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Desfile Cívico: escolas conscientizam sobre preservação do meio ambiente
No resgate do desfile cívico-militar em Praia Grande, a Secretaria de Educação (Seduc) buscou conscientizar os presentes sobre a importância de cuidar da natureza. Ao passar pela avenida, os cerca de mil alunos das 18 escolas, abordaram ações alusivas ao tema “Preservação do Meio Ambiente”. O ato de civismo em comemoração à Semana da Pátria ocorreu nesta quarta-feira (6), nas proximidades do Paço Municipal, Bairro Mirim, com presença da prefeita, Raquel Chini, e demais autoridades. Uma a uma, as unidades de ensino buscaram transmitir a sua mensagem de conscientização. O destaque ficou para a EM Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia. A escola levou uma caixa de madeira para a avenida. Quando chegaram em frente ao palanque, os estudantes abriram o recipiente. De dentro, saíram balões biodegradáveis inflados com gás hélio. Segundo a diretora da unidade, Marcela Aparecida da Silva Rangel, em cada balão foram colocadas sementes da espécie de árvore ipê-amarelo espécie nativa da Mata Atlântica. “Queremos que onde as bexigas caírem essas sementes tenham contato com a terra e germinem. Escolhemos o ipê-amarelo pois é o mais indicado para o plantio nesse período do ano”, explicou. A EM Profª Maria de Lourdes dos Santos, situada no Bairro Esmeralda, também aproveitou o desfile para transmitir a sua mensagem. Do grupo de alunos da unidade que participaram do ato cívico, oito meninas e quatro meninos estavam paramentados com vestimentas confeccionadas por folhas de jornais. O objetivo foi mostrar a importância de reaproveitar materiais que seriam descartados. A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou a passagem dos alunos das escolas municipais ao lado da prefeita, Raquel Chini. Para a titular da pasta, a participação dos estudantes nesta edição resgata uma tradição que existia no Município. “É preciso conscientizar os jovens e despertar neles o sentimento de civismo. Foi gratificante vê-los desfilar e representar a Seduc no evento”. Cerimônia – O desfile das escolas municipais aconteceu logo após a cerimônia de abertura das comemorações com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Praia Grande, na frente do Paço Municipal. A Banda regimental do CPI-6 emocionou a todos ao tocar o Hino Nacional. Na sequência, a prefeita praia-grandense, Raquel Chini, acompanhada do comandante da Fortaleza de Itaipu, o tenente-coronel, Lobo Viana, passou em revista à tropa do Exército. Na sequência das escolas municipais, estaduais e particulares, servidores municipais representando as demais secretarias também marcaram presença no desfile. Um dos grupos mais aplaudidos foi a equipe da pasta de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pela manutenção e limpeza dos bairros e vias públicas. O desfile motorizado foi outro destaque da programação. Modernas viaturas das polícias Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e ainda veículos das pastas de Trânsito (Setran) e da Sesurb arrancaram aplausos das pessoas. Para coroar esta etapa, uma surpresa veio do céu. Um helicóptero que integra o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, sediado em Praia Grande, no Bairro Mirim, sobrevoou a área do desfile e foi o responsável por um desfecho grandioso para um dia que ficará marcado na memória de todos.
06/09/2023
Seduc reconhece desempenho de alunos premiados pela OBMEP
Mais uma vez, os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande apresentam bom desempenho em competições estudantis. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Municipais (OBMEP), por exemplo, sete estudantes garantiram medalhas de ouro e bronze. Nesta segunda-feira (4), dois dos premiados foram recepcionados pela secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, na Secretaria de Educação (Seduc). Participaram do momento representando o grupo, os alunos Armando Canto de Araújo, da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Bairro Melvi), e Aline Cardoso de Andrade, da EM Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara). A dupla conquistou medalha de prata na 17ª edição da OBMEP. No final do mês de agosto, participaram de solenidade que marcou a entrega das premiações, em evento realizado em São Bernardo do Campo. Além dos dois estudantes, Praia Grande teve mais cinco alunos premiados nesta edição. A jovem Helena Destro da Fonseca, da EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim) conquistou medalha de ouro. Já Eduardo Gonzaga Rocha Rodrigues, da EM Roberto Mário Santini (Guilhermina), Kauan Jesus Paes Mais Isidoro, da EM João Gonçalves (Aviação) e Júlio Cesar dos Santos Porto e Gustavo Silva Simplício, da EM Prof.ª Maria de Lourdes Santos (Esmeralda) garantiram o bronze. Além dos alunos, participaram do momento professores e familiares dos estudantes. Segundo a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, o bom desempenho dos jovens demonstra a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino. “É gratificante para nós ver o empenho e dedicação dos alunos. Parabenizo vocês dois por se envolverem e conquistarem o resultado positivo. Enalteço também a importância dos pais e dos professores porque ambos têm papel fundamental neste processo”. OBMEP – Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas.
06/09/2023
Praia Grande terá ações em comemoração à Semana da Pátria
Em Praia Grande, diferentes ações prometem marcar as comemorações da Cidade referente à Independência do Brasil, celebrado na quinta-feira (7). O ponto alto será a retomada após mais de 10 anos da realização do Desfile Cívico-Militar que ocorre na quarta-feira (6). Além disso, a programação conta com atividades promovidas pelas escolas no entorno das unidades e a reapresentação do espetáculo Cartas para Leopoldina – A Mãe da Independência”, no Palácio das Artes (PDA). Principal atração das comemorações alusivas ao Dia da Independência do Brasil, o Desfile Cívico-Militar será realizado na próxima quarta, nas proximidades do Paço Municipal. A Rua 26 de Janeiro ficará como ponto de concentração. Do local, os participantes acessam a Avenida Presidente Kennedy e percorrem a via em direção ao palco que estará montado no estacionamento ao lado da Prefeitura. A dispersão acontecerá na Rua Gilberto Fouad Beck. A organização do Desfile Cívico-Militar está a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio das secretarias de Educação (Seduc) e de Trânsito (Setran). Outras pastas também darão suporte no dia do evento. Participam do ato de civismo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 19 escolas. Além destes, os estudantes das EMs Anahy Navarro Trovão e Sérgio Vieira de Mello também marcam presença. Fora os alunos das escolas municipais, o desfile terá a participação de algumas escolas das redes estaduais e particulares de ensino. Também marcarão presença as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Esportes e Lazer (Seel), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Assistência Social (Seas), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Subsecretaria de Comunicação Social (Subcom). Também estiveram presentes, representantes das escolas estaduais, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Associação Comercial de Praia Grande (ACEPG) e Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (CAMP-PG). Locais – Assim como ocorreu nos últimos anos, as escolas municipais se organizam para promover diferentes atividades alusivas à Independência do Brasil. Entre as ações estarão os desfiles das unidades de ensino no entorno dos prédios educacionais. Tais iniciativas ocorrem entre segunda e terça-feira (4 e 5), com o apoio da Secretaria de Trânsito (Setran), que controla o trânsito de veículo nas vias. As unidades de ensino situadas no mesmo bairro se organizam e promovem o desfile nas proximidades das escolas. Foi o que fizeram, nesta segunda (4), as EMs Vila Mirim, Oswaldo Justo e Governador Orestes Quércia ao percorrerem as ruas da comunidade em direção à Secretaria de Educação (Seduc), no Bairro Mirim, e, depois, retornarem. As EMs Vereador Felipe Avelino, Mário Possani e José Crego Painceira, no Caiçara, também se uniram e realizaram o ato de civismo pelas vias do bairro nesta segunda. História – Ainda como parte da programação, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza a apresentação do espetáculo teatral “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência”. A peça mostra a visão de Leopoldina, casada com D. Pedro I e princesa regente do Brasil na época, e seu importante papel para que o país conseguisse sua independência. As apresentações ocorrem de quarta a sábado (6 a 9), a partir das 19 horas, com distribuição antecipada já sendo feita no PDA.
05/09/2023
Alunos de escolas municipais de Praia Grande são premiados na OBMEP
A qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino de Praia Grande ganha mais evidência por meio do bom desempenho dos alunos em competições estudantis. Na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sete estudantes foram premiados. Neste domingo (27), uma parte do grupo participou de solenidade que ocorreu no teatro do Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ceforpe), em São Bernardo do Campo. Na edição deste ano, dos sete alunos premiados, um conquistou medalha de ouro e os outros seis de bronze. Destes, quatro compareceram ao evento de premiação da OBMEP em São Bernardo. O grupo foi acompanhado pela chefe de Seção do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Marcela Dias Pereira Costa, e representantes das equipes técnicas das escolas municipais. De acordo com Marcela Dias, além da premiação da OBMEP, os alunos conquistam também uma bolsa de iniciação científica. “Eles retornaram cheio de sonhos. Com outras perspectivas. Isso dá a eles o direito de participar do ingresso ao Mestrado ou doutorado. Muito se fala em oportunizar ao aluno da escola pública o acesso à universidade, mas poucas olimpíadas têm essa abrangência e esse cuidado de acompanha-los por meio de formação continuada”. OBMEP – Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Realizada desde 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As provas são dirigidas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os medalhistas ganham um curso de matemática do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e ainda têm possibilidade de garantir vagas para mestrado em universidades públicas.
29/08/2023
Escolas de Educação Especial de PG promovem I Encontro das Famílias
As escolas de educação especial de Praia Grande inovaram na edição deste ano da Semana da Família. As EMs Sérgio Vieira de Mello (Bairro Maracanã) e Anahy Navarro Trovão (Boqueirão) se reuniram e promoveram o ‘I Encontro das Famílias das Unidades Escolares de Educação Especial’ da Cidade. O evento ocorreu no dia 17, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Participaram da atividade pais, alunos e familiares das duas unidades de ensino. A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e a diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arengui, prestigiaram o evento. A subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, também acompanhou a atividade, assim como demais representantes da equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc). Como parte do evento, o assistente técnico pedagógico das duas unidades de Educação Especial, Alexandre Mello, conversou com os presentes com base no tema “Parceria Escola-Família – Dicas e Estratégias”. A contadora de histórias, Tatiana Felix, também participou do evento. Ela fez a apresentação da lenda nativa americana intitulada “A Lebre que Foi Parar na Lua”. Para a diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arengui, parabenizou a iniciativa das duas unidades de ensino em promover uma ação em conjunto na Semana da Família. “Foi uma surpresa muito feliz. Quando começaram a desenhar o evento ficamos na expectativa de saber se os pais poderiam estar presentes aqui. E hoje vemos a participação de vocês neste Auditório. Algo que muito nos orgulha”. A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, destacou a importância da Semana da Família. Segundo ela, as atividades propostas neste período permitem que pais e familiares se aproximem mais da rotina escolar dos alunos. “Em agosto, mobilizamos as nossas ações para trazê-los para dentro do contexto escolar. A presença da família reflete no comportamento e no aprendizado das nossas crianças. E é isso que vemos aqui. A participação dos pais na vida educacional dos alunos”. Motivação – A Semana Nacional da Família nasceu da percepção sobre a necessidade de defender e promover os valores familiares. Em Praia Grande, a iniciativa foi instituída por meio da Lei nº 1.270/2005. Com isso, foi escolhida a semana seguinte ao Dia dos Pais para comemorá-la. Ao longo do ano, os pedagogos comunitários realizam ações variadas com intuito de aproximar os pais do ambiente escolar.
21/08/2023
PG e Santos conversam sobre os avanços na Educação nos municípios
Nesta quarta-feira (16), a secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, recebeu no Gabinete da pasta municipal a secretária de Educação de Santos, Cristina Barletta. Durante o encontro, foram abordados assuntos relativos ao avanço educacional nas duas unidades de ensino. Entre eles, estiveram o atendimento oferecido para turmas de Educação Infantil e o atendimento de alunos em tempo integral. Além das duas secretárias de educação, estiveram presentes na reunião integrantes da equipe técnica da Seduc de Praia Grande. A subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, e os diretores da Coordenaria de Educação Infantil, Marcia Lizar, do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos, e da Divisão de Apoio, Alex Felix, também participaram do encontro. Essa não foi a primeira vez que Cristina Barletta esteve em Praia Grande. Em maio do ano passado, a secretária de Educação de Santos também veio ao Município. “Pertencemos a uma região metropolitana. As famílias migram de uma cidade para a outra. Além disso, os servidores residem em Praia Grande, mas trabalham em Santos e vice-versa. Esses diálogos são importantes para entendermos a realidade das secretarias”. A secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, corrobora da opinião da representante santista. Para ela, esses momentos são fundamentais para a troca de experiências entre as duas cidades. “Por vezes, estamos mais avançados em determinado assunto. Em outros, Santos está mais à frente. São percursos já percorridos que podem estreitar os caminhos para o outro município”.
17/08/2023
Seduc define programação de escolas municipais para Semana da Pátria
A Semana da Pátria promete ser movimentada nas escolas municipais. Na quarta-feira (16), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu duas reuniões para definir as ações que serão realizadas de 4 a 6 de setembro pelas unidades de ensino. Após 11 anos, a Prefeitura de Praia Grande retoma a realização do Desfile Cívico Militar, marcado para ocorrer no dia 6 do mês seguinte, em frente ao Paço Municipal, no Bairro Mirim. No primeiro grupo, estiveram na reunião, os diretores e assistentes das escolas que participarão do Desfile Cívico Militar. Representarão o ensino municipal de Praia Grande, as 18 unidades que contam com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Também passarão pela avenida, os estudantes da Educação Especial das EMs Sérgio Vieira de Mello e Anahy Navarro Trovão. A expectativa é de que cerca de mil estudantes participem do desfile. Para isso, as escolas que possuem fanfarras já iniciaram os ensaios. Nos próximos dias, o mesmo deve ocorres com os alunos que formarão o pelotão. No dia do ato cívico militar, 12 automóveis, entre ônibus e micro-ônibus pertencentes a frota da Seduc, ficarão responsáveis pelo traslado das unidades de ensino até o ponto da concentração. Na sequência, ocorreu a reunião com as demais unidades da rede municipal de ensino. Estas, assim como as turmas dos 6º aos 8º anos das escolas que participam do desfile, farão as atividades alusivas à Independência do Brasil assim como eram nos anos anteriores. As ações devem ocorrer nos dias 4 e 5 de setembro, no entorno dos prédios educacionais, envolvendo a participação da comunidade
17/08/2023
Página a Página: programa de incentivo à leitura beneficia cerca de 47 mil alunos
Obras literárias como “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, “Os Meninos da Caverna”, de Rodrigo Carvalho, “O Homem Ilustrado”, de Ray Bradbury, entre outras, passam a fazer parte da rotina escolar dos alunos. Isso ocorre graças ao lançamento da segunda edição do programa Página a Página. Nesta segunda-feira (14), foi realizada, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a cerimônia de entrega que marca o começo da ação de incentivo à leitura em 2023. O evento contou com a presença da prefeita, Raquel Chini, da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e demais autoridades do Legislativo e da equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc). Para marcar o lançamento, a solenidade contou com a participação de um aluno por segmento de ensino que será contemplado com Página a Página. Um a um, subiram ao palco e ganharam as maletas representando os cerca de 47 mil estudantes da rede que receberão as obras literárias. A aluna Maria Gabriele de Souza Castro, da EM São Francisco de Assis, no Bairro Boqueirão, foi a representante dos estudantes dos 7ºs anos do Ensino Fundamental. Para ela, o programa Página a Página foi uma iniciativa incrível. “Nós fizemos um trabalho em grupo com base em um livro específico em 2022. Este ano, a expectativa é grande. Não vejo a hora de ler O Pequeno Príncipe. É uma obra literária muito famosa, mas que ainda não tive a oportunidade de ver”. Acompanhando a opinião da colega de escola, o estudante Gabriel Henrique da Silva Holanda, do 8º ano do Ensino Fundamental, destacou a importância do Página a Página. Segundo o aluno, o programa desperta o interesse pela leitura. “Existem muitas pessoas que não têm o hábito de ler. Essa iniciativa traz histórias cativantes que nos motiva e torna a ação prazerosa. Foi o Página a Página que trouxe para mim o interesse pelos livros”, comentou. O professor de língua portuguesa da EM São Francisco de Assis, Cláudio Melo Bispo, acompanhou a solenidade de lançamento da segunda edição do programa. De acordo com o docente, havia uma expectativa nos estudantes com a continuidade do Página a Página. “Na escola, eles nos perguntavam sobre a chegada dos novos livros. Isso demonstra que a leitura transforma o conhecimento dos alunos. Nós como educadores, precisamos fazer a mediação durante o processo e incentivar que eles leiam”. Incentivo – Além da entrega das maletas aos alunos representantes de cada segmento de ensino, a solenidade contou ainda com a veiculação de um vídeo. Trata-se de um documentário que reunia depoimentos de alunos e professores que participaram da edição do ano passado. Os selecionados para contribuir foram docentes e estudantes premiados na 1ª Mostra do Página a Página. A secretária de educação, a professora Cida Cubilia, destacou que o vídeo é apenas um demonstrativo do alcance que o programa teve em 2022. Segundo a titular da pasta, o Página a Página foi além do simples incentivo à leitura. “Coordenados pelos professores, os alunos desenvolveram ações, demonstrando que eles vivenciaram as histórias dos livros de diferentes formas. Acredito que esse ano, não será diferente. Por isso, o Página a Página tem um significado expressivo”. Para a prefeita, Raquel Chini, a iniciativa de incentivo à leitura permite que os alunos promovam ações de forma multidisciplinar. “Fico feliz em ver o resultado de uma ação que colocamos em prática. Que cada vez mais, o Página a Página se estenda e consiga envolver ainda mais os estudantes, promovendo a integração escola e comunidade. Cada estudante recebe não apenas uma maleta, mas, sim, um baú de tesouro. Pois o livro é, com toda a certeza, essa preciosidade”. Cronograma – A solenidade desta segunda-feira (14) marca o início da distribuição dos livros para os alunos das escolas municipais. Nos próximos dias, cada unidade de ensino se organizará para promover a distribuição das maletas. As obras literárias são compostas por títulos dos mais variados e adaptados de acordo com o segmento de ensino de cada aluno. O material distribuído será utilizado por estudantes e professores dentro e fora da sala de aula. Assim como ocorreu no ano passado, nas maletas de Educação Infantil, os alunos vão receber cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharão quatro livros. Já os da Complementação Educacional terão cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obterão um exemplar. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, que estimula a formação crítica dos meninos e meninas. Sucesso – Na sua primeira edição, em 2022, o programa Página a Página agradou em cheio o gosto dos alunos, familiares e professores. Ao longo do processo, os docentes promoveram diferentes iniciativas junto com os estudantes. O consumo dos livros não se resumiu apenas na prática da leitura. As ações transcenderam as páginas das obras literárias, transformando-se em projetos que invadiram as unidades de ensino. Cada docente apostou em uma estratégia para despertar ainda mais o interesse dos estudantes. Interação com os autores dos livros, visitas em tribos indígenas da reunião, confecção de jogos de tabuleiro inspirados em um conto literário permearam as diversas ações realizadas. As unidades de ensino também se mobilizaram, promoveram mostras e compartilharam com a comunidades o que foi produzido dentro e fora de sala de aula. Todo esse processo de incentivo à leitura e produção de trabalhos resultou na premiação das iniciativas que tiveram maior destaque. A condecoração ocorreu durante a I Mostra Página a Página realizada no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes. Na ocasião, cinco professores, sendo um por cada segmento de ensino, foram agraciados pelas práticas pedagógicas de sucesso.
14/08/2023
Educador de Apoio: servidores trocam experiências e participam de ações nas escolas
Além das oficinas e palestras, os cerca de 5 mil funcionários da Secretaria de Educação (Seduc) participaram de iniciativas nas 78 escolas municipais e no prédio administrativo da Seduc. As ações ocorreram na última sexta-feira (21), com programação bem variada. Os servidores aproveitaram o momento para trocar experiências sobre o que aprenderam durante as atividades nos dias anteriores. Na EM Nicolau Paal (Bairro Ribeirópolis) os servidores da unidade participaram de diversas atividades. Uma delas contou com a presença de uma contadora que trouxe duas histórias, sendo elas uma divertida e outra reflexiva. A ação teve o objetivo de despertar nos funcionários o gosto pela leitura, assim como, pela prática de contar histórias. Depois, eles fizeram uma roda de conversa onde a temática permeou a reflexão sobre o ambiente de trabalho. Algumas unidades de ensino contaram com parcerias com integrantes de outras secretarias. Na EM Vila Tupiry (Bairro Tupi), por exemplo, teve a participação de representante do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Alice, ligada à Secretaria de Assistência Social (Seas). Ele propôs uma atividade laboral com os servidores que atuam na escola. Na sequência, os funcionários conversaram e trocaram experiências sobre as oficinas e palestras que assistiram. Já na EM Sebastião Tavares de Almeida (Bairro Quietude), a equipe gestora da unidade promoveu atividade com a temática “Cuidar de Quem Cuida”. Além de trocar experiências sobre o aprendizado dos últimos dias, os funcionários participaram de um momento de autocuidado. Para isso, foi montada uma sala como um ‘spa’ onde os servidores participaram de ação que permitiu renovar as energias para o segundo semestre.
25/07/2023
Seduc debate ações com nova dirigente da Diretoria Estadual de Ensino de SV
Na tarde desta segunda-feira (10), a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, recebeu a visita da nova dirigente da Diretoria Estadual de Ensino de São Vicente. A docente Joelma Aparecida Alves da Silva esteve no gabinete da Secretaria de Educação (Seduc). O encontro serviu para promover a troca de experiências e aproximar a relação entre as duas entidades. A Diretoria Estadual de Ensino de São Vicente é responsável pelas escolas estaduais situadas no município vicentino, bem como, em Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. As unidades da rede particular que atendem Ensino Fundamental e Médio também se reportam a essa entidade. Em solo praia-grandense, existem 24 escolas da rede estadual que atendem alunos do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio. Durante o encontro, as duas entidades conversaram sobre questões relativas à qualidade educacional oferecida aos alunos bem como a promoção de ações em forma conjunta. Um dos pontos debatidos foi o atendimento compartilhado de estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental. Outro ponto foi a possibilidade de participação no Desfile Cívico que deve acontecer em setembro, relativo ao Dia da Independência do Brasil. Para a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, o encontro permitiu a troca de informações entre as duas entidades. “Apesar de sermos de esferas diferentes, Estado e Município, no que diz respeito à educação somos uma única rede. Afinal de contas, atendemos aos alunos que estudam nas escolas existentes em nossa Cidade. Encontros como esses são importantes para aproximarmos a relação”
13/07/2023
EM Valter Salerno se destaca em primeira etapa da Gincana Verde
Em pouco mais de 15 dias após lançada, a Gincana Verde das Escolas Municipais de Praia Grande soma mais de 700 estudantes inscritos na competição. Até o momento, a EM Vereador Valter Salerno, no Bairro Ocian, tem o status de ser a unidade com mais alunos participantes. Por conta disso, os estudantes da escola estiveram no Departamento de Educação Ambiental (DEA), na segunda-feira (26). A visita dos alunos da EM Valter Salerno faz parte das ações programadas para edição deste ano da Gincana Verde. Essa foi a primeira atividade de reconhecimento por merecimento pela iniciativa da unidade de ensino em somar maior número de alunos participantes. Até o final da competição educacional, o Departamento de Educação Ambiental promoverá outros dois momentos. De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) do Educação Ambiental, Daniele Freire, as ações de reconhecimento por merecimento tem como objetivo engajar ainda mais os alunos e as escolas. “Os outros dois momentos ocorrem no final de julho e em setembro. Nosso objetivo é de conscientizar os estudantes sobre o consumo responsável de energia, mas de uma forma agradável”, explicou. Essa não é a primeira vez que a EM Valter Salerno se destaca na Gincana Verde. Na edição do ano passado, a escola também ficou entre os vencedores da competição. A professora Delma Aparecida Melo Marques acompanhou o desempenho da unidade. “A Gincana facilita a abordagem sobre os temas com os alunos dentro de sala de aula. Esse ano, por exemplo, alinhamos o consumo de energia com a preservação do meio ambiente”. A aluna Giulia Silva Marcelino dos Santos, 10 anos, fez parte do grupo que esteve no Educação Ambiental. Oriunda da rede particular, essa é a primeira vez que a estudante participa da Gincana Verde. “Tem sido uma experiência diferente. Estamos aprendendo sobre consumo de energia de forma simples e divertida. São coisas simples que podemos fazer para contribuir”, destacou. Conscientização – A Gincana Verde reúne os mais de 56 mil estudantes das 78 escolas da rede municipal de ensino. A competição tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de colocar em prática ações sustentáveis para preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Neste ano, a Gincana Verde terá como tema central ‘Use a energia com mais eficiência’. Serão trabalhados objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): Educação de Qualidade, Água Limpa e Saneamento, Energias Renováveis, Cidades e Comunidades Sustentáveis e ainda Consumo Responsável. Os alunos e as escolas terão que desenvolver medidas sustentáveis em torno dessa temática em busca de resultados que possam reduzir a utilização da energia nas unidades escolares. O regulamento com todas as etapas e diretrizes relacionadas a Gincana Verde está disponível no endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). O prêmio dos alunos campeões será participar de uma incrível visita na Usina Hidrelétrica Henry Borden, complexo localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão.
27/06/2023
Câmera Educação: três alunos de escolas municipais de PG concorrem no Voto Popular
Mais uma vez, a rede municipal de ensino de Praia Grande tem representantes na fase final do projeto Câmera Educação, organizado pelo Grupo Tribuna. Três alunos da Cidade estão entre os 10 que concorrem ao prêmio na categoria Voto Popular. Participam da disputa estudantes dos municípios que formam a Baixada Santista e o Vale do Ribeira. O bom desempenho dos jovens reforça a qualidade de ensino nas unidades de ensino praia-grandense. Na edição deste ano, os alunos escreveram a redação com base no tema “Evasão Escolar: Por que ela Acontece?”. O Voto Popular foi lançado pelo Grupo Tribuna na segunda-feira (19). Os internautas podem conhecer as redações concorrentes e escolher o texto que preferir no site do Câmera Educação (https://cameraeducacao.com.br/votopopular.aspx). O pleito acontece até às 18 horas do dia 30 de junho. O jovem João Victor Oliveira Santos é um dos que concorrem a premiação na categoria Voto Popular. Aluno da EM Professora Maria de Lourdes Santos, ele escreveu a redação com o título “Evasão Escolar: Um Desafio que Precisa Ser Vencido”. A estudante Agatha Kamilly Silva Almeida, da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão, também está na disputa. Ela rivaliza com o texto nomeado “Evasão Escolar: Uma Luta de Todos”. Fechando o trio de representantes praia-grandenses está o aluno Sérgio Ricardo Ramos Pereira, da EM José Júlio Martins Baptista. O jovem foi classificado para concorrer ao prêmio com a redação “Rompendo Barreiras para a Educação”. Em 2022, os estudantes conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias. Na Comissão Julgadora, o lugar mais alto do pódio ficou para Helena da Silva Neves, da EM São Francisco de Assis. Já no Voto Popular, troféu para Heitor de Sales Santos, da EM Domingos Soares de Oliveira.
27/06/2023
Diversão marca a visita de estudantes de escolas municipais na Vila Junina
A diversão tomou conta da Vila Junina de Praia Grande. Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino estão visitando e conhecendo a estrutura do local. Até o final da ação, que continua nos próximos dias, cerca de 15 mil estudantes devem ser beneficiados e terão a oportunidade de usufruir gratuitamente de todas as atrações do maior evento junino da Região Metropolitana da Baixada Santista. Na segunda (19), os alunos participaram das atividades divididos em três períodos. De manhã, foram os estudantes das EMs Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, Profª Elza Oliveira de Carvalho e Roberto Mário Santini. No intermediário, estiveram as EMs Carlos Roberto Dias, Lions Clube Ocian, Governador Franco Montoro e Ary Cabral. Na parte da tarde, as EMs Albert Einstein e Vereador Felipe Avelino Moraes. As visitas à Vila Junina ocorrem até quinta-feira (22). Na próxima semana, os alunos também aproveitam as atrações na segunda e terça-feira (26 e 27). A iniciativa acontece por meio de parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur). O projeto que propicia momentos de lazer e descontração para os jovens, no contraturno escolar, foi idealizado e colocado em prática pela prefeita de Praia Grande, Raquel Chini. Para participar dessa iniciativa na Vila Junina, as pastas municipais escolheram as turmas do 6º ao 9º ano, pois os jovens desta faixa etária podem aproveitar melhor as atividades propostas no local. Entre as atrações que agitam a criançada no parque de diversões do evento, destaque para a montanha-russa, pula-pula, carrinho bate-bate, estações de vídeo game de última geração e ainda a tradicional roda gigante.
27/06/2023
Direito Fundamental a Educação Inclusiva é tema de palestra em Praia Grande
O Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi palco da abertura do II Seminário de Educação Inclusiva de Praia Grande. O evento coordenado pela Secretaria de Educação (Seduc) teve início na terça-feira (20), com a palestra Direito Fundamental a Educação Inclusiva. Participaram do momento de formação e troca de experiências, integrantes das equipes gestoras das 78 escolas municipais de Praia Grande. O advogado e presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Santos, Cahuê Talarico, ficou responsável em trazer a temática. Durante a conversa, o palestrante detalhou as leis vigentes no País que garantem e preconizam sobre os direitos relativos a educação inclusiva. Um dos pontos abordados por ele diz respeito à diferença entre barreira e impedimento. Para o palestrante, as pessoas com deficiência apresentam determinadas limitações, mas que não são entraves para que vivam em sociedade. “Precisamos entender de uma vez por todas que não é o impedimento que limita as pessoas com deficiência, mas sim as barreiras impostas a elas. Só existe Educação Inclusiva se de fato o que for oferecido atender à necessidade de todos”. Outro ponto abordado por Talarico foi referente a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020, que versa sobre garantir a acessibilidade em edificações. De acordo com o palestrante, apesar da determinação legal, há muito o que se avançar sobre o assunto. “Há 23 anos existem leis que garantem a participação das pessoas com deficiência. Mas a vida inteira, lutamos contra as barreiras impostas”, destacou. “O que eles querem nada mais é que participar em igualdade de condições, ou seja, que o acesso ocorre com equidade. Entretanto, são as barreiras ainda existentes que impedem isso de acontecer”, continuou o palestrante. “Por isso, momentos como esse são fundamentais. Não se faz a inclusão sozinho. Para realmente colocar em prática é preciso trabalhar de forma conjunta. Ver pessoas ligadas à educação debatendo essa questão pode auxiliar para que vivamos numa sociedade que de fato se torne inclusiva”. Debate – A vinda do palestrante foi comandada pela Coordenadoria de Educação Inclusiva, que está à frente do II Seminário de Educação Inclusiva. A responsável pelo setor, Lara Arengui, reforçou a importância de debater sobre a questão. “O Seminário surgiu ano passado por conta da necessidade apresentada. Em 2022, tivemos salto significativo no número de alunos público-alvo da Educação Especial. Com isso veio a preocupação em capacitar os envolvidos”, enfatizou. Pensando nisso, surgiu o Seminário de Educação Inclusiva com a finalidade de instrumentalizar e passar conhecimento a toda equipe que, direta ou indiretamente, atua com alunos público-alvo da Educação Especial. “Por isso, pensamos no evento de três dias. Para conseguirmos dividir o público e atingir a todos com temáticas condizentes ao seu fazer. Assim, buscamos tornar homogêneo em todas as nossas escolas”, afirmou Lara Arengui. Representando a prefeita, Raquel Chini, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou a abertura do evento. Para a titular da pasta, ao realizar momentos como esse, a Seduc busca atender e entender as necessidades dos alunos público-alvo da Educação Especial. “Afinal de contas cada pessoa é uma pessoa que apresenta as suas limitações e que tem direito de estar dentro da escola, recebendo o atendimento com os cuidados necessários”. Cronograma – A programação do II Seminário de Educação Inclusiva continua com mais dois dias de palestras. Confira abaixo a agenda do evento: Data - Quinta-feira (22), às 9 e as 14 horas Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho Palestra – Manejo de Comportamento Palestrante – Assistente técnico pedagógico (ATP) de Inclusão, Alexandre Melo Público-alvo – Representantes dos Docentes das Unidades Escolares e Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Endereços – O Auditório Jornalista Roberto Marinho está localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim. Já o Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, no Boqueirão.
27/06/2023
Alunos fazem etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no LinkedIn Na última sexta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande participaram da parte teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Durante o período de aula, os estudantes fizeram a prova da competição educacional. A EM José Júlio Martins Baptista, situada no Bairro Sítio do Campo, foi uma das unidades a receberem a avaliação. Ao todo, somados os alunos de todas as unidades da rede municipal de ensino, Praia Grande contabilizou 4.222 participantes. Deste número, 187 representam a EM José Júlio Martins Baptista. De acordo com a assistente técnico pedagógico (ATP) da unidade, Patrícia Sandes Xavier Gomes, os professores criaram um grupo para dar suporte aos envolvidos. “Um dos destaques foram os simulados preparados pelos professores que deram uma noção aos alunos de como seria a prova”, explicou Patrícia Gomes. “Além disso, os docentes montaram um grupo no Whatsapp para compartilhar os materiais com os estudantes. Utilizaram os chromebooks como ferramentas para aplicar conteúdos específicos sobre a prova de Astronomia e Astronáutica”. Além da parte teórica, respondendo a prova, os estudantes também fizeram a parte prática que foi o lançamento de foguetes por meio da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Só na EM José Júlio, 40 foguetes confeccionados com garrafas pet foram lançados. “A montagem dos protótipos foi realizada durante as aulas de Ciências. Depois, em dois dias, ocorreu o lançamento dos foguetes”, destacou a ATP da unidade. Retrospecto – Na edição deste ano, os estudantes da rede municipal de ensino de Praia Grande tentam repetir o feito alcançado em 2022. Ao todo, os alunos conquistaram 407 medalhas. Destes, 292 medalhas foram na MOBFOG, divididas em 260 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze. Na OBA, outro resultado favorável, com mais 115 condecorações, sendo elas, 48 de ouro, 34 de prata e 33 de bronze.
25/05/2023
Alunos da Complementação Educacional participam do 2º Festival de Soletração de PG
Os alunos tiveram o conhecimento colocado a prova de uma forma para lá de divertida. Estudantes das 11 escolas de Complementação Educacional de Praia Grande participaram do 2º Festival de Soletração. A atividade ocorreu nesta terça-feira (23), nos períodos da manhã e da tarde, na EM João Gonçalves, situada no Bairro Aviação. Ao todo, 90 meninos e meninas estiveram envolvidos na competição educacional. Comandado pela Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, o Festival de Soletração foi o destaque de uma ação realizada pelos professores na rotina das escolas de Complementação. Nos meses de março e abril, os docentes utilizaram com os alunos o livro ‘Conceição, Conceição e Evaristo’, distribuído ano passado pelo programa Página a Página. A competição educacional teve como objetivo principal motivar e incentivar os alunos, por meio de uma atividade diferenciada, ao mesmo tempo em que puderam ampliar o próprio vocabulário, o que permite melhor desempenho na compreensão do significado e da ortografia correta das palavras. “Mais uma vez, buscamos fazer com que os estudantes aprendam de forma lúdica”, afirmou o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional da Secretaria de Educação da Prefeitura de Praia Grande, André Luís da Costa Marques.
25/05/2023
Pequeno Cidadão busca conscientizar alunos e familiares de escolas municipais
Formar uma sociedade com pessoas mais conscientes. Esse é o objetivo do projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido em escolas municipais de Praia Grande. A ação ocorre por meio de parceria entre o Departamento de Educação Ambiental (DEA), a Coopervida e entidades do terceiro setor. Com a iniciativa, a Administração Municipal cumpre com mais uma meta prevista no plano de governo da prefeita, Raquel Chini. A primeira ação do projeto Pequeno Cidadão ocorreu no final de abril. A iniciativa percorreu cinco escolas municipais situadas no Bairro Esmeralda. Na ocasião, integrantes da Coopervida conversaram com alunos para destacar a importância da separação do lixo limpo, com base em temas como consumo consciente e destino correto dos resíduos. Outro ponto destacado, foi de divulgar dias e horários que a coleta seletiva percorre a comunidade. Em junho, está prevista a realização da segunda etapa do projeto. Desta vez, será a organização não governamental (ONG) Associação de Amparo aos Animais de Praia Grande (AAAPG) conversar com alunos das escolas municipais. Durante o bate-papo, a entidade do terceiro setor fará palestras com os estudantes com objetivo de conscientizá-los sobre a posse responsável de pets.
17/05/2023
Secretária de Educação assume coordenadoria de macrorregião na Undime
A secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, foi empossada como representante do polo regional e coordenadora da macrorregião 2 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A titular da pasta municipal ficará à frente dos cargos no biênio 2023-2024. A cerimônia ocorreu durante reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (12), durante o Bett Educar Brasil, na Expo Transamérica. A professora Cida Cubilia assume o cargo de representante do polo regional da Undime que, até então, era ocupado pelo secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta Souza. Junta-se a ela, a titular da pasta da Educação em São Vicente, Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili, será a suplente no polo regional neste mesmo período. Como primeira ação à frente da macrorregião, que compreende as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Praia Grande sedia a reunião do Giro São Paulo da Undime. O encontro está marcado para ocorrer dia 1º de junho e contará com representantes das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Durante o evento, serão passadas informações sobre ações com parceiros e programas em regime de colaboração com os Governos Federal e Estadual e demais pautas para o fortalecimento da gestão educacional dos municípios. Para a secretária de Educação Cida Cubilia, estar à frente da Undime neste período será uma oportunidade de fortalecer o discurso em busca de oferecer ensino cada vez mais com equidade. “Precisamos ter um olhar apurado para a gestão. Abranger e aprimorar as ações para que atendam às necessidades das cidades da Baixada Santista, bem como, do Vale do Ribeira”, definiu. Demanda – Antes da sessão de posse dos novos membros da Undime, os presentes assistiram a palestras sobre diferentes temas. A jornalista Marta Avancini, que atua na Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca), conversou com os participantes sobre os pontos de atenção e recomendações na cobertura de ataques a escolas. Recentemente, o assunto veio à tona após dois casos que ocorreram em São Paulo e Santa Catarina. De acordo com Marta Avancini, os veículos de comunicação precisam mudar a abordagem em pautas como essas. Um ponto seria de não focar na história do causador, pois existem pessoas que podem repetir a ação por se identificar com o perfil. Outra questão é de não expor de forma intensa o nome das vítimas para respeitar o momento das famílias. “Trazer um novo olhar para não contribuir com a proliferação da violência”. O financiamento da educação foi outro assunto trazido para a reunião ordinária da Undime. O presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, conversou com os participantes e apresentou estudos com projeções sobre Recursos do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Callegari trouxe informações sobre como os municípios precisam agir para conseguir recursos do Governo Federal como o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) e Total (VAAT). “O novo Fundeb tem trazido ações que buscam a equidade para que possamos equiparar os valores repassados aos municípios. Podemos estar vivendo o início de uma nova fase no financiamento da educação no Brasil”.
17/05/2023
Secretaria de Governo acompanha cumprimento de metas da Prefeitura
A Administração Municipal acompanha periodicamente o cumprimento das metas estabelecidas no plano de governo da gestão da prefeita Raquel Chini. Para isso, a Secretaria de Governo (Seg) promove reuniões com representantes das demais pastas para verificar o quanto progrediu as ações de cada um. Até o momento, sete secretarias já participaram deste encontro, que seguem até o final de maio. Na quarta-feira (10), foi a vez da Secretaria de Educação (Seduc) participar da reunião promovida pela Seg. Do total de 25 metas estabelecidas, a pasta municipal já concluiu 17, o que equivale a 68%. “É importante ver que o trabalho está em andamento. Ver o que já percorremos e o que ainda precisa ser feito”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. Das outras oito metas estabelecidas para a área da Educação, sete já estão em processo para que seja iniciada ou ocorre de forma contínua como parte da rotina de ações da pasta municipal. “São alinhamentos que precisam ser feitos para que possamos evoluir ainda mais no cumprimento do plano de governo. Trata-se de um trabalho contínuo e que estamos acompanhando”, afirmou a titular da Seduc. Para o secretário de Governo, Cássio Navarro, a Secretaria de Educação apresenta bom desempenho no cumprimento das metas, assim como outras pastas municipais. “Sabemos que no meio do percurso surgem novas demandas que, por vezes, não estavam estabelecidas no plano de metas. Isso demonstra que as pastas estão integradas e atuam no objetivo de ampliar a oferta de serviços públicos de Praia Grande”. Os projetos acompanhados pela Secretaria de Governo são referentes a todas as secretarias municipais: Gabinete, Urbanismo, Administração, Segurança, Transporte, Cultura e Turismo, Assuntos Institucionais, Educação, Esportes e Lazer, Finanças, Governo, Habitação, Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Assistência Social, Saúde, Serviços Urbanos e Trânsito.
17/05/2023
Seduc lança programa Aluno Tutor de Tecnologia da Google
A parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a plataforma Google está prestes a render novos frutos. Nesta terça-feira (2), 42 estudantes de turmas do 6º ao 9º ano participaram da aula inaugural do programa Aluno Tutor de Tecnologia. O lançamento da iniciativa ocorreu na sala de capacitação da Seduc. Ao término do período de formação, os jovens darão suporte às professores e unidades de ensino no manuseio das ferramentas Google For Education. No primeiro dia, os alunos tiveram conhecimento de como ocorrerá todo o processo de capacitação. Ao todo, os estudantes participarão de 10 aulas, sendo duas presenciais e oito de forma online. Durante todo o curso, os jovens passam por uma trilha formativa sobre Chromebooks, ferramentas Google Workspace for Education e Cidadania Digital, levantando questões relacionadas à segurança na web e os cuidados que temos que tomar nos espaços virtuais. Os estudantes foram selecionados de acordo com bom desempenho durante a rotina de estudos. Com a participação deles no programa, o objetivo é que auxiliem os professores a desenvolverem as aulas com apoio da tecnologia. Ao término do período de capacitação, ao cumprirem com todas as atividades propostas, os jovens receberão certificado de Aluno Tutor Google For Education. A capacitação dos jovens ocorreu com suporte da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação. Segundo o diretor do setor, José Amaro de Mendonça Junior, foram selecionadas escolas que atendem turmas do 6º ao 9º ano. “Muito, por conta da autonomia em poder participar das atividades no contraturno escolar. Eles serão uma extensão da Google em cada unidade”, explicou. Participante da primeira turma, o aluno Ignácio Maia Fernandez, 13 anos, da EM Profª Maria de Lourdes Santos, situada no Bairro Esmeralda, está na expectativa de colocar em prática tudo que aprenderá. O estudante, inclusive, já se destacou no quizz que os formadores fizeram com eles. “Quero poder ajudar os colegas e professores a utilizarem as ferramentas da Google”, destacou. De acordo com o coordenador pedagógico, Guilherme Marques Campos, após o período de capacitação, a expectativa é de que os alunos conheçam a sede da Google em São Paulo. “Esses jovens terão papel fundamental de multiplicar esse conhecimento. Isso porque aprenderão sobre todas as funcionalidades das ferramentas do Google Workspace Education, por meio do programa Seja Incrível na Internet”.
03/05/2023
Seduc capacita docentes sobre sistema de Frequência e Diário Digital
A Prefeitura de Praia Grande dá mais um passo para a implantação do diário e frequência digital nas escolas municipais. O Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Secretaria de Educação (Seduc) percorre as unidades para capacitar os professores para manusearem o Sistema de Notas e Faltas. Nesta terça-feira (25), docentes da EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, participaram da formação. A capacitação ocorre durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de cada unidade. As formações são ministradas pela equipe gestora de cada escola municipal e acompanhada pelas supervisoras que dão todo o suporte necessário. Durante os encontros, o Sistema de Notas e Faltas é apresentado aos professores com objetivo de explicar as funcionalidades, tais como, por exemplo, os campos de lançamento de notas e chamada. Em 2023, a utilização do sistema de notas e faltas ocorrerá em paralelo com o diário físico. “A Seduc implementa o sistema de diário online nas escolas municipais de Praia Grande. Ano passado, tivemos duas unidades como piloto e deram resultado positivos. E agora estamos no processo de disseminação deste mecanismo para que, dando tudo certo, em 2024, migremos do diário físico para o digital”, destacou a diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos. O Sistema de Notas e Faltas será similar ao utilizado pela rede municipal de ensino em 2010. Devido a adaptações necessárias, a ferramenta ficou em desuso e ganhou uma nova roupagem para 2023. O mecanismo contará com as mesmas funcionalidades do diário físico, porém, no formato digital. Os educadores terão espaços específicos para lançar as notas e fazer observações do conteúdo trabalhado. Outro ponto de destaque, permitido pelo sistema, será o controle de frequência dos alunos. A computação da presença do estudante ocorrerá no momento da chegada dele à escola. Ao ingressar na unidade, crianças, jovens e adultos passarão pelas catracas instaladas na entrada que contam com um visor que identificará o rosto dele e permitirá o acesso. Uma vez na sala de aula, caberá ao professor conferir se o estudante de fato está presente e confirmar a informação. Em 2022, o projeto piloto para testar o Sistema de Notas e Faltas foi colocado em funcionamento na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. Com a implementação, as pastas municipais puderam verificar os ajustes necessários. Já no final do último ano, a novidade passou a ser utilizada também na EM Professora Maria de Lourdes Santos. Elaboração – A Secretaria de Planejamento ficou responsável pela criação da nova ferramenta, que usou como base o Sistema Gestão utilizado atualmente para cadastramento de alunos em turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Para abastecer o sistema com as informações, a Seplan contou com o apoio do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Seduc, que ficou responsável em pontuar quais elementos seriam necessários conter na nova ferramenta. O Departamento de Programas de Inclusão Digital também participa com o acompanhamento da instalação das catracas nas escolas de Ensino Fundamental.
26/04/2023
PG intensifica ações para reforçar segurança em escolas municipais
Devido aos últimos acontecimentos em escolas no País, a Prefeitura de Praia Grande adotou medidas para reforçar a segurança nas 156 unidades de ensino da Cidade, incluindo as municipais, estaduais e particulares. A Secretaria de Educação (Seduc) orientou as equipes gestoras para que adotem as ações necessárias nas unidades municipais e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) também reforçou as ações de prevenção. As mudanças já podem ser percebidas a partir desta segunda-feira (10). O primeiro ponto diz respeito ao controle de acesso às escolas municipais. As unidades de ensino orientarão pais e responsáveis para que apenas um entre para deixar ou buscar as crianças. Com isso, a pasta visa diminuir o fluxo de pessoas no interior dos prédios. As escolas municipais também reforçarão o controle de acesso à parte interna, que ocorre apenas com autorização dos funcionários da secretaria da unidade de ensino. Em todos os momentos de entrada e saída de turma servidores públicos acompanharão e ficarão atentos a qualquer movimentação diferente. Outro ponto que enfatizará a parte da segurança, diz respeito a implantação das catracas eletrônicas que está na fase final. Além das ações práticas, a Seduc também aposta na orientação e atendimento das escolas municipais para trabalhar a parte emocional dos alunos. As pedagogas comunitárias realizam encontros de Círculo Restaurativos. Em cada momento, os estudantes participam de dinâmicas reflexivas sobre a importância de ter um olhar acolhedor e empático pelas questões vividas pelos colegas. Os encontros permitem também análise pessoal para a resolução dos próprios conflitos. Outro destaque neste atendimento emocional é a atuação de duas psicólogas da Seduc. As profissionais dão suporte às unidades de ensino conversando com pais, alunos, funcionários e professores de acordo com a necessidade das escolas. As reuniões ocorrem em grupo e auxiliam na discussão de assuntos que precisam de atenção mais específica. Segurança – Com relação à segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) disponibilizou todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da Secretaria de Trânsito (Setran) também atuam em rondas nas proximidades das unidades de ensino, especialmente na entrada e saída dos alunos. Em pontos estratégicos, viaturas são mantidas estacionadas. Além disso, testes estão sendo realizados em todo o sistema de alarme das escolas municipais, principalmente nos botões de pânico. O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) também está com atenção especial às unidades escolares de modo a identificar qualquer movimentação diferente. Por fim, 49 câmeras fixas e 23 Domos (com zoom e giro de 360º) já estão sendo adquiridas para reforçar a segurança no perímetro externo das 28 escolas estaduais.
11/04/2023
Abril Azul: Palestras conscientizam sobre tratamento inclusivo
Ocorreu nesta terça-feira (4), a abertura das programações do Abril Azul, organizado pela Secretaria de Educação (Seduc). Em evento realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, a pasta municipal promoveu o primeiro encontro dentro do circuito itinerante de ações. As atividades acontecem em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Essa é a primeira edição do evento e trabalha com a temática “Esse Mundo Também é Meu: Um Olhar sobre Autismo na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”. A iniciativa atende o que está previsto pela Lei Municipal n° 1647/2013 e Lei Federal n°. 12.774/2012. Participaram do encontro, funcionários que atuam nas escolas, profissionais de clínicas especializadas, pais e responsáveis de alunos matriculados na rede. Durante o encontro, os presentes assistiram a três palestras comandadas pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de Inclusão. Na primeira, a ATP Rosimere de Souza Pereira falou sobre o tema “Estimulação Precoce”. Na sequência, o ATP Alexandre Dias Nunes Melo conversou com os participantes sobre o assunto “Manejo de Comportamento”. Por fim, a ATP Laryssa de Souza Goulard falou sobre “Adaptações Escolares”. Para a diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arengui, o Abril Azul proporciona espaço para discussão. “Atualmente, temos 1380 alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) matriculados na rede. Precisamos entender cada vez mais as necessidades de como atender a esse público. Por isso, promovemos o circuito de palestras que se assemelha às reuniões de acolhimento feitas pelas escolas com pais de alunos público-alvo da Educação Especial”. Representando a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, destacou a questão de as palestras ocorrerem de forma itinerante. “Ao longo do mês, outros três momentos serão realizados. Esses encontros acontecem em escolas situadas em diferentes pontos da Cidade, com intuito de disseminar as informações para o máximo de pais e responsáveis”, completou. Programação – Além do evento de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a Seduc promoverá outros três encontros itinerantes. O intuito será facilitar o acesso aos pais, ampliando assim o número de participantes do evento. Confira abaixo a programação completa: Data: 11 de abril Local: E.M. Carlos Roberto Dias Rua Duque de Caxias, 999 – Bairro Boqueirão Horário: 19 às 21 horas Data: 18 de abril Local: E.M. Domingos Soares de Oliveira Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, 501 – Bairro Ribeirópolis Horário: 19 às 21 horas Data: 25 de abril Local: E.M. Roberto Shoji, Dr. Rua Ildelfonso Galeano, 100 - Bairro Tupiry Horário: 19 às 21 horas.
11/04/2023
Caminhadas buscam conscientizar comunidades sobre autismo
Transmitir a mensagem do respeito ao próximo e de que ser diferente é legal. Esses foram os recados que os alunos das EMs Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia, e José Padin Mouta, no Tupi. Estudantes, funcionários e professores realizaram caminhadas ao percorrer as ruas das comunidades na sexta-feira (31). A ação das unidades marcou as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no domingo (2 de abril). Na EM Maria Nilza, cerca de 500 alunos das turmas do 2 ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram atividade de conscientização. A temática foi trabalhada pelos professores em sala e culminou com a caminhada percorrendo os bairros. Cada turma elaborou cartazes com mensagens que enfatizavam o respeito à diferença. A unidade escolar também produziu uma faixa carregada pelo pelotão de frente do desfile. Conforme percorriam as ruas do bairro, as crianças chamavam a atenção de moradores que saíam na frente de suas casas ou apareciam em sacadas para prestigiar os pequenos. “Precisamos cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o autismo e promover a inclusão. Nosso intuito foi justamente esse. De chamar a atenção e levar conhecimento para a comunidade por meio das crianças e, desta forma, combater a discriminação”, destacou a diretora da EM Maria Nilza, Marcela Aparecida da Silva Rangel. Os estudantes da EM José Padin Mouta também foram as ruas para enviar a mesma mensagem de conscientização aos moradores do Bairro Tupi. A unidade promoveu dois momentos, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. Os alunos do período intermediário foram convidados a prestigiar a primeira das duas ações. Também portando cartazes, os grupos buscaram sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão. Conscientização – Além das atividades organizadas pelas escolas municipais, durante o próximo mês, a Secretaria de Educação (Seduc) promove o Abril Azul. As ações terão como base na temática “Esse Mundo Também é Meu: Um Olhar sobre Autismo na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”. A pasta municipal promoverá um circuito de palestras para abordar assuntos alusivos ao tratamento aos alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). As palestras terão como objetivo sensibilizar os envolvidos sobre a temática da inclusão com ampliação das reflexões sobre características do autismo, identidade e pertencimento nas ações da rede Municipal de Ensino de Praia Grande. Por conta do espaço físico do Auditório, os interessados tiveram de efetuar a inscrição via Google Formulário para participar. As vagas já foram preenchidas. Durante o encontro, os participantes assistirão a três momentos. Comandados pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de Inclusão, cada um abordará sobre um ponto relativo ao espectro do autismo. A ATP Rosimere de Souza Pereira falará sobre “Estimulação Precoce”. Já o ATP Alexandre Dias Nunes Melo abordará a temática “Manejo de Comportamento”. Por fim, a ATP Laryssa de Souza Goulard conversa sobre “Adaptações Escolares”. Além do evento de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, a Seduc promoverá outros três encontros itinerantes. O intuito será facilitar o acesso aos pais, ampliando assim o número de participantes do evento. Confira abaixo a programação completa: Data: 11 de abril Local: E.M. Carlos Roberto Dias Rua Duque de Caxias, 999 – Bairro Boqueirão Horário: 19 às 21 horas Data: 18 de abril Local: E.M. Domingos Soares de Oliveira Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, 501 – Bairro Ribeirópolis Horário: 19 às 21 horas Data: 25 de abril Local: E.M. Roberto Shoji, Dr. Rua Ildelfonso Galeano, 100 - Bairro Tupiry Horário: 19 às 21 horas.
11/04/2023