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Prefeitura entrega certificado a alunos medalhistas de competições acadêmicas |
Orgulho define! Esse sentimento toma conta dos gestores da Secretaria de Educação ao se depararem com o desempenho dos alunos em competições acadêmicas. Para reconhecer a dedicação e desempenho dos estudantes, a pasta municipal realizou evento para entrega de certificados aos meninos e meninas que se destacaram ao longo do ano. A solenidade ocorreu na segunda-feira (2), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Na edição deste ano, a Secretaria de Educação cerca de 250 alunos foram premiados com certificados pelo desempenho em diferentes competições acadêmicas. Os estudantes se destacaram em concursos como olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); Brasileira do Oceano; do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef); Nacional de Eficiência Energética (ONEE) e Nacional em História do Brasil (ONHB). Além dos destaques na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e no Câmera Educação.
Os alunos foram chamados ao palco por escola de acordo com a competição em que se destacaram. Eles receberam os certificados das mãos da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia; da subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira; do diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista; da chefe da Seção de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Maria do Socorro Cardoso Marques; e da chefe da Seção de Ensino Fundamental – Anos Finais, Marcela Dias Pereira Costa.
O diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental fez questão de enaltecer a importância da participação dos alunos nas competições acadêmicas. “Nós temos algumas olimpíadas que são tradicionais na nossa rede. Porém, professores e gestores escolares estão ampliando e diversificando a participação em novas competições. E isso é fantástico! E neste evento, viemos justamente ressaltar e valorizar o feito de cada um de nossos alunos que foram além e se destacaram”, parabenizou.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, ficou emocionada ao se deparar com o empenho e dedicação dos estudantes, professores e equipes gestoras que fizeram a diferença e elevaram o nome de Praia Grande nas competições que participaram. “É uma honra para mim estar à frente da Seduc. Hoje vocês estão aqui dizendo que não apenas voltaram para a sala de aula após o lockdown, mas demonstrando de forma prática que fazem a diferença por onde passam”.
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05/12/2024 |
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Prefeitura envia à Câmara projeto de lei para criação de cargos para gestores escolares |
A Prefeitura de Praia Grande encaminhou para a Câmara de Vereadores de Praia Grande, o Projeto de Lei Complementar que prevê a criação dos cargos que compõem as equipes gestoras das escolas municipais. O documento altera a Lei Complementar nº 845, de 1º de abril de 2020, que dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério e dos Educadores de Desenvolvimento Infanto-Juvenil. A votação deve ocorrer nos próximos dias.
Caso seja aprovado, o Projeto de Lei Complementar visa a criação dos cargos de diretor, supervisor, assistente de direção, pedagogo comunitário e coordenador pedagógico para atuarem nas escolas municipais. O documento visa a atender a determinação judicial que tratam sobre a forma de ingresso nas funções de especialistas em Educação.
O projeto de lei encaminhado para apreciação prevê critérios de escolaridade e tempo de experiência, assim como a remuneração fixada, tem o intuito de manter a qualidade na prestação do serviço na rede municipal de ensino. Desta forma, as alterações necessárias não causarão qualquer impacto na rotina administrativa e educacional já constituídas nas escolas municipais.
A sessão da Câmara dos Vereadores será realizada nos próximos dias. Caso o projeto seja aprovado pelo poder legislativo, o documento retornará para sansão da prefeita, Raquel Chini.
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05/12/2024 |
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Seduc apresenta projeto de Lei sobre o novo concurso de gestores |
Representantes da Secretaria de Educação (Seduc) se reuniram na última sexta-feira (29) com membros do Sindicato dos Servidores Públicos e com a Comissão da Educação dos Vereadores para discutir o projeto de Lei sobre o novo concurso de gestores na área da educação: assistente de direção, diretor de escola, coordenador pedagógico, pedagogo comunitário e supervisor. O projeto de Lei foi feito em conjunto pela Seduc, Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Administração (Sead) e Procuradoria Geral do Município. Se aprovada, a Lei irá reestruturar a carreira de magistério na Cidade.
Atualmente, existe um processo seletivo interno, mas por função gratificada. Após a aprovação da Lei, será realizado um concurso visando a progressão funcional dos servidores, que será de concorrência restrita aos professores da Rede Municipal de Ensino. A prova será aplicada por uma empresa contratada pela Administração Pública deixando de ser uma função gratificada e passando a ser um cargo titular.
Para participar do novo concurso, é necessário já ser professor da rede municipal e ter o tempo de experiência exigido para cada cargo, além de preencher outros requisitos como pós-graduação em áreas necessárias para o exercício da função. Uma das vantagens do certame é que os aprovados poderão se aposentar com o salário do novo cargo.
Durante a reunião, os representantes do Sindicato e a Comissão de Vereadores puderam opinar, sugerir mudanças e tirar dúvidas sobre o texto elaborado pela Prefeitura. O projeto segue em discussão e avaliação e deve ser enviado para a Câmara em breve.
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05/12/2024 |
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EM Dorivaldo Loria doa quase 1 tonelada de lacres e tampinhas ao FSS |
A EM Dorivaldo Francisco Loria, situada no Bairro Sítio do Campo, deu exemplo de cidadania e solidariedade. Ao longo do ano, a unidade de ensino promoveu uma série de ações e mobilizou alunos, pais ou responsáveis, professores e funcionários com intuito de juntar lacres de latinhas e tampas de garrafas pet. O sucesso foi tanto que, nesta terça-feira (26), a escola fez a doação de 864 quilos dos materiais ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.
A solenidade que marcou a doação dos itens arrecadados ocorreu na própria unidade de ensino. A secretária de Assistência Social, Gisele Domingues, compareceu ao evento representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. Na ocasião, a Secretaria de Educação (Seduc) foi representada pela subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.
Os lacres e tampinhas foram coletados por meio do projeto Eco Escola desenvolvido com as turmas do BI ao 2º ano do Ensino Fundamental ao longo de 2024. Para mobilizar a comunidade escolar, a unidade de ensino aproveitou datas comemorativas como os dias do Meio Ambiente e da Árvore, celebrados em 5 de junho e 21 de setembro, respectivamente. A conscientização no entorno da EM Dorivaldo Loria, com os alunos levando mensagens aos moradores do bairro também fez parte das ações.
Outro ponto de destaque foi o mutirão de limpeza que ocorreu no entorno da escola. “Foi quando percebemos que os pequenos estavam se desenvolvendo e que tinha despertado neles o censo de responsabilidade. Neste dia, os alunos entenderam de forma prática que todo mundo pode fazer a sua parte para preservar a natureza. E tudo começa com simples ações como não descartar o lixo na rua ou em qualquer lugar”, recordou a assistente técnico pedagógico da unidade, Daniela Freire.
A pedagoga comunitária, Simone Mota Pera, destacou também as ações que foram realizadas com a presença dos pais ou responsáveis. “Na Semana da Família, fizemos oficinas sobre alimentação saudável com as nutricionistas da Seduc. Tivemos ainda a participação da funcionária que trabalha na cozinha da nossa escola que ensinou sobre o reaproveitamento alimentar. Em cada atividade mostramos que o cuidado com o meio ambiente acontece de diferentes formas”.
Surpresa com o zelo e cuidado da EM Dorivaldo Loria em toda a organização da campanha de arrecadação, a secretária de Assistência Social, Gisele Domingues, enfatizou a importância de ações como essa. “Todos os envolvidos neste movimento estão de parabéns. Chego a ficar emocionada, pois percebo o sentido e significado que cada um dá ao trabalho que realiza com os alunos e suas famílias. Ainda mais porque todo esse material será revertido em cadeiras de rodas e beneficiarão ao próximo”.
Campanha – Desde 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande realiza a campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas de garrafas pet, com o objetivo de utilizar o material para aquisição de cadeiras de rodas para a população carente. Qualquer pessoa pode participar.
Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.
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26/11/2024 |
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Câmera Educação: Beatriz de Brito vence na categoria Voto Popular |
Pódio para Praia Grande! A aluna Beatriz Muniz de Brito, da EM Profª. Maria Nilza da Silva Romão, situada no Bairro Vila Sônia, conquistou o primeiro lugar na categoria Voto Popular do projeto Câmera Educação. A jovem do 9º ano do Ensino Fundamental teve a redação nomeada “Do Verbo ao Virtual” como a mais votada. Coordenado pelo Grupo Tribuna de Comunicação, o concurso estudantil chega a 19ª edição este ano.
Para escrever a redação, a aluna Beatriz de Brito teve o apoio do professor Adilson Cruz Gomes da Silva. No texto, a jovem fez um breve resumo sobre a cronologia do surgimento dos diferentes veículos de comunicação ao longo do tempo. Ela ainda detalhou os tipos de notícias que são publicadas, fazendo um contraponto com a forma que as mesmas serão produzidas no futuro e a interferência da inteligência artificial neste processo de construir a informação.
Além da estudante da EM Maria Nilza da Silva Romão, Praia Grande concorreu com mais três alunas das escolas municipais. As demais jovens estão matriculadas nas EMs Governador Franco Montoro (Bairro Maracanã), Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos (Sítio do Campo) e Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara). Na edição deste ano, os concorrentes escreveram a redação com base no tema “Como Será a Divulgação de Notícias no Futuro?”.
A ideia de escrever sobre essa ótica surgiu como uma espécie de celebração para o grupo de comunicação. Isso porque, no dia 26 de março, o jornal A Tribuna completou 130 anos. Como homenagem, o 19º Câmera Educação resolveu propor a discussão sobre o assunto como influência para os estudantes.
Confira abaixo na íntegra a redação produzida pela aluna vencedora:
Título – Do Verbo Ao Virtual
A origem das notícias começou com a comunicação oral, quando as pessoas contavam histórias. Depois, com a escrita, informações foram registradas em papiros. A prensa de Gutenberg, no século XV, permitiu a impressão de jornais e, no século XX, o rádio e a televisão mudaram a forma de transmitir notícias. Hoje, a internet nos dá acesso instantâneo à informação.
Os tipos de notícias podem variar amplamente. Existem diversos tipos de notícias, como: notícias locais, nacionais, internacionais, investigativas, opinativas, de entretenimento, de tecnologia e de economia. Cada uma aborda um tema diferente e tem um público específico.
Existe o processo de apuração, que desempenha um papel crucial para garantir a veracidade das notícias. Os jornalistas coletam informações de várias fontes confiáveis e vão até o local para garantir a autenticidade. A ética, como imparcialidade e responsabilidade, é essencial para garantir a credibilidade das notícias. O processo de apuração é de extrema importância para evitar um fenômeno bastante recorrente: as fake news. Fake news são notícias que os cidadãos espalham em sites e redes sociais sem antes verificar as fontes para assegurar se a notícia é verdadeira ou não.
No futuro, a maneira como receberemos as notícias poderá sofrer mudanças significativas. Com o avanço da inteligência artificial, é provável que o processo de coleta e disseminação de informações se torne ainda mais automatizado. Algoritmos avançados poderão analisar grandes volumes de dados em tempo real, verificando a veracidade das informações antes de serem publicadas. Isso pode reduzir significativamente a propagação de fake news, pois as notícias falsas poderiam ser identificadas e desmentidas quase que instantaneamente.
Entretanto, a confiança do público na qualidade das notícias dependerá de como esses sistemas de inteligência artificial são programados e administrados. A transparência no funcionamento desses algoritmos será crucial para garantir que não haja manipulação ou viés nas informações divulgadas. Além disso, a educação midiática será fundamental para que as pessoas aprendam a distinguir entre fontes confiáveis e não confiáveis, fortalecendo o pensamento crítico.
A população, muitas vezes, acredita facilmente em tudo o que lê nas redes sociais e na internet em geral. Isso se deve, em parte, à velocidade com que as informações são compartilhadas e à falta de verificação adequada. Além disso, o viés de confirmação faz com que as pessoas tendam a acreditar em informações que reforçam suas próprias crenças e opiniões, independentemente da exatidão.
Para combater esse fenômeno, é essencial que a imprensa continue desempenhando seu papel de forma ética e responsável. A imprensa tradicional, apesar dos desafios que enfrenta, ainda é uma das principais fontes de informação confiável. O trabalho de apuração e verificação da reportagem precisa ser valorizado e aprimorado continuamente. Somente com um jornalismo forte e comprometido com a verdade será possível manter a população bem informada e capaz de tomar decisões conscientes.
O futuro da divulgação de notícias será fortemente influenciado pela tecnologia, especialmente pela inteligência artificial. No entanto, a eficácia dessa evolução dependerá da transparência e da ética na aplicação dessas novas tecnologias. A educação midiática e o fortalecimento do jornalismo tradicional serão fundamentais para garantir que a população continue bem informada e capaz de distinguir entre informações verdadeiras e falsas. Portanto, é crucial que todos nós, como cidadãos, valorizemos a busca pela verdade e apoiemos práticas jornalísticas responsáveis.
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26/11/2024 |
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Mostra do PG Lê! E Você? evidencia práticas de incentivo à leitura de docentes |
Enaltecer as práticas pedagógicas voltadas para o incentivo à leitura. Assim como aconteceu nos últimos dois anos com o projeto Página a Página, esse foi o objetivo da 1ª Mostra do PG Lê! E Você?. A solenidade reuniu professores e representantes das escolas municipais de cada segmento de ensino que desenvolveram trabalhos que se destacaram ao longo do ano. O evento ocorreu na sexta-feira (22), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
O projeto PG Lê! E Você? teve início este ano. A proposta foi de aplicar práticas pedagógicas de incentivo à leitura ao longo do ano, assim como ocorreu com o programa Página a Página. Apesar de os livros terem sido o carro chefe das principais iniciativas realizadas, desta vez os professores podiam escolher outros meios de comunicação como textos de jornal, revista, entre outros.
Durante a solenidade, cada professor destaque subiu ao palco para compartilhar com os presentes como desenvolveram as práticas pedagógicas. Detalharam a metodologia aplicada, explicaram quais eram os objetivos e evidenciaram os resultados alcançados. Além da troca de experiências, o evento contou ainda com apresentação de alunos das escolas municipais. Destaque para peça teatral “Um MilkShakespeare, Por Favor!”, encenada pelos estudantes da EM João Gonçalves.
Toda a organização do projeto PG Lê! e Você?, bem como a realização da 1ª Mostra, ficou a cargo da Coordenadoria de Ensino Fundamental e Médio, da Secretaria de Educação (Seduc). “Quero parabenizar o empenho e a dedicação dos professores que fizeram a diferença dentro e fora da sala de aula. Tive a oportunidade de visitar as Paradas Literárias de algumas unidades e acompanhar a apresentação de trabalhos realizados. Foi unânime o compromisso de cada um”, parabenizou o diretor e responsável pelo setor, Israel Batista.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou a apresentação das práticas pedagógicas. A titular da pasta municipal aproveitou para enaltecer a criatividade dos trabalhos compartilhados. “Agradeço a cada um de vocês por acreditarem na educação. Por ir além e fazerem a diferença com trabalhos de nos encher os olhos. São iniciativas como essas que evidenciam a qualidade do ensino oferecido nas nossas escolas”.
Além de parabenizar os professores por se destacarem, Cida Cubilia aproveitou para compartilhar com os docentes uma conquista da Secretaria de Educação. Recentemente, a pasta municipal foi condecorada com o troféu do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024, na categoria Incentivo à Leitura. A Seduc praia-grandense concorreu com o projeto Página a Página, que beneficiou mais de 47 mil alunos com distribuição de livros em uma maleta, nos anos de 2022 e 2023.
“Cada um de vocês professores que abraçaram a ideia do Página a Página e que hoje continuam a desenvolver práticas de excelência no PG Lê! E Você? foram fundamentais nesta conquista”, afirmou Cida Cubilia. “Além do troféu, nós recebemos também uma premiação no valor de 35 mil reais aproximadamente. Essa quantia veio nominal a mim, pois a pessoa que fez a inscrição colocou meu nome como referência. Esse dinheiro será doado e revertido em livros que ficarão à disposição dos professores nas escolas”.
Referência – Confira abaixo a lista de práticas pedagógicas, professores e escolas municipais que se destacaram e foram selecionados para a 1ª Mostra do PG Lê! E Você?:
Categoria – Educação Infantil
Projeto – A Vida É da Cor Que a Gente Pinta
Professor – Vanessa Cezaria de Souza Santos
Unidade de Ensino – EM Idalina da Conceição Pereira
Categoria – Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Projeto – Ubuntu
Professor – Luciana Maria da Silva
Unidade de Ensino – EM Visconde de Mauá
Categoria – Educação Especial e Inclusiva
Projeto – Extrapolando os Limites
Professoras – Aline Rodrigues Pires e Hérica do Nascimento Andrade Souza
Unidade de Ensino – EM Idalina da Conceição Pereira
Categoria – Ensino Fundamental – Anos Finais
Projeto – O Amor Não Acaba: Transforme-se!
Professores – Demetrius Goldstein, Regiane Tavares e Rosângela Abigail
Unidade de Ensino – EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos
Categoria – Complementação Educacional
Projeto – Uma Viagem no Tempo: A Leitura Como Mobilizadora para Integração de Gerações
Professores – Sérgio dos Santos Martins, Marcelo Andrade Silva, Angela Silvano de Oliveira, Camila Gomes do Nascimento e Fabiana Aurélio de Brito
Unidade de Ensino – EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos
Categoria – Educação de Jovens e Adultos
Projeto – Cultura de Paz
Professores – Brunna Amicio da Silva e Larissa Muniz Casado Fernandes
Unidade de Ensino – EM São Francisco de Assis
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26/11/2024 |
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Semana da Criança agita alunos nas escolas municipais de Praia Grande |
A programação da Semana da Criança está a todo vapor nas escolas municipais de Praia Grande. Até sexta-feira (11), as unidades de ensino desenvolvem uma programação para lá de especial com objetivo de proporcionar momentos de lazer, diversão e descontração. Entre as atrações brincadeiras, dias de cabelo maluco, festa do pijama agitam a garotada. Na EM Icaro Batista Cardoso, por exemplo, a robótica tornou o dia dos pequenos mais divertidos e diferente.
A unidade situada no Bairro Boqueirão contou com a parceria da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil para aliar a tecnologia à diversão. A empresa levou um braço mecânico que na ponta segurava uma caneta. Este equipamento era ligado em um computador de mão, onde as crianças escolhiam a imagem que gostariam. Ao receber o comando, o aparelho desenhava no papel o personagem desejado. Após isso, a diversão continuava com o aluno pintando o que tinha acabado de ganhar.
De acordo com a diretora da EM Icaro Cardoso, Jacineide de Souza Garcia, a atividade realizada nesta segunda-feira (7) marcou a abertura da Semana da Criança na unidade. “A tecnologia faz parte da rotina das crianças e a robótica foi uma forma diferente de trabalhar essa questão com eles. Pois não se trata apenas do consumo de algo por uma tela. Hoje, o equipamento proporcionou aos pequenos um momento lúdico e de lazer ao desenhar e permitir que os alunos pintassem o desenho do personagem preferido”, enalteceu.
Assim como a EM Icaro Cardoso, ao longo da semana, as escolas municipais promovem atividades das mais variadas. Cada escola criou a própria programação com o objetivo de sair da rotina. Confira abaixo algumas das ações que ocorrem até sexta-feira (11), nas demais unidades de ensino:
Quarta-feira (9)
EM Florivaldo Borges de Queiroz, Bairro Ocian
Atividade - Dia do Penteado Maluco com Desfile
Quinta-feira (10)
EM Gregório França de Siqueira, Bairro Samambaia
Atividade – Festa do Pijama e Atividades Recreativas
Sexta-feira (11)
EM Profª Maria de Lourdes Santos, Bairro Esmeralda
Atividade – Cinema na Escola, Brincadeiras e Brinquedos com Monitores.
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08/10/2024 |
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Praia Grande se consolida como referência na área da Educação |
Mais uma vez, alunos e professores demonstraram de forma prática a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino. Praia Grande se consolida entre as melhores cidades da Baixada Santista, de acordo com o resultado do IDEB 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Município alcançou a nota de 6,1 nos Anos Iniciais e 5,3 nos Anos Finais.
O desempenho positivo é resultado de uma somatória de ações promovidas ao longo dos últimos anos. As iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação (Seduc) tiveram o cuidado e a preocupação quanto ao retorno dos alunos do período pandêmico buscando diminuir a defasagem. Além de colocar o conteúdo pedagógico em dia, a pasta municipal desenvolveu diferentes ações com o objetivo da ressocialização dos estudantes no ambiente escolar.
Entre as iniciativas adotadas estiveram a implantação do Plano Trienal de Recuperação da Aprendizagem, com a flexibilização do currículo adequando as necessidades dos educandos ao longo dos últimos três anos. Implementação de reforço escolar e projetos de leitura estiveram entre as iniciativas adotadas pela Secretaria de Educação, assim como, a Ponte do Saber, que propôs a recuperação de conteúdo pedagógico.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, enalteceu o resultado alcançado pelos alunos e professores nesta edição do IDEB. "As notas reforçam que a Cidade conseguiu superar as dificuldades impostas pela pandemia. Principalmente, se avaliarmos o desempenho dos estudantes dos anos iniciais, que se manteve com a mesma nota da edição anterior. Podemos observar ainda, que Praia Grande se manteve entre as cidades com as melhores notas nas duas categorias (anos iniciais e finais)", enfatizou.
"Isso demonstra que todo o esforço e as estratégias adotadas no pós-pandemia, como o investimento em projetos de leitura e novas ferramentas tecnológicas, contribuíram para que alcançássemos nossos objetivos", continuou Cida Cubilia. "Assim como a inserção do Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem iniciado em 2022, que flexibilizou o currículo permitindo ao professor adotar as medidas necessárias para garantir que os estudantes aprendessem de forma mais eficaz".
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08/10/2024 |
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Elefante Letrado: PG passa a contar com plataforma de incentivo à leitura |
Atrelar leitura e tecnologia para o desenvolvimento dos alunos. O programa Elefante Letrado, lançado nesta terça-feira (2), pela Secretaria de Educação (Seduc) tem justamente esse objetivo. A iniciativa, realizada em parceria entre Município e Governo do Estado, foi apresentada em solenidade que ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a presença de professores e integrantes das equipes técnicas das escolas que serão beneficiadas.
A solenidade contou com a participação da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e da dirigente da Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, Joelma Aparecida Alves da Silva. Marcaram presença, além dos professores e equipes técnicas das escolas municipais, integrantes da Seduc de Praia Grande. As secretarias de Educação de Santos e Itanhaém também enviaram representantes para acompanhar o lançamento do programa Elefante Letrado em solo praia-grandense.
O evento ficou marcado pela apresentação do programa Elefante Letrado aos presentes. A professora especialista em currículo, Marica Cristina Reche Fornaziero, ficou responsável em compartilhar detalhes da plataforma que ficará disponível para os docentes da rede municipal de ensino. Em Praia Grande, a iniciativa atenderá quase 23 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e servirá como ferramenta para cerca de 1 mil professores.
A plataforma tem a característica de ser intuitiva e de fácil navegabilidade para alunos e professores. Ao acessar, os estudantes terão à disposição uma biblioteca virtual com mais de 500 livros de diferentes gêneros textuais. Conforme a criança faz a leitura de uma obra literária, o sistema grava esse processo e, com base neste áudio, avalia o nível de proficiência dela. A partir de então, passa a indicar novos livros de acordo com o grau de leitura e entendimento.
Para atrair a atenção dos alunos, os livros são interativos. A cada página que se abre os personagens e elementos cênicos da história se movimentam. Outro destaque está na possibilidade de interação entre os estudantes e o professor. Ao gravar o áudio da leitura por exemplo, o material fica disponível para o docente ouvir e acompanhar a capacidade da criança de leitura. O profissional pode inclusive enviar uma mensagem de orientação ou de parabéns pela plataforma.
Primeiras impressões – Atuante na rede municipal de ensino de Praia Grande há 25 anos, a professora Aline Farinelli Vasques, leciona atualmente na EM Vereador Valter Salerno, no Bairro Ocian. Para a docente, a Secretaria de Educação acertou em cheio ao aderir ao programa Elefante Letrado. Para a profissional, a novidade agregará bastante às propostas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula em prol do incentivo à leitura.
“O projeto será a oportunidade de, mais uma vez, trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. Inserindo o aprendizado para o âmbito do aluno”, pontuou Aline Farinelli. “Enquanto o programa era apresentado, eu já fiquei imaginando diversas coisas que serão possíveis realizar com o Elefante Letrado. Pensando na gamificação do processo, inclusive, comentando com as colegas sobre iniciativas que podemos adotar em sala de aula. Montei uma lista na cabeça de coisas que colocarei em prática com essa plataforma”.
Para a professora Érica Ramos Duarte, da EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, o programa Elefante Letrado será um avanço para trabalhar a fluência leitora dos alunos dentro e fora da sala de aula. “Estou extremamente encantada com o que foi apresentado e ansiosa para os próximos passos. Temos na unidade um espaço de leitura fantástico, mas acredito que o contato que a criança tem com o tecnológico junto com o pedagógico será fantástico”, enalteceu.
“Estou muito empolgada com essa oportunidade. Um dos pontos que chamou minha atenção diz respeito ao retorno que a plataforma trará para as crianças”, enfatizou Érica Ramos. “A possibilidade de pontuação que acaba por estimulá-los e cria uma certa disputa. Ou seja, envolver a leitura, com os pontos com os acertos do Quizz, até mesmo o álbum de figurinhas, desperta nas crianças o interesse e a curiosidade de alcançar o próximo nível, tornando-se um atrativo a mais”.
Colaboração – O Elefante Letrado faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que consiste em uma série de ações promovidas pela Secretaria Estadual de Educação que objetiva atingir a alfabetização de crianças aos sete anos de idade até 2026 em todo o estado. Ao aderir à iniciativa de incentivo à leitura, Praia Grande está entre as 365 cidades de São Paulo, que visam promover estratégias para aprimorar processo de fluência leitora dos estudantes.
Essa é a terceira iniciativa oferecida pelo Governo do Estado que Praia Grande adere na área da Educação. Desde o ano passado, o Município promove as ações alusivas ao programa Fluência Leitora que também mensura o nível de letramento dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Mais recente, outra ação abraçada pela Seduc praia-grandense foi a capacitação continuada voltada para professores.
“O programa Elefante Letrado vem para dar continuidade ao Página a Página, realizado em 2022 e 23 e dar um suporte ao ‘PG Lê! E você?’ colocado em prática este ano”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. “Trata-se de um pedido da nossa prefeita Raquel Chini em oferecermos uma iniciativa de incentivo à leitura por meio digital. Fomos atrás e, por meio dessa parceria com Governo do Estado, hoje lançamos essa plataforma totalmente gratuita que reforça as políticas públicas em nosso Município na área da Educação”.
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03/07/2024 |
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Praia Grande marca lançamento do programa Elefante Letrado |
A Prefeitura de Praia Grande fará o lançamento do programa Elefante Letrado, disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação. A solenidade ocorre nesta terça-feira (02), a partir das 9 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, situado no Bairro Mirim. A novidade, que visa o incentivo à leitura, deve atender cerca de 22 mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas municipais.
O Elefante Letrado faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que consiste em uma série de ações promovidas pela Secretaria Estadual de Educação que objetiva atingir a alfabetização de crianças aos sete anos de idade até 2026 em todo o estado. Ao aderir à iniciativa de incentivo à leitura, Praia Grande se junta a outras 364 cidades de São Paulo, que visam promover estratégias para aprimorar processo de fluência leitora dos estudantes.
Essa é a terceira iniciativa oferecida pelo Governo do Estado que Praia Grande adere na área da Educação. Desde o ano passado, o Município promove as ações alusivas ao programa Fluência Leitora que também mensura o nível de letramento dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Mais recente, outra ação abraçada pela Seduc praia-grandense foi a capacitação continuada voltada para professores.
Na última semana, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, esteve na Secretaria Estadual de Educação participando na solenidade que marcou o lançamento do programa pelo Governo do Estado. Na ocasião, a solenidade contou com as presenças do governador em exercício, Felicio Ramuth, do secretário da Educação, Renato Feder, e da Diretora do Departamento de Cooperação com os Municípios, Márcia Bernardes.
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03/07/2024 |
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Seduc abre inscrições para turmas da EJA a partir de segunda (1º) |
A partir de segunda-feira (1º), a Secretaria de Educação (Seduc) abre inscrições para o preenchimento de vagas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados em recuperar o tempo perdido e voltar a estudar podem fazer o cadastro para concorrer a uma das vagas. Basta procurar uma das quatro unidades que oferecem o atendimento para tal segmento, até sexta-feira (5), e se candidatar.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem estar munidos de certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de endereço, certificado de reservista (para alunos maior de 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o aluno completar 45 anos) e cópia autenticada do histórico escolar e também 2 fotos 3x4. A Seduc divulgará a resposta com o nome dos contemplados em 22 de julho.
Segue abaixo quais unidades de ensino e endereço das escolas municipais que atendem turmas de Educação de Jovens e Adultos:
EM São Francisco de Assis – Rua Cornélio Procópio, 300, Bairro Boqueirão
EM Dr. Roberto Shoji – Rua Ildefonso Galeano, 100, Bairro Tupiry
EM José Padin Mouta – Rua Bororós, 150, Bairro Tupi
EM Albert Einstein – Esquina da Avenida Lasar Segall com a Rua Dom Pedro I, Bairro Samambaia.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Central de Vagas pelo telefone 3496-2350.
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03/07/2024 |
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Alunos de escola municipal de PG enviam mensagem de carinho para crianças do RS |
A solidariedade não está apenas na doação de roupas e alimentos. Estender às mãos ao próximo pode ser também por meio de palavras. Ou melhor, cartas! Sensibilizados com a situação das famílias do Rio Grande do Sul, alunos da EM Profª. Esmeralda dos Santos Novaes (Bairro Quietude) resolveram mandar mensagens de esperança para crianças afetadas pela tragédia por meio deste gênero textual. A iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (20).
A ação desenvolvida pela unidade recebeu o nome de Cartas de Esperança. A proposta envolveu cerca de 150 alunos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Os pequenos confeccionaram as cartas com auxílio das professoras, com objetivo de trabalhar o gênero textual dando um significado além do aprendizado. Em cada envelope, os estudantes enviaram mensagens de que dias melhores virão.
De acordo com a assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Caroline da Silva Neves Tarcha, a iniciativa surgiu da inquietação dos alunos com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. “Eles comentavam com as professoras que gostariam de fazer algo além do envio de donativos, pois alguns já tinham levado doações aos postos de coleta da Prefeitura. Foi quando surgiu a ideia das cartas”.
Todo o material produzido ficou sob responsabilidade da ATP que será a guardiã das cartas. Nos envelopes, a representatividade de arco-íris após a tempestade e de crianças brincando remetiam a mensagem de que dias melhores estão por vir. “Fiquei incumbida de entregar os envelopes em um dos postos de arrecadação na Cidade. Mandarei uma explicação junto para que possam entender a proposta. E, desta forma, levar um pouco do olhar solidário dos alunos. É um ato tão simples, mas com significado enorme”, afirmou.
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22/05/2024 |
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Recicla PG: Dia D promete mobilizar alunos das escolas de Complementação |
O projeto Recicla Praia Grande chega nas escolas municipais. Para reforçar as ações de conscientização ambiental, a Secretaria de Educação (Seduc) promoverá o Dia D com a participação das 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. Para organizar as ações a organização da sociedade civil (OSC) Espaço Urbano, parceira da Prefeitura nessa empreitada, apresentou aos professores e equipes gestoras a proposta. O encontro ocorreu na sexta-feira (17), na EM João Gonçalves (Bairro Aviação).
Na área da educação, a iniciativa que visa a conscientizar os alunos sobre o descarte correto de materiais recicláveis será agregada à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, o Dia D que envolverá as 13 unidades de ensino ocorrerá no dia 5 de junho. Nesta data, os alunos das Complementações Educacionais que aderirem poderão levar 40 garrafas pet. Em troca, eles ganharão uma moeda humanitária que dará direito a concorrer a um aparelho de telefonia móvel.
Para tornar a iniciativa marcante e efetiva, os professores das unidades de ensino reforçarão as atividades em prol de conscientizar os alunos a participarem da ação. “Trata-se de uma ação coletiva que vem a somar com o trabalho já realizado na rede municipal de ensino. A Secretaria escolheu as escolas de Complementação para dar o start do Recicla PG na rede municipal de ensino”, destacou o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.
O projeto Recicla Praia Grande é realizado pela Administração Municipal, em parceria com OSC Espaço Urbano. Além da Seduc, a iniciativa conta com a participação das demais secretarias sempre com a finalidade de conscientizar os moradores da Cidade sobre o descarte correto dos materiais reaproveitados. A ação tem patrocínio do Movimento Plástico Transforma e Rede pela Circularidade do Plástico, por meio da Lei Complementar N°968 que instituiu o Programa Recicla PG.
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20/05/2024 |
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Seduc reforça ações nas escolas municipais em combate ao bullying |
Atividades diversas em sala de aula, roda de conversa entre os alunos e os psicólogos, círculos restaurativos voltados para os pais. Essas são algumas das ações da Secretaria de Educação (Seduc) voltadas para reforçar os cuidados no combate ao bulliyng. As iniciativas visam a conscientizar estudantes, pais e responsáveis para evitar que tal prática ocorra dentro ou fora dos ambientes das 78 unidades da rede municipal de ensino.
Atualmente, a Secretaria de Educação conta com o trabalho de três psicólogos educacionais. Adriana Benia, Cleyton Mendes e Stefani Oliveira percorrem as escolas conversando com alunos, servidores, pais e responsáveis. Nas rodas de conversas com os estudantes, os profissionais incentivam a empatia, a realização de ações para promover a inclusão e fornecem ferramentas para lidar com conflitos de forma saudável.
Em cada encontro, os psicólogos explicam o que é o bullying, que se trata de uma violência intencional, recorrente e que ocorre de diferentes formas (moral, físico, material, psicológico, cyberbullying, etc). Os profissionais abordam quais as possíveis consequências tanto para a vítima quanto para o agressor, ressaltando a importância do respeito mútuo e da promoção da tolerância, construindo assim um futuro saudável.
Nos primeiros dias do mês de maio, as EMs Governador Mário Covas (Bairro Nova Mirim) e EM Cidade da Criança (Cidade da Criança) receberam a visita dos psicólogos. Nesta sexta-feira (17), às 13 horas, será a vez de conversarem com estudantes do 6º ano da EM Ary Cabral (Quietude). Em junho, além de atenderem outras turmas da EM Ary Cabral, também conscientizarão os jovens da EM João Gonçalves (Aviação).
Empatia – Enquanto os psicólogos conscientizam os alunos, os pedagogos comunitários começaram a cuidar de quem cuida. Neste sentido, os profissionais passaram a fazer os Círculos Restaurativos com os pais e responsáveis dos estudantes. A primeira unidade a receber esse atendimento foi a EM Mário Covas (Bairro Nova Mirim), onde os docentes trabalharam com a temática “O Mundo Que Queremos Deixar Para os Nossos Filhos”.
Em toda a dinâmica, o intuito foi de ouvir os anseios dos participantes e passar a mensagem que a unidade de ensino queria transmitir. Os pedagogos comunitários faziam a intermediação junto com os participantes. Para começar, pais ou responsáveis pegavam no centro do Círculo a imagem de um emoji ou uma palavra que descrevesse ou representasse uma qualidade do aluno e na sequência se apresentava.
Em seguida, as docentes colocaram o clipe da música “Era Uma Vez”, da cantora Kell Smith. A canção serviu como gancho para os pedagogos levarem os responsáveis à reflexão de como foi a infância deles, quais pontos positivos e negativos, e traçar um paralelo com a vida que oportunizam para os filhos. O objetivo foi de fazer um resgate, para que avaliasse qual a contribuição que essa educação que receberam pode ser benéfica aos alunos.
Rotina – Além das atuações dos psicólogos e pedagogos comunitários, as unidades de ensino promovem diferentes ações no dia a dia das aulas para reforçar a conscientização dos alunos. Na EM João Gonçalves (Bairro Aviação), os estudantes após trabalharem sobre a temática em sala de aula, os jovens realizaram uma ação para lá de diferente. Colocaram no pátio da unidade uma barraca onde os colegas podem receber um abraço.
A EM Domingos Soares de Oliveira (Bairro Ribeirópolis) fez um dia de paralisação. Na terça-feira (14), todas as salas de aulas, dos três períodos atendidos pela unidade, deixaram o conteúdo pedagógico de lado para debater sobre as consequências que a prática do bullying pode acarretar. Em cada disciplina, os professores abordaram o assunto relacionando com os acontecimentos vividos em sala de aula.
Para tornar os alunos protagonistas das ações, a EM Lions Clube (Bairro Ocian) apostou na realização de assembleias com os jovens sobre o tema. Na reunião de pais, a unidade trabalhou a conscientização de pais e responsáveis sobre ciberbullying orientando que fiquem atentos. A escola conta ainda com o projeto Desconecta que promove iniciativas que incentivem a melhora das relações interpessoais.
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20/05/2024 |
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Seduc detalha projetos pedagógicos em reunião com ATPs |
Nos primeiros dias do ano letivo, a Secretaria de Educação (Seduc) definiu diretrizes de alguns projetos pedagógicos a serem desenvolvidos nos próximos meses nas escolas municipais. Com objetivo de detalhar tais ações, a Coordenadoria de Ensino Fundamental promoveu reunião com os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) para compartilhar tais tópicos. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (29), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Um dos tópicos abordados foi o programa Fluência Leitora. Iniciativa idealizada pela Associação Bem Comum, por meio do Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), a ação visa a garantir a aprendizagem de forma consistente nos anos iniciais. Praia Grande aderiu à ação em 2023 e, pelo segundo ano consecutivo, se prepara para colocar em prática a proposta pedagógica.
No Município, o programa é realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A ação consiste em avaliar a capacidade de leitura dos estudantes matriculados nestas turmas. Para isso, são avaliados em dois momentos do ano onde são analisadas a capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo.
Outro ponto destacado na reunião foi o programa Página a Página. A Secretaria de Educação estuda uma remodelação na iniciativa que promove o incentivo à leitura. Na reunião, a Coordenadoria de Ensino Fundamental explicou aos ATPs qual seria a proposta para ser colocada em prática em 2024. Durante o encontro, o grupo conversou também sobre as salas de projetos existentes nas escolas municipais.
Além de apresentar os destaques relativos aos projetos pedagógicos, a reunião teve um ponto a mais. Os assistentes técnicos pedagógicos tiveram um momento de conversa com os psicólogos educacionais. Durante o bate-papo, os profissionais trabalharam com os ATPs questões como habilidades interpessoais na rotina escolar, engajamento e entusiasmo na participação em propostas na unidade de ensino, bem como, planejamento e execução das tarefas.
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01/03/2024 |
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Escolas municipais preparam ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher |
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Na próxima semana, as escolas municipais de Praia Grande promovem ações alusivas à data com objetivo de fortalecer a imagem do público feminino nas unidades de ensino. Para isso, serão realizadas rodas de conversas, café da manhã, apresentações artísticas e palestras com a participação da comunidade escolar.
Uma das ações será desenvolvida pela EM João Batista Resine Alves (Bairro Esmeralda). Na quinta-feira (7), a unidade de ensino realiza ação com tema “Fortalecendo os Laços Femininos”. No dia, a escola ofertará café da manhã e promoverá roda de conversa para as mães e responsáveis dos alunos. O encontro terá a participação de representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atua na comunidade.
Na sexta (8), a EM José Padin Mouta (Bairro Tupi) realiza o projeto Mulheres Extraordinárias. A iniciativa ocorre em três momentos, das 9 às 10 horas, das 13 às 14, e das 17 às 18h. A ação consiste em os alunos entrevistarem profissionais mulheres de diferentes profissões, como médica, costureira e bombeira por exemplo, com a finalidade de promover a reflexão sobre a representatividade feminina na sociedade.
Também neste dia, a EM 19 de Janeiro (Bairro Ribeirópolis) contará com programação especial. Os estudantes da unidade de ensino farão apresentações culturais para homenagear as mães. Enquanto isso, na sexta (8), a EM Ícaro Batista Cardoso (Boqueirão) agraciará as responsáveis pelos alunos com uma lembrancinha para tornar a data especial.
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01/03/2024 |
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Mais dois polos de Complementação Educacional são criados na Cidade |
Para 2024, a Secretaria de Educação (Seduc) propôs algumas adaptações para as escolas de Complementação Educacional. Com o início do ano letivo, essas novidades, como a criação de mais dois polos de atendimento no contraturno escolar, passaram a vigorar. As mudanças visam a atender as necessidades dos alunos e familiares que utilizam o serviço. Este ano, cerca de 2,8 mil estudantes de 7 a 14 anos têm a oportunidade de participar de atividades no período oposto ao ensino regular.
Na volta as aulas, a Seduc ampliou o atendimento no contraturno escolar com a inserção de turmas de Complementação Educacional nas Escolas Municipais Vereador Felipe Avelino Moraes e Profª Maria de Lourdes dos Santos. As unidades estão situadas, respectivamente, nos bairros Caiçara e Esmeralda. Com isso, a pasta municipal passou de 11 para 13 prédios educacionais que atendem alunos no horário oposto ao ensino regular.
Responsável pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, o diretor André Luís da Costa Marques destaca que a ampliação no número de polos faz parte das ações da Seduc. “Nosso intuito é sempre oferecer mais oportunidades aos nossos alunos, para que possam ficar no período estendido e permanecer mais tempo no contexto escolar. Os estudantes participam de atividades que somam e servem de suporte ao ensino oferecido em sala de aula”, destacou.
Além da implementação de novos polos, a Seduc adotou novas medidas para atender os alunos. Uma delas, foi a criação de três períodos em duas escolas de Complementação Educacional. Desta forma, a partir deste ano, as EMs Antônio Peres Ferreira e Profª. Maria Nilza da Silva Romão, ambas no Bairro Vila Sônia, passaram a contar com turmas no contraturno na parte da manhã, intermediário e tarde.
Outra novidade para 2024, foi o remanejamento de horário das turmas do contraturno escolar em algumas unidades de Complementação. Com isso, o aluno frequenta os dois segmentos de ensino na sequencia um do outro. “A cada ano estudamos novas possibilidades para melhor atender os estudantes e vamos implementando conforme a necessidade”, completou o diretor da Coordenadoria.
Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com objetivo de dar um suporte às famílias atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilhar espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.
Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beachsoccer, ginástica artística e esportes náuticos.
Com as novas unidades atendendo também no contraturno, a Secretaria de Educação passa a contar com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.
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27/02/2024 |
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Docentes que ministram oficinas destacam troca de experiências na Jornada Pedagógica |
Ao mesmo tempo em que proporciona um momento de capacitação aos cerca de 2 mil professores das escolas municipais de Praia Grande, a Jornada Pedagógica traz consigo um ponto extra. A oportunidade de profissionais que atuam na mesma rede compartilharem a prática pedagógica que desenvolveram e deram sucesso ao longo do ano. Na sua 14ª edição, essas trocas ocorreram nos dois dias de eventos, quinta e sexta-feira (15 e 16), em duas unidades de ensino.
Na edição deste ano, as oficinas foram divididas por polos e segmentos de ensino. A EM Professor Fued Temer, no Bairro Guilhermina, recebeu 15 capacitações ministradas pelos docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). Na EM Governador Orestes Quércia, no Mirim, ficaram reunidas outras 14 trocas de experiências relativas ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º), Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O professor Jeferson Nascimento da Silva foi um dos 29 docentes que ministraram as oficinas. O educador desenvolveu o projeto “Literação: A Leitura em Ação – Desdobramentos do Página a Página”, A prática pedagógica foi desenvolvida no segundo semestre de 2023, com alunos do 7º ano da EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo.
Três turmas participaram da proposta pedagógica. Cada uma usou um dos livros distribuídos pelo programa Página a Página para os 7ºs anos para desenvolver um trabalho. Dentro das propostas, os alunos promoveram diferentes ações. Uma delas foi um labirinto formado com frases tiradas do livro O Pequeno Príncipe que levavam os participantes até a saída. Outra turma transformou a sala de aula em uma caverna onde as pessoas saíam após resolver um quizz de forma colaborativa entre elas.
Durante a oficina, Silva compartilhou com os demais docentes detalhes de como a proposta foi trabalhada, quais os desafios enfrentados e o resultado final alcançado por cada sala. Para o professor, a troca de experiências durante as oficinas permite um crescimento mútuo. “Foi interessante, pois além de compartilhar, também ouvimos dúvidas e sugestões dos participantes. A educação só cresce assim, com esses ciclos de feedbacks. O que contribui para a nossa autoformação”.
Universo Geek – Assim como Silva, o professor Rodrigo Dias Pouza também teve a experiência de apresentar sua proposta intitulada “Cultura Maker: Um Universo de Possibilidades”. A prática pedagógica foi desenvolvida pelo educador, em 2023, com alunos de 7 a 14 anos que participam das turmas de Complementação Educacional, na EM João Gonçalves, no Bairro Aviação.
Durante a oficina, Pouza apresentou de forma sucinta aos colegas de profissão o que foi o projeto realizado com os alunos em sala de aula. Na sequência, o educador propôs uma atividade prática onde os demais professores puderam vivenciar a prática pedagógica. Para isso, contou com ferramentas como os sites Tinkercard, Scratch e Scratch Junior. “Com auxílio de outro programa, o Make, eles puderam transformar uma massinha em um controlador”, destacou.
Para o professor, ministrar uma das oficinas durante a Jornada Pedagógica permite um crescimento profissional. “Já participei da edição anterior e concorro mais uma vez este ano. Esse momento de compartilhamento possibilita que a gente mensure até onde o projeto conseguiu chegar. Ao mesmo tempo, nos mostra, de repente, alguma coisa que a gente não atingiu quando surge um questionamento por parte do colega que acabou de ter contato com a prática pedagógica. Por isso, acredito ser um crescimento mútuo”.
Jornada – As 29 oficinas fazem parte do percurso a ser percorrido pelos docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Ao final de cada apresentação, os docentes que assistiram às oficinas votaram dando pontos ao que acabaram de acompanhar. Os dez melhores se tornam vencedores e a premiação ocorre em evento a ser realizado no final do ano.
Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade.
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19/02/2024 |
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Cerca de 2 mil docentes participam da 14ª edição da Jornada Pedagógica |
Aperfeiçoar o conhecimento dos docentes e promover a troca de experiência entre eles. Com este objetivo, a Secretaria de Educação (Seduc) promove a 14ª edição da Jornada Pedagógica. Na próxima quinta e sexta-feira (15 e 16) pós feriado de carnaval, cerca de 2 mil professores e integrantes das equipes técnicas das 78 escolas da rede municipal de ensino de Praia Grande participam da iniciativa.
Organizada pela Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, a Jornada Pedagógica contará com dois momentos. Nos dois dias, enquanto um grupo de professores assiste às palestras no Palácio das Artes (Bairro Boqueirão) ou no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Mirim), outro participa das oficinas realizadas nas EMs Professor Fued Temer (Guilhermina) e Governador Orestes Quércia (Mirim).
Na quinta-feira (15), o Palácio das Artes recebe três palestras. A primeira, das 8h30 às 10 horas, será ministrada por Elisandra Pereira e terá o tema “A Influência da Construção Social Racista no Trabalho Docente: Refletir para Desconstruir”. Logo após, das 11 às 12h30, Claudio Morato aborda o assunto “Tenho um Aluno com Deficiência: E Agora?”. Para encerrar, das 15 às 16h30, Ari Brito conversa com os professores sobre “Os Avanços da Neurociência na Educação”.
O Auditório Roberto Marinho será palco do segundo dia de palestras. Para abrir os trabalhos, das 8h30 às 10 horas, os especialistas de tecnologias educacionais, Jucineia de Oliveira, Guilherme Marques e Paulo Henrique conversam com os professores sobre o tema “A Inteligência Artificial em Tudo e Todo Lugar”. Na sequência, das 11 às 12h30, Andrezza Andreotti e Ronaldo Christofoletti falam sobre “Escola Azul: Um Oceano de Educação e Transformação”. Para finalizar, das 15 às 16h30, Ari Brito faz a palestra “Os Avanços da Neurociência na Educação”.
Nos dois dias, ao mesmo tempo que ocorrem as palestras no Palácio das Artes e Auditório Roberto Marinho, os professores participam de oficinas. As capacitações serão ministradas por docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. Este ano, os bate-papos ocorrem nas EMs Governador Orestes Quércia e Professor Fued Temer. Ao final, os docentes votam dando pontos às apresentações. Os dez melhores se tornam vencedores do prêmio.
Jornada – Criada em 2011, a Jornada Pedagógica surgiu para substituir a Semana de Educação. O evento tem como objetivo oferecer aos docentes um momento de aperfeiçoamento profissional, assegurado em exemplos práticos e teóricos, promovendo assim a reflexão sobre a prática de ensino. Este ano, cerca de 2 mil professores e representantes das equipes técnicas das escolas municipais participam da atividade.
Endereços – O Palácio das Artes está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.600, no Boqueirão. O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, Mirim. A EM Governador Orestes Quércia localiza-se na Rua Primeiro de Janeiro, 1.221, Mirim. Enquanto a EM Professor Fued Temer encontra-se na Rua Leme, 27, no Guilhermina.
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09/02/2024 |
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Bora estudar! Volta às aulas nas escolas municipais de PG reúne 55 mil estudantes |
Acabaram as férias. Nesta segunda-feira (5), voltaram às aulas na maior rede de ensino em número de alunos entre as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Cerca de 55 mil estudantes retornam ao processo de aprendizagem nas 78 escolas municipais de Praia Grande. Para 2024, a novidade ficou para o início da entrega dos kits de mochila, material e uniforme escolar.
Nesta segunda, voltaram as aulas presenciais os alunos das turmas de Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os pequenos dos berçários I ao III, Ciclos I e II, retornaram para as suas escolas um pouco antes, na última quinta-feira (1°). Em janeiro, aqueles que não ficaram em férias frequentaram as creches polos.
Para marcar a volta às aulas, a Prefeitura de Praia Grande começou a distribuição dos kits de material e uniforme escolar antes do início do ano letivo. A novidade ficou por conta da entrega de mochilas para todos os alunos da rede municipal de ensino. O fornecimento dos itens ocorre de forma gradativa conforme as escolas recebem os produtos da empresa. A previsão é de que até final de fevereiro todos os estudantes sejam contemplados.
Alunos beneficiados – As mochilas atendem a todos os alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande faz a entrega do item para estudantes das turmas de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O equipamento tem formato diferente, de rodinhas ou apenas alças, atendendo a necessidade de cada segmento de ensino.
Com o material escolar, a Prefeitura atende cerca de 53 mil alunos com kits individuais e coletivos. As turmas de Berçário III recebem itens para serem utilizados pelos estudantes em cada sala, por isso, são entregues direto para as escolas. Já os estudantes do Infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganham elementos que atendam a necessidade de cada nível escolar. Lápis, canetas, cadernos e borrachas estão entre os artigos presentes na grande maioria.
No que diz respeito ao uniforme escolar, cerca de 46 mil alunos são contemplados com os kits. Estudantes do Infantil I e II, da Educação Especial e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental recebem duas camisetas meia manga e uma regata, bermuda para meninos e shorts/saia para meninas e um agasalho composto por jaqueta e calça. Já os estudantes do 6º ao 9º ano ganham duas camisetas meia manga, uma regata e uma blusa de moletom e os atendidos pela EJA ganham duas camisetas meia manga.
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06/02/2024 |
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Famílias de alunos de Praia Grande recebem uniformes, materiais escolares e mochilas |
Alegria para os alunos da rede municipal de ensino e seus pais ou responsáveis! A Prefeitura de Praia Grande iniciou a entrega dos uniformes, materiais escolares e mochilas que serão utilizadas ao longo de todo o ano letivo de 2024. O primeiro dia de distribuição ocorreu nesta quinta-feira (1), bem antes do início das aulas, que será na próxima segunda (5).
Dar identidade, padronizar o acesso e auxiliar na renda familiar. Esses são alguns dos benefícios que as mochilas e os kits de material e uniforme escolar trazem para os cerca de 57 mil alunos beneficiados com o fornecimento destes itens.
A entrega ocorre de forma gradativa. Conforme as unidades de ensino recebem os kits de material e uniforme escolar convocam as famílias para que façam a retirada. Em algumas unidades, os alunos recebem os itens de forma completa. Em outras, neste primeiro momento, são beneficiados apenas com o material. Até o final de fevereiro todos kits serão distribuídos.
Este ano, o diferencial ficou por conta do fornecimento da mochila. O item foi acrescentado nesta gestão da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, e beneficiará todos os alunos da rede municipal de ensino. Mãe de dois alunos da EM Dr. Roberto Shoji, Gisele Elis Ribeiro Rios Muraro, ficou surpresa quando viu a novidade. “Isso ajuda muito na parte financeira das famílias. Além de motivar ainda mais as crianças em vir para a escola no primeiro dia”, destacou.
Mãe de aluna na EM Circe Sanches Toschi, Aglae da Silva Melo, também enfatizou a importância de receber os kits no início do ano letivo. “É uma preocupação e um gasto a menos. Ela vai começar o ano uniformizada já desde o primeiro dia. Receber tudo adiantado facilita para a logística das famílias. E a surpresa foi saber que também ganham a mochila, que é uma novidade bem interessante”.
Alunos beneficiados – As mochilas atendem a todos os alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande faz a entrega do item para estudantes das turmas de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O equipamento tem formato diferente, de rodinhas ou apenas alças, atendendo a necessidade de cada segmento de ensino.
Com o material escolar, a Prefeitura atende cerca de 53 mil alunos com kits individuais e coletivos. As turmas de Berçário III recebem itens para serem utilizados pelos estudantes em cada sala, por isso, são entregues direto para as escolas. Já os estudantes do Infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganham elementos que atendam a necessidade de cada nível escolar. Lápis, canetas, cadernos e borrachas estão entre os artigos presentes na grande maioria.
No que diz respeito ao uniforme escolar, cerca de 46 mil alunos são contemplados com os kits. Estudantes do Infantil I e II, da Educação Especial e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental recebem duas camisetas meia manga e uma regata, bermuda para meninos e shorts/saia para meninas e um agasalho composto por jaqueta e calça. Já os estudantes do 6º ao 9º ano ganham duas camisetas meia manga, uma regata e uma blusa de moletom e os atendidos pela EJA ganham duas camisetas meia manga.
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06/02/2024 |
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Prefeitura de Praia Grande inicia entrega de uniformes, materiais escolares e mochilas |
A Prefeitura de Praia Grande inova e inicia a distribuição dos kits de material e uniforme escolar antes do início do ano letivo. A entrega começa a partir desta quinta-feira (1°), de forma gradativa. A novidade ficará a cargo do fornecimento das mochilas aos alunos da rede municipal de ensino. Na próxima segunda-feira (5), os cerca de 57 mil estudantes retornam as aulas nas 78 escolas.
Para realizar a entrega, as escolas municipais farão o contato com os pais e responsáveis para que os mesmos compareçam à unidade de ensino para retirar os itens. A primeira remessa de distribuição inicia nesta quinta (1º). Na próxima semana, ocorre a segunda etapa de entregas. O objetivo da Prefeitura de Praia Grande é contemplar todos os alunos da rede municipal até o final de fevereiro.
Novidade - A novidade este ano será a distribuição de mochilas para todos os alunos da rede municipal de ensino. A Seduc entregará o item para estudantes das turmas de Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O equipamento terá formato diferente, de rodinhas ou apenas alças, atendendo a necessidade de cada segmento de ensino.
Alunos beneficiados - Com o material escolar, a Prefeitura atenderá cerca de 53 mil alunos com kits individuais e coletivos. As turmas de Berçário III recebem itens para serem utilizados pelos estudantes em cada sala, por isso, são entregues direto para as escolas. Já os estudantes do Infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ganham elementos que atendam a necessidade de cada nível escolar. Lápis, canetas, cadernos e borrachas estão entre os artigos presentes na grande maioria.
Uniformes - No que diz respeito ao uniforme escolar, cerca de 46 mil alunos serão contemplados com os kits. Estudantes do Infantil I e II, da Educação Especial e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental recebem duas camisetas meia manga e uma regata, bermuda para meninos e shorts/saia para meninas, além de um agasalho composto por jaqueta e calça. Já os estudantes do 6º ao 9º ano ganham duas camisetas meia manga, uma regata e uma blusa de moletom. Os atendidos pela EJA ganham duas camisetas meia manga
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06/02/2024 |
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Prefeitura passa diretrizes para início do ano letivo em reunião com diretores |
Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a primeira reunião com diretores e assistentes de direção. O encontro contou com a participação dos integrantes das equipes gestoras das 78 escolas da rede municipal de ensino de Praia Grande. O realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, teve a finalidade de acolher os profissionais e passar as diretrizes para início do ano letivo.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, esteve presente na reunião. Em sua fala, a titular da pasta municipal destacou a importância deste ano. “Em 2024, nós fecharemos um ciclo que começou em 2022, quando demos início ao Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem. No final do ano, colheremos os frutos de todo o trabalho que realizamos neste período”, afirmou.
O Plano Trienal de Recuperação de Aprendizagem começou em 2022. A Seduc deu continuidade em 2023 e, este ano, finaliza as ações. A iniciativa teve o intuito de flexibilizar o currículo com a finalidade de tornar o conteúdo pedagógico maleável de acordo com a necessidade da turma. Desta forma, professores e equipes técnicas das unidades de ensino puderam adequar o material ensinado de acordo com o nível de conhecimento da classe.
Durante a conversa com os diretores e assistentes de direção, a Secretaria de Educação destacou outros tópicos. Entre eles, a organização das unidades de ensino para receber os professores na próxima semana, como será realizada a distribuição dos kits de material e uniforme escolas e as últimas diretrizes para o início do ano levito, marcado para dia 5 de fevereiro.
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06/02/2024 |
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PG 57 Anos: Bairros Melvi e Real ganham três novas escolas |
Devido à demanda crescente, a Prefeitura de Praia Grande investe na construção de novas escolas municipais para atender desde alunos em turmas de creche, na Educação Infantil, até Ensino Fundamental. As obras para erguer quatro unidades já iniciaram. Nesta terça-feira (16), a prefeita Raquel Chini visitou os terrenos nos bairros Real e Melvi, onde ficarão lotados os novos prédios educacionais.
A iniciativa faz parte da programação de comemoração ao aniversário de 57 anos da emancipação político-administrativa de Praia Grande. Acompanhada das secretárias de Educação, a professora Cida Cubilia, e de Obras Públicas, Eloísa Ojea, a prefeita visitou as obras de duas unidades de ensino no Bairro Melvi. Uma escola será para atender alunos da Educação Infantil e a outra do Ensino Fundamental.
Somadas, as duas unidades de ensino terão a capacidade de atender 2.540 alunos. “Nos últimos anos, o Bairro Melvi apresentou crescimento populacional considerável. Fizemos a construção de conjuntos habitacionais que trouxeram novos moradores para a comunidade. Com isso, outros serviços públicos são necessários. Um deles é a construção de novas escolas”, explicou Raquel Chini.
Com a construção da escola de Educação Infantil serão criadas 1.320 novas vagas para atender alunos em turmas de Creche e Pré-Escola, com idades de 4 meses a 5 anos. Para isso, a unidade contará com 7 berçários e 10 salas de aula divididos nos pavimentos térreo e primeiro andar. A escola terá ainda sala de informática, brinquedoteca, playground, sala de atividade esportiva. Tudo em um total de 3.241,60 metros quadrados de área construída.
Enquanto isso, a nova escola de Ensino Fundamental atenderá 1.220 novos alunos em turmas de 1º ao 5º ano. A unidade terá 2.934,70 metros quadrados de área construída e contará com 18 salas de aula, sendo duas no térreo e 16 no primeiro andar. O prédio contará ainda com sala de leitura, de informática e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de quadra poliesportiva.
Suporte – Após conhecer as obras das duas escolas no Melvi, a prefeita Raquel Chini também visitou o terreno onde está sendo construída uma unidade de Educação Infantil no Bairro Real. O novo prédio dará apoio à EM Dra. Ana Maria Babette Bajer Fernandes ao atendimento de alunos em turmas de Creche e Pré-Escola. Quando estiver pronto, o equipamento educacional terá a capacidade de atender 1.192 crianças com idade de 4 meses a 5 anos.
A unidade de ensino terá um total de 3.276,80 metros quadrados de área construída. O prédio contará com nove salas de aula, uma de informática e uma de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para atender a Creche serão erguidos sete berçários e duas salas de atividades. A escola receberá ainda solários, bem como playgrounds cobertos e descobertos.
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18/01/2024 |
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Prefeitura entrega obras de revitalização da EM Dr. Wilson Guedes |
A EM Dr. Wilson Guedes, situada no Bairro Samambaia, está de cara nova. A Prefeitura de Praia Grande fez a revitalização da unidade de ensino. Na próxima quinta-feira (18), às 17h15, ocorre a solenidade que marca a entrega das melhorias executadas na escola. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 57 anos da emancipação político-administrativa da Cidade.
Inaugurada em 2002, a unidade de ensino passa por uma grande remodelação. Destaque para a troca do revestimento na parte interna e externa de todo o prédio. Nas salas e corredores, a parte superior das paredes era de bloco aparente pintado. Para dar melhor acabamento, foi realizado o reboco, aplicação de massa corrida e pintura. O piso também recebeu melhorias com a troca do modelo anterior por ardósias.
Além da remodelação estrutural, a unidade ganha novas melhorias que ajudarão alunos, funcionários e moradores. A Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Departamento de Obras da Educação, promoveu a implantação de novo piso podo tátil. O equipamento atende as determinações da NBR 9050, que garante a acessibilidade em espaços públicos.
Além dessas, outras melhorias foram executadas como a instalação de cobertura policarbonato na entrada na escola com a utilização de nova tecnologia. Ao invés do material anterior que, com o tempo ficava com aspecto de sujo, foi utilizado o Alveolar. Com aparência de liso e transparente, o produto permite uma melhor limpeza.
A quadra poliesportiva da EM Dr. Wilson Guedes também passou por melhorias. A principal está na troca do sistema de iluminação que recebeu lâmpadas de led. O local ganhou ainda nova pintura. “Todas as ações feitas colocaram a escola no padrão das demais unidades. A partir de agora, isso facilita o serviço de manutenção na escola se for necessário”, destacou o diretor do Departamento, Diego Jorge de Melo Lacerda.
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18/01/2024 |
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Prefeitura constrói quatro novas escolas e amplia outras duas unidades de ensino |
A rede municipal de ensino de Praia Grande passa por novo crescimento. A Prefeitura iniciou as obras para a construção de quatro novas escolas, duas delas ficarão no Bairro Melvi, uma no Real e uma no Antártica. Além disso, as EMs Estina Campi Baptista e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situadas no Canto do Forte e Sítio do Campo, também serão ampliadas. Com o investimento, a Secretaria de Educação (Seduc) criará 6.157 novas vagas em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Complementação Educacional.
As obras das novas escolas e ampliação de mais duas atenderão o crescimento populacional de Praia Grande. A cada ano, Praia Grande passa a contar com média de 8 a 10 mil novos moradores. As unidades estarão situadas em bairros que apresentam maior demanda nos últimos anos. O mesmo ocorre com a expansão das EMs Ronaldo Lameira e Estina Campi Baptista.
Nos últimos anos, o Bairro Melvi foi um dos que apresentou maior crescimento populacional. Para atender a demanda, a Prefeitura fará a construção de duas novas escolas. Uma atenderá alunos da Educação Infantil em turmas de Creche e Pré-Escola. Já a outra, receberá estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Somando as duas unidades, a Seduc criará 2540 novas vagas, sendo, respectivamente, 1320 e 1220.
Outro bairro que apresenta crescimento populacional, o Antártica receberá uma escola de Ensino Fundamental. O novo equipamento educacional contará com 1240 vagas que atenderá alunos do 1º ao 9º ano. A quarta unidade de ensino que será construída está situada no Bairro Real, nela, a Seduc atenderá mais 1192 estudantes, em turmas de Educação Infantil, sendo elas, Creche e Pré-Escola.
Expansão – O crescimento da rede municipal de ensino não parará com a construção das quatro novas unidades de ensino. Concomitantemente, a Prefeitura de Praia Grande realizará as obras de ampliação das EMs Estina Campi Baptista e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos. Com a expansão das duas unidades, a Seduc somará 1195 novas vagas em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Deste total, a EM Ronaldo Lameira contará com o maior número de vagas criadas. A unidade passará a atender mais 675 alunos distribuídos em turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Enquanto isso, a EM Estina Campi Baptista terá a capacidade de atender mais 520 estudantes distribuídos em Educação Infantil (359 novos alunos) e do 1º ao 6º ano do Fundamental (161).
Logística – A Secretaria de Educação não está sozinha na construção e ampliação das escolas. Todo o projeto arquitetônico dos prédios ficou a cargo da Secretaria de Urbanismo (Seurb), por meio da Subsecretaria de Projetos Especiais. As quatro escolas erguidas contarão com uma novidade. Está previsto que as unidades de ensino recebam a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar.
A tecnologia fotovoltaica consiste da conversão direta da radiação em energia elétrica. Posicionados no telhado dos prédios, os painéis absorvem os raios UV emitidos pelo sol e os convertem em corrente contínua. Essa energia captada segue até um equipamento nomeado inversor, que tem a função de transformá-la em corrente alternada, que é o tipo de sistema elétrico usado nas tomadas e lâmpadas.
Constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade. Essa forma de obtenção de energia vem crescendo cada vez mais em virtude da redução dos preços e dos incentivos oferecidos para que os países adotem fontes renováveis de energia.
Processo – Além da Seurb, a Secretaria de Obras Públicas (Seop) também participará do processo de ampliação da rede municipal de ensino de Praia Grande. A Seop ficará responsável em acompanhar o passo a passo das construções das quatro escolas, bem como, a ampliação das outras duas.
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18/01/2024 |