadas para os pais e responsáveis. O evento ocorrerá no auditório da EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, a partir das 15 horas. Na ocasião, os presentes assistirão à palestra sobre o tema “Protagonismo, Experiências e Oportunidades”, ministrada pelo assistente técnico pedagógico (ATP), Alexandre Melo, que também é pai atípico de gêmeos com TEA. Na sequência, a também ATP, Rosemeire de Sousa Pereira, conversa com os presentes sobre “A Importância da Estimulação Precoce na Primeira Infância com TEA”.
Endereço – A EM João Gonçalves fica na Rua Frei Henrique Coimbra, 2, Bairro Aviação.
|
08/04/2025 |
 |
Docentes da EM Profª. Maria Clotilde compartilham projeto sobre bullying com ATPs |
A Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de Praia Grande intensifica as ações relacionadas a campanha de conscientização no combate à prática do bullying nas escolas municipais. A Coordenadoria de Ensino Fundamental reuniu os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), na segunda-feira (31), para assistir à apresentação de um trabalho realizado pelos professores da EM Profª Maria Clotilde Comitrê Lopes Rigo. O encontro ocorreu na sala de capacitação situada no prédio administrativo da Seduc, no Bairro Mirim.
De junho a outubro de 2024, os professores promoveram o projeto "Paz na Escola - Construindo Harmonia e Respeito" com alunos das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa fez parte dos trabalhos desenvolvidos pela EM Maria Clotilde dentro do projeto literário PG Lê! E Você?. Por isso, para iniciar a discussão com os alunos, os docentes trouxeram matérias jornalísticas que falavam sobre a violência na Baixada Santista e casos relacionados ao bullying.
Com as notícias em mãos, os professores passaram das manchetes para a realidade. Os alunos foram convidados a refletir sobre como está a questão de violência no bairro onde vivem e, principalmente, dentro da escola. O objetivo era fazer com que entendessem que práticas simples, que em primeiro momento se confundem com brincadeira, mas podem ser uma prática de bullying se tal ação de alguma forma machucar o próximo.
A partir daí, os professores começaram a propor diferentes ações para trabalhar a temática do combate ao bullying. Cada um, dentro da sua disciplina, organizou atividades direcionadas ao assunto abordado. Na aula de matemática, por exemplo, com base nos textos jornalísticos, o docente fez um gráfico com estatísticas relacionadas à pauta debatida. Jogos cooperativos, exibição do filme Escritores da Liberdade e rodas de conversas despertando as habilidades, questões socioemocionais e o respeito às diferenças também fizeram parte das iniciativas.
Para fechar o projeto, no dia da Parada Literária realizada na EM Profª Maria Clotilde, os professores criaram a sala das emoções. Um espaço que oferecia uma experiência imersiva e sensorial, tendo como base o enredo do filme Divertidamente. Totalmente ambientado, o local levava os alunos a refletirem sobre sentimentos como tristeza, raiva, empatia, alegria, entre outros. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez questão de presenciar a apresentação do trabalho. "Feliz em ver o empenho e dedicação dos professores em prol de um assunto tão sensível e que, ao longo do ano, será debatido em todas as escolas".
Continuidade - Além de acompanhar a apresentação do trabalho dos professores, os ATPs também assistiram à apresentação das psicólogas escolares Adriana Benia e Stefani Santos sobre a temática do bullying. Os profissionais ficaram responsáveis por elaborar uma cartilha para conscientizar os alunos sobre as consequências de tal prática. Esse material está em produção e será distribuído para os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais.
Tais ações vêm ao encontro de uma solicitação do prefeito, Alberto Mourão. No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o chefe do Executivo entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática, solicitando que a Seduc elabore estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino.
|
08/04/2025 |
 |
Escolas municipais promovem ações alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down |
Com o objetivo de conscientizar os alunos, as escolas municipais desenvolveram programação variada em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de março. Ao longo da última semana, as unidades de ensino realizaram diversas atividades para marcar a data.
Na sexta-feira (28), foi a vez das EMs Pablo Trevisan Perutich (Bairro Anhanguera) e Circe Sanchez Toschi (Aviação) promoverem as ações. Nas duas unidades, uma das iniciativas organizadas foi pedir para os alunos irem para a aula usando uma meia de cada cor. Trata-se de uma ação realizada em todo o mundo que visa a conscientização sobre a Síndrome de Down. Os estudantes podiam escolher os modelos e se as meias seriam lisas ou estampadas, desde que não fossem iguais uma à outra. De forma leve e descontraída, a mensagem transmitida era de que ser diferente é legal.
Na EM Pablo Trevisan Perutich, além da proposta de usar as meias trocadas, os alunos participaram de mais uma ação. Durante a aula de Educação Física, a diversão tomou conta dos pequenos com muita música e brincadeira para marcar a Dança dos Pezinhos com as peças de roupas coloridas e diferentes.
"Pedimos que as escolas organizassem para propor uma atividade que ficasse marcada, além da conscientização, pela inclusão dos nossos alunos. É papel da Educação despertar nas crianças e jovens esse olhar para o próximo", destacou a diretora da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Praia Grande, Elaine Camilo.
|
08/04/2025 |
 |
Psicólogos escolares reforçam ações em combate ao bullying nas escolas municipais |
Ao longo deste ano, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande fará uma série de ações com o objetivo de combater a prática do bullying nas escolas municipais. Entre as iniciativas adotadas, uma será a palestra dos psicólogos escolares com os alunos da rede de ensino. Nesta quarta-feira (26), cerca de 200 estudantes da EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim), participaram deste momento de conversa e conscientização. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho.
Esse foi o terceiro encontro realizado pelos psicólogos escolares. Este ano, além de percorrer as escolas, os profissionais também organizam de forma periódica encontros maiores. “Ao agrupar os alunos, nosso objetivo é proporcionar uma discussão coletiva sobre a temática do bullying. Por isso, reforçamos de que forma ele acontece e quais as consequências dessas práticas, tanto para a vítima quanto ao agressor”, destacou o palestrante Clayton Mendes.
Durante a conversa com os alunos, os psicólogos reforçam por meio de quiz e informações à máxima de que o "Bullying não é brincandeira". Além de explicar sobre as consequências, os psicólogos pontuaram sobre a participação de um grupo que pode evitar tal prática. Trata-se da plateia, àqueles que ficam ao redor instigando para que a violência continue.
“O intuito é ampliar as discussões, mostrando para os alunos o impacto daquela ação que, aparentemente, pode parecer inofensiva, mas que prejudica alguém”, enfatizou o palestrante. Além de Mendes, as psicólogas educacionais Adriana Benia e Stefani Santos também participam deste processo de conscientização. “Nosso papel é de fortalecer o foco voltado para essa questão. Exemplificando quando isso ocorre, como podemos identificar, quais ações adotar quando percebemos que essa prática de fato está acontecendo”.
No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. O chefe do Executivo solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desta forma, uma série de ações está sendo preparada para abordar a temática.
|
08/04/2025 |
 |
Avanços na alfabetização garantem Prêmio Excelência Educacional à Praia Grande |
A rede municipal de ensino de Praia Grande foi condecorada com o Prêmio Excelência Educacional, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Educação (Seduc) participou da solenidade realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo. A Cidade teve quatro escolas que alcançaram as metas estabelecidas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024 e foram premiadas.
Praia Grande foi representada no evento pela secretária de Educação, Patrícia Almeida. Na ocasião, estiveram presentes a subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Candido, e a chefe da Seção de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Segmento I, Angélica Braga. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Educação, Renato Feder, entre outras autoridades, também participaram da cerimônia.
O Prêmio Excelência Educacional faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que incentiva o avanço na alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino, condecorando 1.171 unidades municipais de 442 cidades. Em Praia Grande, as quatro escolas premiadas foram: Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim), José Padin Mouta (Tupi), Governador Franco Montoro (Maracanã) e Dorivaldo Francisco Loria (Sítio do Campo). As unidades vencedoras recebem recurso financeiro proporcional ao número de alunos, que poderá ser investido em melhorias estruturais e pedagógicas.
"Este reconhecimento é fruto do comprometimento, esforço e dedicação de todos: alunos, professores, funcionários e equipe técnica que diariamente se empenham para garantir uma educação de qualidade", destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida. “Que essa vitória sirva de inspiração para todas as escolas da rede, fortalecendo nosso compromisso com o aprendizado de nossos alunos, incentivando cada vez mais a busca pela excelência no ensino”.
Para conquistar o prêmio, as escolas municipais foram avaliadas com base no critério do Índice de Excelência Educacional (IEE), tendo como referência os resultados do Saresp 2024. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra ao regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Parceria – O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização e tem como objetivo alcançar a meta de 90% das crianças com até sete anos de idade alfabetizadas até 2026, em todo o Estado de São Paulo. Para isso, o Governo disponibiliza uma série de ações, como a Avaliação de Fluência Leitora, a Formação Presencial de Professores Anos Iniciais, a Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), entre outras.
|
08/04/2025 |
 |
Alunos de Praia Grande participam das avaliações do “Fluência Leitora” |
Até a próxima sexta-feira, dia 28, os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Praia Grande participam das avaliações do “Fluência Leitora”, iniciativa realizada em parceria com o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). As provas, que começaram em 17 de março, tem como objetivo identificar o nível de alfabetização e o desempenho das crianças pela capacidade de ler textos em língua portuguesa, detectando possíveis dificuldades no processo de alfabetização.
Para obter os resultados, são analisados três critérios: a capacidade de ler corretamente as palavras escritas, velocidade (leitura fluida) e uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos, como vírgulas e pontuação. A avaliação é aplicada em sala de aula, utilizando cadernos de teste disponibilizados por meio do aplicativo do CAEd.
Através da plataforma, os professores, além de acessar o programa, terão acesso aos resultados, que serão analisados e classificados em níveis, entre pré-leitor e leitor fluente. Segundo a chefe de Seção de Ensino Fundamental e Anos Iniciais, Angélica Braga, a partir das avaliações será possível mapear o desempenho dos alunos e articular ações. “É de extrema importância identificar os alunos que estão no nível pré-leitor para, assim, criar estratégias pedagógicas que promovam o avanço dessas crianças”, explica Braga.
Para os estudantes que apresentam dificuldades, a Secretaria de Educação está implementando medidas para que o aluno alcance o nível fluente, como o reforço escolar, atividades diferenciadas, recuperação paralela e oficinas de alfabetização em conjunto com a família. A chefe de seção reforça que é essencial a participação dos familiares para que o estudante seja acompanhado e incentivado a praticar a leitura fora da sala de aula.
O programa, que conta com o apoio da Associação Bem Comum e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo garantir a alfabetização na idade certa e atua diversos municípios brasileiros. Os resultados servirão de base para o planejamento de ações educacionais e para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos nas próximas etapas do programa.
|
08/04/2025 |
 |
Saúde se reúne com pedagogos comunitários para integrar ações em benefício das crianças |
Dando prosseguimento às ações integradas entre Saúde e Educação para aprimorar o atendimento das crianças de Praia Grande, técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município se reuniram nesta quinta-feira (20) com os pedagogos comunitários da Secretaria de Educação (Seduc). O encontro buscou entender as demandas dos profissionais das escolas e padronizar procedimentos de encaminhamento para as unidades de saúde, visando uma assistência mais qualificada aos alunos que apresentarem alguma dificuldade de aprendizado.
A reunião é um desdobramento do encontro ocorrido em fevereiro entre os secretários das duas pastas, visando a implantação de iniciativas para identificar dificuldades de fala, audição e visão nos estudantes. A medida faz parte de uma das Ordens de Serviço (OSs) prefeito Alberto Mourão que trata especificamente sobre essa temática.
A primeira ação a ser desenvolvida dentro dessa parceria é o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, que deverá ser iniciado em 10 escolas no mês de abril. Outras ações estão previstas para as demais unidades ao longo do ano. Também está sendo estudada a retomada do programa De Olho no Futuro, que foi realizado nos anos de 2018 e 2019 e atendeu mais de 12 mil estudantes com idade de 4 a 7 anos.
“Procuramos começar a construção de um trabalho mais integrado, criando parcerias entre as unidades de saúde e escolares. Nos propusemos a entender quais são as dificuldades que os pedagogos comunitários possuem no encaminhamento de pacientes e alinhar ações em conjunto, caso do Programa Saúde na Escola. Além disso, tratamos de aprimorar o atendimento dos pacientes com transtorno do espectro autista e com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, explica a enfermeira Vanessa Naomi Oshiro, responsável pela Saúde da Criança da Sesap.
Para a chefe da Ação Comunitária da Seduc, Tulla Cesar de Souza, essa aproximação é fundamental para garantir um atendimento mais qualificado das demandas identificadas nas escolas. “Os pedagogos comunitários trabalham diretamente com as famílias e com as crianças dentro da unidade escolar. E ali eles identificam os problemas, como, por exemplo, porque a criança não se expressa ou não escreve corretamente, se ela possui um problema de visão, de audição, de fala. Agora, com essa parceria da pedagogia comunitária com a Sesap vai facilitar os diagnósticos para os profissionais da saúde e agilizar os atendimentos dos pacientes”.
|
08/04/2025 |
 |
Orgulho para PG! Escola Municipal é premiada em Olimpíada de Educação Financeira |
Destacar a importância da educação financeira nas escolas, preparando as novas gerações para um futuro mais consciente e responsável é essencial no processo educacional. E Praia Grande tem muito para se orgulhar neste aspecto! Graças a um trabalho desenvolvido em sala de aula, a E.M. Elza Oliveira de Carvalho, no Bairro Glória, foi contemplada na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), um dos maiores prêmios do Brasil na área de educação financeira. A unidade escolar ganhou um laboratório de ciência no valor de 100 mil reais que, em breve, deve ser montado no local. Representantes da escola e dos alunos vão embarcar para Brasília onde participarão na próxima quarta-feira (19) da entrega oficial da premiação.
No meio do ano de 2024, a unidade soube sobre a Olitef pelas redes sociais e, então, foi incluído no planejamento do segundo semestre a aplicação de aulas voltadas à preparação dos alunos para a Olimpíada. A professora de matemática da unidade, Elaine Cristina dos Santos, explicou que foi criado um grupo de docentes que passaram a trabalhar o tema nas mais diversas áreas. “Fomos motivados pela oportunidade de proporcionar aos nossos alunos uma formação focada em educação financeira, um tema tão importante e necessário. Utilizamos os materiais disponibilizados pela plataforma da Olimpíada, aplicamos simulados e cadastramos os alunos na plataforma para que tivessem acesso à trilha formativa. Motivamos os alunos a estudarem tanto em casa quanto na escola, sempre enfatizando a importância da educação financeira para suas vidas e de seus familiares”, explicou.
Em setembro de 2024 foram realizadas as avaliações da Olitef e, após um trabalho de motivação feito na unidade escolar, os alunos compareceram no dia prova. Como resultado, a escola contou com seis medalhistas: três de bronze para o 9º ano e três medalhas de mérito para alunos do 8º ano. Os alunos premiados foram: Eduarda Alves Chiquita, Camylly Silva Paranhos Lúcio, Carlos Eduardo Araújo da Silva, Geovanna Barreto da Silva Bonfim, Samuel Chaves Dias de Barros e Isabella Ramos Pereira Nascimento.
Ter um medalhista era um dos critérios para que a escola pudesse concorrer à grande premiação oferecida pela Olimpíada: um kit de materiais no valor de 100 mil reais. A premiação ocorreu após um sorteio realizado entre as unidades escolares do País com estudantes medalhistas e, em dezembro de 2024, a Escola Professora Elza Oliveira de Carvalho foi uma das contempladas, optando pela montagem de um laboratório de ciências com o valor da premiação. A entrega oficial do certificado desta premiação acontece dia 19/03 em Brasília.
A diretora da unidade, Christiane Spanol, afirmou estar muito orgulhosa dos professores e alunos da escola e garante que esse reconhecimento valoriza o esforço de todos em favor da educação. “Este trabalho ressalta a importância da educação financeira nas escolas. A conquista serve como um exemplo inspirador para todos nós, demonstrando que, com dedicação e criatividade, é possível transformar o aprendizado em uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social. A educação financeira nas escolas é fundamental para capacitar os jovens a tomarem decisões financeiras conscientes, promovendo um futuro mais seguro e sustentável”, concluiu.
|
19/03/2025 |
 |
Praia Grande realiza ação especial em celebração ao Dia da Água |
Conscientizar sobre a importância da água e a urgente necessidade de preservação desse bem essencial para a vida é papel de todos. Com isso, em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, com a realização de diversas ações de conscientização em todo globo. E Praia Grande não poderia ficar de fora: nesta sexta-feira, dia 21 de março, será realizado evento especial no Portinho, nas dependências do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação (Seduc), das 8h às 17h. Na ocasião, estudantes da Cidade vão participar de atividades educativas e visitar uma exposição temática, que está sendo montada no local.
As ações contarão com a participação de dezenas de alunos da complementação da rede municipal, que poderão tirar dúvidas sobre a temática e vão também aprender mais sobre este recurso natural. Dentre os temas que serão abordados junto aos estudantes estão o uso racional da água, a consequência do lixo descartado no mar, a importância dos animais marinhos, a interligação dos três ecossistemas, entre outros.
O trabalho vai ao encontro do tema central que a Agência Nacional das Águas elegeu para 2025 e que norteará os debates sobre recursos hídricos no Brasil em 2025: "As Águas Conectam e o Saneamento Transforma".
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, explicou a importância do trabalho. “Hoje é necessário que se agreguem na formação dos jovens esses bons hábitos diários, no intuito de preservar esse bem tão valioso cuja escassez decorre, entre outros fatores, de influência direta das ações humanas”, concluiu.
O trabalho é organizado pela Seduc, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), assim como também o Parque Estadual Xixová-Japuí, ONG Biopesca, ONG Ecophalt e o Programa Onda Limpa da Sabesp.
|
19/03/2025 |
 |
Escola de Educação Ambiental realiza evento sobre conscientização das mudanças climáticas |
Em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, os alunos da rede municipal de Praia Grande participaram de uma série de atividades sobre o tema na Escola de Educação Ambiental, localizada no Portinho. O evento ocorreu em duas datas: na sexta-feira, dia 14, e na segunda-feira, dia 17.
A iniciativa teve como objetivo informar e conscientizar os estudantes sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente, além de mobilizá-los para adotar atitudes que contribuam para reverter o cenário global. As atividades incluíram visitas ao museu e às salas de aula, dinâmicas internas com os alunos e as orientações sobre ecologia. Além disso, os participantes realizaram uma “ecoação” de limpeza na área externa da escola e no manguezal do Parque Ézio Dall'Acqua, Portinho, onde foram recolhidos cerca de 20 kg de resíduos.
A diretora do DEA, Eliane Queiróz, destacou a importância de discutir o tema com os jovens. “As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da nossa sociedade. É fundamental conscientizar os alunos sobre como nossas ações impactam não apenas nossas vidas, mas também a de outros seres vivos”, explicou.
O compromisso com a educação ambiental e o incentivo de práticas sustentáveis entre os estudantes, contribui para a conscientização de ações como reciclagem e depósito em locais apropriados que estão ligadas as melhores condições de vida e habitação.
|
19/03/2025 |
 |
Escola Municipal de Praia Grande realiza exposição sobre Chico Buarque |
Na manhã desta quarta-feira, dia 19, a Escola Municipal Roberto Mário Santini realizou uma exposição sobre Literatura, Música e Contemporaneidade, com a participação dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. O evento faz parte de um projeto da instituição que, a cada bimestre, destaca personalidades relevantes da cultura brasileira. Desta vez, o homenageado foi o cantor e compositor carioca Chico Buarque.
As atividades foram orientadas pelo professor de Língua Portuguesa, Leandro Gonzaga Rodrigues, idealizador do projeto. Ele explicou que a iniciativa busca engajar os alunos com a produção artística nacional. “A ideia surgiu quando identificamos nos estudantes uma falta do repertório cultural. Eles tendem a valorizar mais as produções estrangeiras, deixando de lado a riqueza da nossa própria cultura”, afirmou o professor.
Chico Buarque, considerado um dos maiores nomes da música brasileira, foi o tema central das apresentações. Suas letras, que abordam temas sociais e políticos, consolidaram-no como um símbolo de resistência e reflexão na arte e na literatura. Foi com essa perspectiva que a aluna Talita de Almeida Santana, de 14 anos, iniciou sua apresentação sobre o artista. “Eu já conhecia Chico Buarque, mas nunca havia me aprofundado em sua história ou em suas músicas. Com a pesquisa, descobrimos as camadas de significado das músicas e como elas são construídas. Adorei conhecer mais sobre ele”, compartilhou a estudante.
Não muito diferente, o aluno Mateus Meneses Ottoni Filho, de 14 anos, também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o artista durante a pesquisa e a montagem do trabalho. “Conheci Chico Buarque por causa de um meme em que ele aparece sorrindo e depois sério. Depois de descobrir mais sobre ele, fiquei orgulhoso de o Brasil ter uma figura tão importante como ele”, relatou o estudante.
A exposição destacou a importância de Chico Buarque para a cultura nacional, reforçando o compromisso do ensino em promover o contato dos alunos com a arte brasileira e incentivá-los a valorizar o patrimônio cultural do país.
|
19/03/2025 |
 |
Jornada Pedagógica de PG contará com palestras de Karnal, Carpinejar e Sandra Puliezi |
Na 15ª edição, a formação de professores promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) contará com nomes de peso. Leandro Karnal, Sandra Puliezi e Fabrício Carpinejar fazem parte da programação da Jornada Pedagógica. Nos dias 6 e 7 de março, cerca de 2 mil docentes da rede municipal de ensino de Praia Grande participam da Jornada Pedagógica, que tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais que atuam nas 78 escolas municipais.
A partir das 8 horas desta quinta-feira (27), os professores da rede municipal de ensino poderão escolher quais palestras e oficinas assistirão durante o evento. Cada um terá a oportunidade de acompanhar duas atividades, uma palestra e uma oficina. Os docentes têm até meio-dia de sexta-feira (28), para acessar o site Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br) para definir as formações que assistirão.
Para essa edição, a Secretaria de Educação traz novidades. Além das palestras com personalidades renomadas no cenário nacional, também teve alterações no formato das oficinas compartilhadas pelos professores da rede municipal de ensino. Primeiro, no local. Este ano, o Auditório Jornalista Roberto Marinho será palco para os docentes compartilharem as práticas pedagógicas. Depois, no número de apresentações. Desta vez, serão quatro apresentações por dia.
Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Além dos cerca de 2 mil professores que atuam na rede municipal de ensino, os representantes das equipes técnicas das escolas participam da atividade.
Confira abaixo a programação completa da 15ª edição da Jornada Pedagógica:
Quinta-feira (6)
Palácio das Artes
Palestra - Alfabetização e Consciência Fonológica
Palestrante - Sandra Puliezi
Horários - das 9 às 10h30 (manhã) e das 13h30 às 15 horas (tarde).
Auditório Jornalista Roberto Marinho
Oficina - Educação Antirracista em Praia Grande
Palestrante - Brunna Amício
Horário - das 9 às 10 horas
Oficina - Desenvolvendo o Pertencimento por Meio das Memórias
Palestrante - Cleber Bezerra
Horário - das 11 às 12 horas
Oficina - Saguairu. Cultura Indígena, Aventura e Autoconhecimento
Palestrante - Juliano Lourenço Ferreira
Horário - das 13h30 às 14h30
Oficina - Leitura Para o Pensamento Crítico, Por Meio dos Gêneros Textuais: Oficinas e Jogos
Palestrante - Virna Gomes Meira
Horário - das 15h30 às 16h30
Sexta-feira (7)
Palácio das Artes
Palestra - Transformação Pelo Afeto: Que Ninguém Seja Invisível ao Seu Lado
Palestrante - Fabrício Carpinejar
Horários - das 9 horas às 10h30
Palestra - Estratégias Para Enfrentar um Mundo em Ebulição
Palestrante - Leandro Karnal
Horários - das 15 horas às 16h30
Auditório Jornalista Roberto Marinho
Oficina - Paz na Escola - Construindo Harmonia e Respeito
Palestrante - Coletivo da EM Profª Maria Clotilde Comitre Lopes Rigo
Horário - das 9 às 10 horas
Oficina - Educação Antirracista em Praia Grande
Palestrante - Brunna Amício
Horário - das 11 às 12 horas
Oficina - Desenvolvendo o Pertencimento por Meio das Memórias
Palestrante - Cleber Bezerra
Horário - das 13h30 às 14h30
Oficina - Explorando os Limites
Palestrante - Aline Pires
Horário - das 15h30 às 16h30
Endereços – O Palácio das Artes está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.600, no Bairro Boqueirão. O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, Mirim.
|
27/02/2025 |
 |
PG participa de debate sobre proibição do uso do celular nas escolas no A Região em Pauta |
Debater como alunos, escolas e professores se adaptam à nova Lei Federal de nº. 15.100 de 2025, que versa sobre a proibição do uso do celular dentro das unidades de ensino. Este foi o objetivo do primeiro encontro do projeto A Região em Pauta, organizado pelo Grupo A Tribuna. O responsável pela EM Profª Isabel Figueroa Bréfere, situada no Bairro Aviação, Carlos Leonardo Borges da Silva, foi o representante praia-grandense nas rodas de conversas.
Silva participou do primeiro dos dois painéis realizados durante o encontro que ocorreu na segunda-feira (24), no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. O praia-grandense teve a companhia da chefe da Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação de Santos, Joana Costal, e os estudantes Alice Maria de Oliveira dos Santos, Pedro Henrique de Lima Silva e Larissa Rodrigues, todos do Ensino Médio de São Vicente. Também estiveram presentes as estudantes Laís Letícia Lima Silva, Nicoly Marshall de Jesus e Mkaellye Gama Santos, do Ensino Fundamental de Santos.
Praia Grande segue o que determina a legislação federal. O uso de aparelhos eletrônicos é proibido nas salas de aula, recreio e demais intervalos escolares. Os equipamentos só podem ser utilizados para fins pedagógicos, de saúde, acessibilidade e inclusão de alunos. Desta forma, os estudantes que levam o celular para a unidade de ensino precisam desligá-lo e guardá-lo dentro da mochila. "Trata-se de uma fase de adaptação. A lei vem para orientar os alunos e proibir os excessos", destacou o responsável pela EM Isabel Figueroa.
Entre os pontos debatidos durante o painel, o protagonismo do celular durante o período de pandemia foi ressaltado. Por quase dois anos, alunos e professores garantiram a continuidade no processo de ensino-aprendizagem de forma remota por meio deste dispositivo móvel. Com a retomada das aulas presenciais, este equipamento também passou a fazer parte da rotina das unidades de ensino.
Apesar deste protagonismo, outros dispositivos podem exercer essa função pedagógica. Em Praia Grande, por exemplo, as unidades de ensino contam com tablets e Chromebooks para serem utilizados em sala de aula com a orientação dos professores, bem como com lousas digitais e redes Wi-Fi. "A tecnologia continua sendo uma ferramenta necessária para o aprendizado. Nas escolas municipais existem ferramentas mais específicas para esse objetivo", completou Silva.
Processo - A Seduc adota medidas pedagógicas necessárias para conscientizar os alunos sobre o respeito à nova legislação. As escolas colocaram cartazes em pontos estratégicos com o objetivo de orientar estudantes e responsáveis legais. Os professores também foram instruídos a conversarem sobre a temática em sala de aula. Nas redes sociais, a Administração Municipal já fez divulgações com a finalidade de informar os munícipes da Cidade.
A proibição do uso do celular traz benefícios para o processo de aprendizado dos alunos, entre eles, reduz a distração em sala de aula e a concorrência com atividades pedagógicas. Outro ponto está no combate ao uso indevido de dispositivos nas escolas, diminuindo a exposição a conteúdos inadequados. Além disso, essas medidas incentivam o desenvolvimento de interações interpessoais mais saudáveis entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo.
Os professores já sabem como proceder em caso de o estudante não atender à orientação. Na primeira vez, o docente chamará a atenção do mesmo e pedirá para que o aparelho seja colocado novamente dentro da mochila. Em caso de reincidência, o aluno será encaminhado para a direção, que reter o aparelho celular e só entregará o dispositivo móvel nas mãos dos pais ou responsáveis. Em último caso, se a reincidência for constante e a orientação ao aluno e pais/responsáveis não tiver surtido o efeito devido, a direção acionará o Conselho Tutelar.
|
27/02/2025 |
 |
Seduc inicia distribuição de kits de uniforme escolar para cerca de 46 mil alunos |
A Prefeitura de Praia Grande iniciou, nesta segunda-feira (24), a distribuição dos kits de uniforme escolar para alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa beneficia cerca de 46 mil estudantes com peças de roupas de acordo com o segmento em que estão matriculados. Cada unidade se organiza da melhor forma para realizar a entrega até sexta-feira (28). Aproximadamente 250 mil itens entre camisetas, bermudas e agasalhos serão concedidos.
Com a distribuição dos kits, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), visa padronizar as vestimentas dos alunos, facilitando a identificação das crianças, jovens e adultos. Isso colabora na segurança dos estudantes dentro e fora das unidades de ensino. Além dessa questão, a entrega das vestimentas auxilia também como suporte financeiro para os pais e responsáveis que não precisam investir na aquisição dos uniformes escolares.
Os kits de uniformes escolares para alunos de Infantil I e II, da Educação Especial e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental são compostos por duas camisetas meia manga e uma regata, bermuda para meninos e shorts/saia para meninas, além de um agasalho formado por jaqueta e calça. Já os estudantes do 6º ao 9º ano ganham duas camisetas meia manga, uma regata e uma blusa de moletom. Os atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganham duas camisetas meia manga e uma regata.
Processo – A próxima fase será a entrega dos kits de material escolar. Devido a não ter previsão orçamentária pela gestão anterior, a aquisição dos kits de material escolar ocorre em segundo momento. No início deste ano, ao assumir o Executivo, o prefeito, Alberto Mourão, fez a realocação de verbas para a Secretaria de Educação, para que inicie o processo de aquisição dos materiais.
Para minimizar o impacto aos alunos e familiares, em primeiro momento, a pasta faz a aquisição de Itens de Material Escolar. Neste caso, cada aluno receberá 1 caderno comum, 1 caderno de desenho, 1 régua, 2 lápis, 2 canetas (sendo uma preta e uma azul), 1 apontador e 1 borracha. Além dos itens individuais, as escolas receberão caixas de lápis de cor para uso coletivo em sala de aula.
|
24/02/2025 |
 |
Professores das escolas de Complementação Educacional participam de formação |
A Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional realiza uma série de capacitações com os professores que atuam nas 13 escolas de Complementação Educacional. Nesta quarta-feira (19), foi a vez de 30 docentes do pilar de Educação para Valores participarem dos encontros. As reuniões aconteceram na sala de reunião da Secretaria de Educação (Seduc), situada no Bairro Mirim.
As reuniões têm como objetivo principal explicar aos professores como funcionam as escolas de tempo integral para os novos professores que começaram a trabalhar nas unidades de Complementação Educacional. Do total de 110 docentes, 70 ingressaram este ano. Durante o encontro, os participantes traçaram metas a serem alcançadas pelo pilar até o final do ano.
Essa foi a terceira turma que participou das reuniões ministradas pelo assistente técnico pedagógico (ATP), Gilberto Dantas da Silva, e pelo responsável pelo suporte técnico da Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques. "Fundamental capacitar os docentes para que tenham repertório e conhecimento sobre as metodologias aplicadas neste segmento educacional", enfatizou Marques.
Recém-criada, a Subsecretaria de Esportes e Complementação Educacional está sob o comando de José Carlos de Souza, que atuou na Administração Municipal como secretário das pastas de Esporte e Lazer (Seel) e Assistência Social (Seas). "Aproveitamos para compartilhar com os docentes qual a ideia que ele traz para nós e os planos de ações que deseja executar no próximo ano", completou Silva.
Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com o objetivo de dar um suporte às famílias, atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilham espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.
Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beach soccer, ginástica artística e esportes náuticos.
Com as novas unidades atendendo também no contraturno, a Secretaria de Educação passa a contar com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.
|
24/02/2025 |
 |
Conselho de Alimentação Escolar realiza primeira reunião do ano |
Os membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) se reúnem nesta quarta-feira (19), a partir das 14 horas. A reunião ordinária será a primeira, de dois encontros, com o objetivo de realizar a prestação de contas. Ambos os encontros serão realizados na sala de reunião, localizada na sede da Secretaria de Educação (Seduc), no Bairro Mirim.
A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os munícipes de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.
|
24/02/2025 |
 |
Prefeitura estuda ações para evitar que questões de saúde atrapalhem estudos de alunos |
Dificuldades para enxergar, baixa audição ou problemas na fala estão entre fatores que podem atrapalhar o aprendizado dos alunos. Com o objetivo de minimizar o impacto no processo educacional, as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap) iniciam conversas para desenvolver ações em conjunto. Uma delas será a retomada do programa De Olho no Futuro, realizado nos anos de 2018 e 2019, que atendeu mais de 12 mil estudantes com idade de 4 a 7 anos.
Os cuidados com a saúde dos alunos foram pedidos do prefeito, Alberto Mourão. Na cerimônia de posse da secretária de Educação, Patrícia Almeida, o chefe do Executivo entregou à titular da pasta municipal Ordens de Serviço (OSs) que versam justamente sobre a acuidade visual, auditiva e de fala. Além de atrapalhar o aprendizado, tais questões interferem ainda no relacionamento social entre as crianças.
Na reunião, a titular da pasta da Educação e o secretário de Saúde, José Isaías, acompanhados de representantes das duas secretarias, começaram a ajustar detalhes de como ocorrerá a triagem dos alunos. “Nosso objetivo é auxiliar as famílias a cuidar dos alunos, com o objetivo de evitar que tais dificuldades atrapalhem o desempenho das nossas crianças em sala de aula", destacou Patrícia Almeida.
Retomada - Das iniciativas em estudo, o cuidado com a acuidade visual dos alunos já foi realizado na rede municipal de ensino. Nos anos de 2018 e 2019, a Prefeitura de Praia Grande colocou em prática o programa De Olho no Futuro. A iniciativa visava identificar possíveis alterações visuais apresentadas e, assim, evitar que o problema cause um baixo rendimento acadêmico. Ao todo, 12.406 estudantes receberam atendimento na ocasião.
O programa atendeu alunos com idade de 4 a 7 anos, matriculados em turmas de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Do total de crianças examinadas, 8.129 eram oriundas de turmas do Infantil I e II e 4.277 estavam matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental. O mutirão realizado beneficiou 211 crianças com a entrega de óculos de grau, na ocasião doados pelo Centro Cultural Dalton Pinheiro Pedroso.
|
24/02/2025 |
 |
PG faz adaptações nas Normas de Convivências de escolas municipais |
Para o início do ano letivo, a Prefeitura de Praia Grande fez adaptações nas Normas de Convivência. O documento serve como diretriz ao atendimento oferecido nas escolas municipais. Entre as adequações estabelecidas, uma das principais foi o horário de atendimento oferecido nas creches, seja em período integral ou semi-integral. O ajuste tem como objetivo principal estimular o convívio familiar, questão fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Para garantir que as famílias estejam cientes das adaptações necessárias, os gestores das escolas municipais realizam ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira (10 a 14), reuniões com todas as turmas atendidas. Desta forma, a Secretaria de Educação reforça que todas as novas diretrizes inseridas nas Normas de Convivência estão sendo comunicadas oficialmente aos pais e responsáveis.
Assim como já ocorria nos anos anteriores, o horário de entrada das crianças atendidas em período integral continua o mesmo. Pela manhã, as escolas começam a recepcionar os alunos às 7 horas, com tolerância até às 7h30. A saída, porém, foi alterada e os portões ficam abertos das 16h30 às 17 horas. A pasta municipal destaca que os responsáveis que não puderem se ajustar a esse horário devem procurar a direção da escola, que analisará cada situação individualmente.
A adequação também se aplica aos alunos matriculados em turmas de semi-integral. Os horários de entrada permanecem inalterados, das 7 às 7h30, enquanto a saída foi ajustada para às 12 horas. No período vespertino, as escolas recebem os alunos das 13 às 13h30, com a saída alterada para às 18 horas. Em todos os casos, a mudança no horário de saída tem como principal finalidade permitir que as crianças passem mais tempo em convívio familiar.
Além do fator principal, os ajustes nos horários de atendimento nas creches adequam Praia Grande a realidade das demais cidades da Baixada Santista. Mesmo com as adaptações, as unidades de ensino praia-grandense atendem os alunos pelos períodos de 10 horas (integral) e 5 horas (semi-integral). Ainda com a mudança, o Município está entre aqueles que as crianças ficam maior tempo inseridos em ambiente escolar.
Para as matriculas realizadas após fevereiro de 2025, período em que foram realizadas as alterações das Normas de Convivência, ficam vigentes os novos horários estabelecidos. “É um processo de adaptação para as escolas e também para as famílias. O que fizemos, principalmente no período integral, foi diminuir o período de tolerância. Em levantamento realizado, a Secretaria constatou que menos de 10% dos alunos matriculados permanecem entre 17 e 19 horas”, explicou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
Outro assunto abordado pela Norma de Convivência está a Lei Federal n° 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celular nas escolas públicas e privadas em todo o País. De acordo com a nova legislação federal, o uso dos dispositivos móveis é proibido nas salas de aula, recreio e demais intervalos escolares. Os equipamentos só poderão ser utilizados para fins pedagógicos, de saúde, acessibilidade e inclusão de alunos. Assim, os estudantes que levarem os celulares para a unidade de ensino deverão desliga-los e guarda-los dentro da mochila.
|
17/02/2025 |
 |
Praia Grande abre inscrições para preencher vagas remanescentes para turmas da EJA |
A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), abrirá novo período de inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados em recuperar o tempo perdido e voltar a estudar podem fazer o cadastro de segunda a sexta-feira (17 a 21). Basta procurar uma das quatro unidades que oferecem o atendimento para este segmento e se candidatar.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem estar munidos de certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de endereço, certificado de reservista (para alunos maior de 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o aluno completar 45 anos) e cópia autenticada do histórico escolar e também 2 fotos 3x4. A Seduc divulgará a resposta com o nome dos contemplados em 25 de fevereiro.
Segue abaixo quais unidades de ensino e endereço das escolas municipais que atendem turmas de Educação de Jovens e Adultos:
EM São Francisco de Assis – Rua Cornélio Procópio, 300, Bairro Boqueirão
EM Dr. Roberto Shoji – Rua Ildefonso Galeano, 100, Bairro Tupiry
EM José Padin Mouta – Rua Bororós, 150, Bairro Tupi
EM Albert Einstein – Esquina da Avenida Lasar Segall com a Rua Dom Pedro I, Bairro Samambaia.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Central de Vagas pelo telefone: 3496-2350.
|
17/02/2025 |
 |
PG realiza campanha para conscientizar alunos sobre proibição de uso de celular |
A Prefeitura de Praia Grande seguirá o que determina a Lei Federal n° 15.100/2025, publicada em 13 de janeiro deste ano, que versa sobre a proibição do uso de celular nas escolas públicas e privadas em todo o País. Desde quarta-feira (5), início do ano letivo, as 78 escolas municipais já seguem a nova legislação. Para orientar pais, alunos, professores e funcionários, a Secretaria de Educação (Seduc) realizará uma campanha de conscientização.
De acordo com a nova legislação federal, o uso de aparelhos eletrônicos é proibido nas salas de aula, recreio e demais intervalos escolares. Os equipamentos só podem ser utilizados para fins pedagógicos, de saúde, acessibilidade e inclusão de alunos. Desta forma, os estudantes que levarem o celular para a unidade de ensino precisará desligar o mesmo e guardá-lo dentro da mochila.
A Seduc adotará medidas pedagógicas necessárias para conscientizar os alunos sobre o respeito a nova legislação. As escolas colocarão cartazes em pontos estratégicos com objetivo de orientar estudantes e responsáveis legais. Os professores também serão instruídos para conversarem sobre a temática em sala de aula. Nas redes sociais, a Administração Municipal já faz divulgações com a finalidade de informar os munícipes da Cidade.
A proibição do uso do celular trará benefícios para o processo de aprendizado dos alunos, entre eles reduzirá a distração em sala de aula e a concorrência com atividades pedagógicas. Outro ponto está no combate ao uso indevido de dispositivos nas escolas diminuição a exposição a conteúdos inadequados. Além disso, essas medidas incentivam o desenvolvimento de interações interpessoais mais saudáveis entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo.
Os professores já sabem como proceder em caso de o estudante não atender a orientação. Na primeira vez, o docente chamará a atenção do mesmo e pedirá para que o aparelho seja colocado novamente dentro da mochila. Em caso de reincidência, o aluno será encaminhado para a direção, que reterá o aparelho celular e só entregará o dispositivo móvel nas mãos dos pais ou responsáveis.
Em último caso, se a reincidência for constante e a orientação ao aluno e pais/responsáveis não tenham surtido o efeito devido, a direção acionará o Conselho Tutelar. “Seguiremos a nova determinação de forma tranquila. Buscaremos orientar alunos e os pais sobre os impactos que o uso do celular pode ocasionar na vida deles. Inclusive adotaremos as medidas necessárias na prevenção do sofrimento psíquico com o apoio dos psicólogos escolares”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
|
07/02/2025 |
 |
Volta às Aulas: acolhimento marca início do ano letivo das escolas municipais |
Personagens vivos, circuitos de atividades, muita música e alegria. Assim foi a receptividade dos alunos organizadas pelas escolas municipais nesta quarta-feira (5). As atividades propostas marcaram o início do ano letivo para os cerca de 56 mil estudantes nas 78 unidades de ensino. A equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc) visitou os prédios educacionais para acompanhar de perto e dar as boas-vindas.
Cada unidade de ensino organizou a sua própria programação para acolher os alunos, assim como, pais ou responsáveis, tornando desta forma o primeiro dia de aula mais leve. “Essa foi uma orientação da Secretaria de Educação. Depois de ficar um período em casa com os pais, eles retornam hoje para as unidades de ensino. E, principalmente os pequenos, podem sentir pelo fato de ficarem longe de casa. Então solicitamos que todas realizassem algo agradável”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
E foi o que fez, por exemplo, a equipe técnica da EM Pablo Trevisan Perutich, situada no Bairro Anhanguera. A escola estava toda decorada com a temática de floresta nomeada Brasil Tropical Pablo. Além do aspecto cênico que encantava, ao entrar na unidade de ensino os alunos eram convidados a participarem de um circuito de atividades por onde os pequenos tinha de percorrer para depois irem para as salas de aulas.
Outras unidades de ensino promoveram atividades diferenciadas. A EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, contou com a parceria do grupo de teatro Cinetrando que ficou responsável em dar as boas-vindas aos estudantes já no portão de entrada. Os atores interagiam com os alunos nos corredores e depois percorreram a escola, passando sala por sala conversando com as turmas.
Na EM João Baptista Resine Alves, também no Bairro Esmeralda, funcionários da unidade de ensino se fantasiaram de Sonic e Chase (um dos personagens principais do desenho Patrulha Canina). Eles recepcionaram os pequenos na entrada da unidade de ensino e depois visitaram as salas. Na EM Profº Fued Temer, no Guilhermina, os estudantes entraram ao som de músicas infantis que preenchiam os corredores.
Mais – Além do acolhimento de alunos, as escolas municipais terão algumas novidades. Uma delas, será de se adequarem à nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Pais, professores e estudantes receberão orientações sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica no aprendizado.
Além da proibição do uso de celulares uma nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano. No dia da posse, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Educação já estudam ações e iniciativas que possam fazer parte do projeto anti bullying. “O documento está sendo elaborado. Queremos apresentá-lo para os professores para que opinem também quais medidas podemos adotar. Uma das propostas é a realização de gincanas, como se fossem interclasses, onde as turmas terão pontuação. A ideia será de envolver os pais também para que façam parte deste combate que precisa ser diário”, afirmou Patrícia Almeida.
|
07/02/2025 |
 |
Escolas municipais promovem ações de acolhimento aos professores |
Faltam apenas dois dias para o início do ano letivo. Aos poucos, as escolas municipais começam a ganhar cada vez mais vida com o retorno da rotina educacional. Aos poucos os protagonistas voltam a ocupar as suas posições. Nesta segunda-feira (3), foi a vez dos cerca de 2 mil professores que atuam na rede municipal retornarem às atividades nas 78 escolas de Praia Grande. As unidades de ensino promoveram uma programação diferenciada para recepcionar estes profissionais.
Os professores retornaram às escolas de acordo com o período que lecionam. Uma vez na unidade foram recepcionados por diretores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Cada equipe técnica ficou responsável em promover uma ação diferenciada para acolher os docentes. Foi o que fez a EM Maria dos Remédios Carmona Milan, no Bairro Melvi.
Na unidade, a assistente técnico pedagógico (ATP), Caroline da Silva Neves Tarcha, foi uma das responsáveis em acolher os professores. Em um primeiro momento, a equipe técnica da escola preparou um coffee break de boas-vindas aos docentes. Na sequência, os profissionais foram convidados a participarem de duas dinâmicas com a finalidade de fortalecer os vínculos.
As primeiras orientações também fizeram parte da reunião de acolhimento. A equipe técnica da unidade passou as diretrizes encaminhadas pela Secretaria de Educação para as escolas municipais. Um dos assuntos abordados foi a necessidade de antecipar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Até ano passado, o PPP era preparado apenas no segundo semestre. A partir de 2025, o documento será realizado já no início das aulas com a finalidade de envolver toda a comunidade escolar.
Outro assunto abordado com os professores foi sobre a nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Os docentes receberam a orientação sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica o aprendizado.
A proibição do uso de celulares vem ao encontro de nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano seguindo determinação do prefeito, Alberto Mourão. No dia da posse, o chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
|
04/02/2025 |
 |
Seduc passa diretrizes para diretores e assistentes de direção em reunião |
As equipes técnicas das escolas municipais têm participado de reuniões na Secretaria de Educação (Seduc) ao longo desta semana. Os encontros têm como objetivo alinhar as ações e passar as diretrizes necessárias para o início do ano letivo marcado para o dia 5 de fevereiro. Nesta quinta-feira (30), a Subsecretaria de Gestão Pedagógica conversou com diretores e assistentes de direção.
Os encontros ocorreram nas salas de capacitação da Secretaria de Educação (Seduc). Diretores e assistentes de direção foram divididos, sendo que na parte da manhã, participaram os integrantes das equipes técnicas das escolas de Educação Infantil, enquanto a tarde foi a vez daqueles que atuam nas unidades de Ensino Fundamental. As supervisoras também estiveram presentes nas duas reuniões.
Subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, ficou responsável em coordenar as duas reuniões. Durante os encontros, ela explicou sobre novas diretrizes para o início do ano letivo. Entre elas, está a Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula.
Outro assunto abordado foi a necessidade de começar a organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) logo no início do ano letivo. O objetivo é realizar a elaboração deste documento de forma mais democrática, envolvendo toda a comunidade escolar. A remodelação do Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) Online também fez parte da pauta de reunião com diretores e assistentes de direção.
O início do ano letivo ocorre na quarta-feira (5). Nesta data, cerca de 56 mil alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam ao processo de ensino e aprendizagem. Para atender a essa demanda, a rede municipal de ensino conta com 78 escolas.
|
04/02/2025 |
 |
Volta às aulas: ano letivo para cerca de 56 mil alunos começa na quarta-feira (5) |
A Prefeitura de Praia Grande se prepara para o início do ano letivo nas 78 escolas municipais. A partir de quarta-feira (5), cerca de 56 mil alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam à rotina de ensino aprendizagem. O Município tem a maior rede de ensino, no que diz respeito à quantidade de estudantes atendidos, entre as nove cidades da Baixada Santista.
Para recepcionar da melhor forma estudantes, funcionários e professores, a Secretaria de Educação (Seduc) prepara uma série de ações e novidades. As equipes técnicas das 78 escolas municipais foram orientadas a promoverem uma programação diferenciada para recepcionar os docentes, na segunda-feira (3). O mesmo se estende para receber os alunos na quarta-feira (5), quando as unidades de ensino devem realizar ações especiais de boas-vindas, levando em consideração o perfil das turmas e segmentos atendidos.
Além do acolhimento de alunos e professores, as escolas municipais terão de se adequar à nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Pais, professores e estudantes receberão orientações sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica no aprendizado.
A proibição do uso de celulares vem ao encontro de nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano seguindo determinação do prefeito, Alberto Mourão. No dia da posse, o chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Educação já estudam ações e iniciativas que possam fazer parte do projeto anti bullying. “O documento está sendo elaborado. Queremos apresentá-lo para os professores para que opinem também quais medidas podemos adotar. Uma das propostas é a realização de gincanas, como se fossem interclasses, onde as turmas terão pontuação. A ideia será de envolver os pais também para que façam parte deste combate que precisa ser diário”, afirmou Patrícia Almeida.
Tem mais – As primeiras semanas servirão também para organizar ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Em 2025, uma novidade diz respeito à construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) no início das aulas. “O PPP precisa ter a participação da comunidade escolar. Pais, alunos, professores e funcionários devem estar envolvidos nas iniciativas que precisam ocorrer até dezembro. Por isso, resolvemos por essa antecipação”, destacou a secretária.
As primeiras semanas de aula marcam também a realização das sondagens junto aos alunos. Desta forma, os professores conseguem diagnosticar o nível de ensino de cada estudante com o objetivo de, posteriormente, preparar as aulas de acordo com a necessidade da turma. O início do programa de incentivo à leitura PG Lê. E Você? no começo do ano será uma outra novidade para 2025. Nesta edição, não haverá o ranqueamento de projetos em evento final. Os docentes farão apresentações para a comunidade durante o ano letivo.
Outra proposta para este ano está na ampliação das ações relativas coleta de lacres de latinhas e tampas de garrafas pet pelas escolas municipais. A cada ano, o número de doações destes materiais para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande tem aumentado. “Nossa ideia é que neste ano, as 78 unidades de ensino promovam atividades e mobilizem pais, alunos e professores para arrecadar estes itens e tornar uma iniciativa realizada em rede”, completou a titular da pasta da Educação.
|
31/01/2025 |
 |
Seduc acolhe equipes técnicas das escolas municipais para início do ano letivo |
A Secretaria de Educação (Seduc) se prepara para a volta às aulas. No dia 5 de fevereiro (quarta-feira), a pasta municipal dará início ao no letivo de 2025 com o retorno de cerca de 56 mil alunos. Como parte do processo de organização, a Seduc promoveu nesta segunda-feira (27), a reunião de acolhimento para recepcionar equipes gestoras das 78 escolas municipais. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Participaram da reunião os diretores, supervisores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Essa foi a primeira reunião da nova gestão da Secretaria de Educação com as equipes técnicas das escolas municipais. A reunião teve como objetivo principal recepcionar os profissionais de forma descontraída e passar as primeiras orientações para essa retomada das aulas.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, começou a reunião apresentando os integrantes que compõem os diferentes setores do prédio administrativo. A partir de 2025, a pasta municipal passa a contar com quatro subsecretarias. Além das já existentes de Administração e de Gestão Pedagógica, a Seduc passa a contar com as de Planejamento de Expansão da Rede Escolar e de Esportes e Complementação Educacional.
Durante a conversa, a titular da pasta municipal também passou as primeiras orientações para as equipes técnicas das escolas municipais, tendo como objetivo prepará-las para o início do ano letivo. Uma das diretrizes transmitidas foi para que todas as unidades de ensino organizassem programação especial de acolhimento para recepcionar os alunos, sempre levando em consideração o perfil do segmento de ensino que atendem.
Outro ponto abordado diz respeito à nova Lei Federal n°. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares nas escolas de todo o País. Praia Grande atenderá ao que determina a legislação, orientando pais, alunos, professores e funcionários. A partir do primeiro dia letivo, não será permitida a entrada dos aparelhos nas unidades de ensino. Patrícia Almeida também comentou sobre como ficará a organização das equipes técnicas a partir deste ano.
A secretária de Educação comentou que conversou com o prefeito Alberto Mourão sobre realização da reunião de acolhimento da equipe técnica das escolas municipais. “Aproveito para repassar a mensagem dele de boas-vindas a todos vocês. E reforço agradecendo a cada um que continua à frente das escolas municipais da nossa Cidade. Quem está aqui sabe que pode fazer a diferença na sociedade por meio da Educação”, enfatizou.
Emocional – A reunião contou com outros dois momentos especiais para as equipes técnicas das escolas municipais. O musicista Davi Viola fez uma participação abrindo o encontro de acolhimento. O jovem que já foi aluno da rede municipal de ensino encantou o público ao cantar canções como Anunciação e Morena Tropicana, de Alceu Valença; Um Certo Alguém, de Lulu Santos; e Só Hoje, da banda Jota Quest.
Os presentes foram agraciados ainda com uma palestra ministrada pelo neurocientista, Ari Brito. Durante o bate-papo, ele buscou despertar nos integrantes das equipes técnicas das escolas municipais qual o propósito de cada um como educador para este novo ano letivo que se inicia. “A qualidade de vida, o futuro socioeconômico da Cidade passa diretamente pelas mãos de vocês. É a educação que garante traços da demografia que faz a diferença na evolução da sociedade. E os educadores têm papel fundamental neste processo”, afirmou o palestrante.
|
31/01/2025 |
 |
Creches polos dão suporte às famílias durante férias de janeiro |
Janeiro é mês de férias escolares. Neste período, o volume de turistas em Praia Grande aumenta, o que gera mais empregos para os moradores da Cidade. Para dar o suporte às famílias dos pais ou responsáveis neste período, a Administração Municipal oferece o serviço das creches polos. Em 2025, cerca de 2 mil alunos de turmas do berçário I ao Infantil II devem frequentar as unidades de ensino neste início de ano.
Ao todo 18 escolas funcionam neste período como creche polo. Seis delas atendem a própria demanda de aluno em que pais/responsáveis apontaram a necessidade de utilizar o serviço em janeiro. Outras 12 recebem os estudantes matriculados em duas ou três unidades de ensino. “Como a demanda é menor, direcionamos os estudantes das escolas do bairro para uma única unidade”, explicou a diretora da Coordenadoria de Educação Infantil, Adriana Amábile do Nascimento Teixeira.
A oferta deste serviço tem como objetivo principal dar um suporte às famílias durante o período de férias e temporada. O volume de visitantes cresce consideravelmente, chegando a picos de 1,5 milhão de pessoas datas como Ano Novo e Carnaval. “Nesta época do ano, alguns pais ou responsáveis precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. A creche polo dá esse suporte e segurança para que possam se dedicar ao seu emprego com tranquilidade”, completou Adriana Teixeira.
O sistema de creche polo continua ao longo do mês de janeiro. A partir de 3 de fevereiro, os alunos voltam a frequentar a unidade de ensino onde estão matriculados. Segundo dados de dezembro de 2024, as 35 escolas voltadas para a Educação Infantil atenderam 17.480 crianças com idades de 4 meses a 5 anos. Do total, 8976 são alunos das turmas de Creche, os demais 8504 são estudantes do Infantil I e II.
|
31/01/2025 |
 |
Servidora de Carreira, Patricia Dias será secretária de educação a partir de 2025 |
A servidora de carreira Patricia Conceição Almeida Dias será a Secretária de Educação da Prefeitura de Praia Grande a partir de janeiro de 2025. Pedagoga com 31 anos de experiência na rede municipal de ensino de Praia Grande, Patricia ingressou na docência em 1993 como professora do Município.
Efetivou-se na rede em 1996, como professora de Educação Infantil e de Educação Física. De 2001 a 2003, atuou como Assistente Técnico Pedagógico de Educação Inclusiva e em 2004 e 2005 como Assistente Técnico Pedagógico de Ensino Fundamental I, II e EJA. De 2006 a 2013, foi Diretora da Escola Municipal Oswaldo Justo e de 2015 a 2017 foi também Diretora da Escola Municipal Maria dos Remédios Carmona Milan. De 2018 a 2023 exerceu a função de Supervisora de Unidade Escolar, tendo assumido a Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação em janeiro de 2024, função que ocupa até hoje.
Patrícia é casada e mãe de uma filha. A nova secretária cursou Magistério com habilitação para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Martim Afonso; e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Depois, Bacharelado em Direito com registro na OAB/SP pela UNIMES e Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Gestão e Supervisão Escolar pela UNESP. Também é Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Educação São Luís.
A nova secretária explicou que recebeu com grande honra, emoção e responsabilidade o convite para ser a secretária de educação de Praia Grande. “Assumo esse desafio com compromisso e dedicação, ciente da importância da educação para o futuro de nossas crianças, jovens e adultos. A cidade poderá contar com um trabalho ético, para continuarmos a oferecer uma educação de qualidade, com foco na inclusão, no desenvolvimento e na transformação social. Estarei sempre aberta ao diálogo e a colaboração, buscando soluções que atendam às necessidades da nossa comunidade escolar. Juntos avançaremos para um futuro ainda melhor para a nossa cidade”.
Alberto Mourão explica que sempre viu a educação como a base da sociedade e com o crescimento vertiginoso da Cidade os desafios são cada vez maiores e serão superados. “Somos uma Cidade que cresce cerca de 10 mil novos moradores por ano e isto demanda planejamento e investimento na oferta de serviços públicos. Sempre prezei por uma educação de qualidade, com infraestrutura, tecnologia e profissionais qualificados. O homem é fruto do seu meio e trabalhamos por uma educação de qualidade nas escolas e creches municipais. Destaco ainda o fortalecimento do trabalho junto aos alunos com deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista) que terão uma atenção ainda maior”, concluiu.
|
02/01/2025 |