|
Título |
Descrição |
Postado |
|
 |
PG faz adaptações nas Normas de Convivências de escolas municipais |
Para o início do ano letivo, a Prefeitura de Praia Grande fez adaptações nas Normas de Convivência. O documento serve como diretriz ao atendimento oferecido nas escolas municipais. Entre as adequações estabelecidas, uma das principais foi o horário de atendimento oferecido nas creches, seja em período integral ou semi-integral. O ajuste tem como objetivo principal estimular o convívio familiar, questão fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Para garantir que as famílias estejam cientes das adaptações necessárias, os gestores das escolas municipais realizam ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira (10 a 14), reuniões com todas as turmas atendidas. Desta forma, a Secretaria de Educação reforça que todas as novas diretrizes inseridas nas Normas de Convivência estão sendo comunicadas oficialmente aos pais e responsáveis.
Assim como já ocorria nos anos anteriores, o horário de entrada das crianças atendidas em período integral continua o mesmo. Pela manhã, as escolas começam a recepcionar os alunos às 7 horas, com tolerância até às 7h30. A saída, porém, foi alterada e os portões ficam abertos das 16h30 às 17 horas. A pasta municipal destaca que os responsáveis que não puderem se ajustar a esse horário devem procurar a direção da escola, que analisará cada situação individualmente.
A adequação também se aplica aos alunos matriculados em turmas de semi-integral. Os horários de entrada permanecem inalterados, das 7 às 7h30, enquanto a saída foi ajustada para às 12 horas. No período vespertino, as escolas recebem os alunos das 13 às 13h30, com a saída alterada para às 18 horas. Em todos os casos, a mudança no horário de saída tem como principal finalidade permitir que as crianças passem mais tempo em convívio familiar.
Além do fator principal, os ajustes nos horários de atendimento nas creches adequam Praia Grande a realidade das demais cidades da Baixada Santista. Mesmo com as adaptações, as unidades de ensino praia-grandense atendem os alunos pelos períodos de 10 horas (integral) e 5 horas (semi-integral). Ainda com a mudança, o Município está entre aqueles que as crianças ficam maior tempo inseridos em ambiente escolar.
Para as matriculas realizadas após fevereiro de 2025, período em que foram realizadas as alterações das Normas de Convivência, ficam vigentes os novos horários estabelecidos. “É um processo de adaptação para as escolas e também para as famílias. O que fizemos, principalmente no período integral, foi diminuir o período de tolerância. Em levantamento realizado, a Secretaria constatou que menos de 10% dos alunos matriculados permanecem entre 17 e 19 horas”, explicou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
Outro assunto abordado pela Norma de Convivência está a Lei Federal n° 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celular nas escolas públicas e privadas em todo o País. De acordo com a nova legislação federal, o uso dos dispositivos móveis é proibido nas salas de aula, recreio e demais intervalos escolares. Os equipamentos só poderão ser utilizados para fins pedagógicos, de saúde, acessibilidade e inclusão de alunos. Assim, os estudantes que levarem os celulares para a unidade de ensino deverão desliga-los e guarda-los dentro da mochila.
|
17/02/2025 |
 |
Praia Grande abre inscrições para preencher vagas remanescentes para turmas da EJA |
A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), abrirá novo período de inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados em recuperar o tempo perdido e voltar a estudar podem fazer o cadastro de segunda a sexta-feira (17 a 21). Basta procurar uma das quatro unidades que oferecem o atendimento para este segmento e se candidatar.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem estar munidos de certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de endereço, certificado de reservista (para alunos maior de 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o aluno completar 45 anos) e cópia autenticada do histórico escolar e também 2 fotos 3x4. A Seduc divulgará a resposta com o nome dos contemplados em 25 de fevereiro.
Segue abaixo quais unidades de ensino e endereço das escolas municipais que atendem turmas de Educação de Jovens e Adultos:
EM São Francisco de Assis – Rua Cornélio Procópio, 300, Bairro Boqueirão
EM Dr. Roberto Shoji – Rua Ildefonso Galeano, 100, Bairro Tupiry
EM José Padin Mouta – Rua Bororós, 150, Bairro Tupi
EM Albert Einstein – Esquina da Avenida Lasar Segall com a Rua Dom Pedro I, Bairro Samambaia.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Central de Vagas pelo telefone: 3496-2350.
|
17/02/2025 |
 |
PG realiza campanha para conscientizar alunos sobre proibição de uso de celular |
A Prefeitura de Praia Grande seguirá o que determina a Lei Federal n° 15.100/2025, publicada em 13 de janeiro deste ano, que versa sobre a proibição do uso de celular nas escolas públicas e privadas em todo o País. Desde quarta-feira (5), início do ano letivo, as 78 escolas municipais já seguem a nova legislação. Para orientar pais, alunos, professores e funcionários, a Secretaria de Educação (Seduc) realizará uma campanha de conscientização.
De acordo com a nova legislação federal, o uso de aparelhos eletrônicos é proibido nas salas de aula, recreio e demais intervalos escolares. Os equipamentos só podem ser utilizados para fins pedagógicos, de saúde, acessibilidade e inclusão de alunos. Desta forma, os estudantes que levarem o celular para a unidade de ensino precisará desligar o mesmo e guardá-lo dentro da mochila.
A Seduc adotará medidas pedagógicas necessárias para conscientizar os alunos sobre o respeito a nova legislação. As escolas colocarão cartazes em pontos estratégicos com objetivo de orientar estudantes e responsáveis legais. Os professores também serão instruídos para conversarem sobre a temática em sala de aula. Nas redes sociais, a Administração Municipal já faz divulgações com a finalidade de informar os munícipes da Cidade.
A proibição do uso do celular trará benefícios para o processo de aprendizado dos alunos, entre eles reduzirá a distração em sala de aula e a concorrência com atividades pedagógicas. Outro ponto está no combate ao uso indevido de dispositivos nas escolas diminuição a exposição a conteúdos inadequados. Além disso, essas medidas incentivam o desenvolvimento de interações interpessoais mais saudáveis entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo.
Os professores já sabem como proceder em caso de o estudante não atender a orientação. Na primeira vez, o docente chamará a atenção do mesmo e pedirá para que o aparelho seja colocado novamente dentro da mochila. Em caso de reincidência, o aluno será encaminhado para a direção, que reterá o aparelho celular e só entregará o dispositivo móvel nas mãos dos pais ou responsáveis.
Em último caso, se a reincidência for constante e a orientação ao aluno e pais/responsáveis não tenham surtido o efeito devido, a direção acionará o Conselho Tutelar. “Seguiremos a nova determinação de forma tranquila. Buscaremos orientar alunos e os pais sobre os impactos que o uso do celular pode ocasionar na vida deles. Inclusive adotaremos as medidas necessárias na prevenção do sofrimento psíquico com o apoio dos psicólogos escolares”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
|
07/02/2025 |
 |
Volta às Aulas: acolhimento marca início do ano letivo das escolas municipais |
Personagens vivos, circuitos de atividades, muita música e alegria. Assim foi a receptividade dos alunos organizadas pelas escolas municipais nesta quarta-feira (5). As atividades propostas marcaram o início do ano letivo para os cerca de 56 mil estudantes nas 78 unidades de ensino. A equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc) visitou os prédios educacionais para acompanhar de perto e dar as boas-vindas.
Cada unidade de ensino organizou a sua própria programação para acolher os alunos, assim como, pais ou responsáveis, tornando desta forma o primeiro dia de aula mais leve. “Essa foi uma orientação da Secretaria de Educação. Depois de ficar um período em casa com os pais, eles retornam hoje para as unidades de ensino. E, principalmente os pequenos, podem sentir pelo fato de ficarem longe de casa. Então solicitamos que todas realizassem algo agradável”, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
E foi o que fez, por exemplo, a equipe técnica da EM Pablo Trevisan Perutich, situada no Bairro Anhanguera. A escola estava toda decorada com a temática de floresta nomeada Brasil Tropical Pablo. Além do aspecto cênico que encantava, ao entrar na unidade de ensino os alunos eram convidados a participarem de um circuito de atividades por onde os pequenos tinha de percorrer para depois irem para as salas de aulas.
Outras unidades de ensino promoveram atividades diferenciadas. A EM Antônio Rubens da Costa Lara, no Bairro Esmeralda, contou com a parceria do grupo de teatro Cinetrando que ficou responsável em dar as boas-vindas aos estudantes já no portão de entrada. Os atores interagiam com os alunos nos corredores e depois percorreram a escola, passando sala por sala conversando com as turmas.
Na EM João Baptista Resine Alves, também no Bairro Esmeralda, funcionários da unidade de ensino se fantasiaram de Sonic e Chase (um dos personagens principais do desenho Patrulha Canina). Eles recepcionaram os pequenos na entrada da unidade de ensino e depois visitaram as salas. Na EM Profº Fued Temer, no Guilhermina, os estudantes entraram ao som de músicas infantis que preenchiam os corredores.
Mais – Além do acolhimento de alunos, as escolas municipais terão algumas novidades. Uma delas, será de se adequarem à nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Pais, professores e estudantes receberão orientações sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica no aprendizado.
Além da proibição do uso de celulares uma nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano. No dia da posse, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Educação já estudam ações e iniciativas que possam fazer parte do projeto anti bullying. “O documento está sendo elaborado. Queremos apresentá-lo para os professores para que opinem também quais medidas podemos adotar. Uma das propostas é a realização de gincanas, como se fossem interclasses, onde as turmas terão pontuação. A ideia será de envolver os pais também para que façam parte deste combate que precisa ser diário”, afirmou Patrícia Almeida.
|
07/02/2025 |
 |
Escolas municipais promovem ações de acolhimento aos professores |
Faltam apenas dois dias para o início do ano letivo. Aos poucos, as escolas municipais começam a ganhar cada vez mais vida com o retorno da rotina educacional. Aos poucos os protagonistas voltam a ocupar as suas posições. Nesta segunda-feira (3), foi a vez dos cerca de 2 mil professores que atuam na rede municipal retornarem às atividades nas 78 escolas de Praia Grande. As unidades de ensino promoveram uma programação diferenciada para recepcionar estes profissionais.
Os professores retornaram às escolas de acordo com o período que lecionam. Uma vez na unidade foram recepcionados por diretores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Cada equipe técnica ficou responsável em promover uma ação diferenciada para acolher os docentes. Foi o que fez a EM Maria dos Remédios Carmona Milan, no Bairro Melvi.
Na unidade, a assistente técnico pedagógico (ATP), Caroline da Silva Neves Tarcha, foi uma das responsáveis em acolher os professores. Em um primeiro momento, a equipe técnica da escola preparou um coffee break de boas-vindas aos docentes. Na sequência, os profissionais foram convidados a participarem de duas dinâmicas com a finalidade de fortalecer os vínculos.
As primeiras orientações também fizeram parte da reunião de acolhimento. A equipe técnica da unidade passou as diretrizes encaminhadas pela Secretaria de Educação para as escolas municipais. Um dos assuntos abordados foi a necessidade de antecipar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Até ano passado, o PPP era preparado apenas no segundo semestre. A partir de 2025, o documento será realizado já no início das aulas com a finalidade de envolver toda a comunidade escolar.
Outro assunto abordado com os professores foi sobre a nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Os docentes receberam a orientação sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica o aprendizado.
A proibição do uso de celulares vem ao encontro de nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano seguindo determinação do prefeito, Alberto Mourão. No dia da posse, o chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
|
04/02/2025 |
 |
Seduc passa diretrizes para diretores e assistentes de direção em reunião |
As equipes técnicas das escolas municipais têm participado de reuniões na Secretaria de Educação (Seduc) ao longo desta semana. Os encontros têm como objetivo alinhar as ações e passar as diretrizes necessárias para o início do ano letivo marcado para o dia 5 de fevereiro. Nesta quinta-feira (30), a Subsecretaria de Gestão Pedagógica conversou com diretores e assistentes de direção.
Os encontros ocorreram nas salas de capacitação da Secretaria de Educação (Seduc). Diretores e assistentes de direção foram divididos, sendo que na parte da manhã, participaram os integrantes das equipes técnicas das escolas de Educação Infantil, enquanto a tarde foi a vez daqueles que atuam nas unidades de Ensino Fundamental. As supervisoras também estiveram presentes nas duas reuniões.
Subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, ficou responsável em coordenar as duas reuniões. Durante os encontros, ela explicou sobre novas diretrizes para o início do ano letivo. Entre elas, está a Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula.
Outro assunto abordado foi a necessidade de começar a organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) logo no início do ano letivo. O objetivo é realizar a elaboração deste documento de forma mais democrática, envolvendo toda a comunidade escolar. A remodelação do Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) Online também fez parte da pauta de reunião com diretores e assistentes de direção.
O início do ano letivo ocorre na quarta-feira (5). Nesta data, cerca de 56 mil alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam ao processo de ensino e aprendizagem. Para atender a essa demanda, a rede municipal de ensino conta com 78 escolas.
|
04/02/2025 |
 |
Volta às aulas: ano letivo para cerca de 56 mil alunos começa na quarta-feira (5) |
A Prefeitura de Praia Grande se prepara para o início do ano letivo nas 78 escolas municipais. A partir de quarta-feira (5), cerca de 56 mil alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam à rotina de ensino aprendizagem. O Município tem a maior rede de ensino, no que diz respeito à quantidade de estudantes atendidos, entre as nove cidades da Baixada Santista.
Para recepcionar da melhor forma estudantes, funcionários e professores, a Secretaria de Educação (Seduc) prepara uma série de ações e novidades. As equipes técnicas das 78 escolas municipais foram orientadas a promoverem uma programação diferenciada para recepcionar os docentes, na segunda-feira (3). O mesmo se estende para receber os alunos na quarta-feira (5), quando as unidades de ensino devem realizar ações especiais de boas-vindas, levando em consideração o perfil das turmas e segmentos atendidos.
Além do acolhimento de alunos e professores, as escolas municipais terão de se adequar à nova Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula. Pais, professores e estudantes receberão orientações sobre a não utilização dos aparelhos, que causa o afastamento social e prejudica no aprendizado.
A proibição do uso de celulares vem ao encontro de nova iniciativa que será adotada pela Seduc a partir deste ano seguindo determinação do prefeito, Alberto Mourão. No dia da posse, o chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação, Patrícia Almeida, Ordens de Serviços (OSs) que balizarão as ações da pasta municipal durante a gestão. Uma delas versa sobre a adoção de iniciativas voltadas para o combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais.
Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Educação já estudam ações e iniciativas que possam fazer parte do projeto anti bullying. “O documento está sendo elaborado. Queremos apresentá-lo para os professores para que opinem também quais medidas podemos adotar. Uma das propostas é a realização de gincanas, como se fossem interclasses, onde as turmas terão pontuação. A ideia será de envolver os pais também para que façam parte deste combate que precisa ser diário”, afirmou Patrícia Almeida.
Tem mais – As primeiras semanas servirão também para organizar ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Em 2025, uma novidade diz respeito à construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) no início das aulas. “O PPP precisa ter a participação da comunidade escolar. Pais, alunos, professores e funcionários devem estar envolvidos nas iniciativas que precisam ocorrer até dezembro. Por isso, resolvemos por essa antecipação”, destacou a secretária.
As primeiras semanas de aula marcam também a realização das sondagens junto aos alunos. Desta forma, os professores conseguem diagnosticar o nível de ensino de cada estudante com o objetivo de, posteriormente, preparar as aulas de acordo com a necessidade da turma. O início do programa de incentivo à leitura PG Lê. E Você? no começo do ano será uma outra novidade para 2025. Nesta edição, não haverá o ranqueamento de projetos em evento final. Os docentes farão apresentações para a comunidade durante o ano letivo.
Outra proposta para este ano está na ampliação das ações relativas coleta de lacres de latinhas e tampas de garrafas pet pelas escolas municipais. A cada ano, o número de doações destes materiais para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande tem aumentado. “Nossa ideia é que neste ano, as 78 unidades de ensino promovam atividades e mobilizem pais, alunos e professores para arrecadar estes itens e tornar uma iniciativa realizada em rede”, completou a titular da pasta da Educação.
|
31/01/2025 |
 |
Seduc acolhe equipes técnicas das escolas municipais para início do ano letivo |
A Secretaria de Educação (Seduc) se prepara para a volta às aulas. No dia 5 de fevereiro (quarta-feira), a pasta municipal dará início ao no letivo de 2025 com o retorno de cerca de 56 mil alunos. Como parte do processo de organização, a Seduc promoveu nesta segunda-feira (27), a reunião de acolhimento para recepcionar equipes gestoras das 78 escolas municipais. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Participaram da reunião os diretores, supervisores, assistentes de direção, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Essa foi a primeira reunião da nova gestão da Secretaria de Educação com as equipes técnicas das escolas municipais. A reunião teve como objetivo principal recepcionar os profissionais de forma descontraída e passar as primeiras orientações para essa retomada das aulas.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, começou a reunião apresentando os integrantes que compõem os diferentes setores do prédio administrativo. A partir de 2025, a pasta municipal passa a contar com quatro subsecretarias. Além das já existentes de Administração e de Gestão Pedagógica, a Seduc passa a contar com as de Planejamento de Expansão da Rede Escolar e de Esportes e Complementação Educacional.
Durante a conversa, a titular da pasta municipal também passou as primeiras orientações para as equipes técnicas das escolas municipais, tendo como objetivo prepará-las para o início do ano letivo. Uma das diretrizes transmitidas foi para que todas as unidades de ensino organizassem programação especial de acolhimento para recepcionar os alunos, sempre levando em consideração o perfil do segmento de ensino que atendem.
Outro ponto abordado diz respeito à nova Lei Federal n°. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares nas escolas de todo o País. Praia Grande atenderá ao que determina a legislação, orientando pais, alunos, professores e funcionários. A partir do primeiro dia letivo, não será permitida a entrada dos aparelhos nas unidades de ensino. Patrícia Almeida também comentou sobre como ficará a organização das equipes técnicas a partir deste ano.
A secretária de Educação comentou que conversou com o prefeito Alberto Mourão sobre realização da reunião de acolhimento da equipe técnica das escolas municipais. “Aproveito para repassar a mensagem dele de boas-vindas a todos vocês. E reforço agradecendo a cada um que continua à frente das escolas municipais da nossa Cidade. Quem está aqui sabe que pode fazer a diferença na sociedade por meio da Educação”, enfatizou.
Emocional – A reunião contou com outros dois momentos especiais para as equipes técnicas das escolas municipais. O musicista Davi Viola fez uma participação abrindo o encontro de acolhimento. O jovem que já foi aluno da rede municipal de ensino encantou o público ao cantar canções como Anunciação e Morena Tropicana, de Alceu Valença; Um Certo Alguém, de Lulu Santos; e Só Hoje, da banda Jota Quest.
Os presentes foram agraciados ainda com uma palestra ministrada pelo neurocientista, Ari Brito. Durante o bate-papo, ele buscou despertar nos integrantes das equipes técnicas das escolas municipais qual o propósito de cada um como educador para este novo ano letivo que se inicia. “A qualidade de vida, o futuro socioeconômico da Cidade passa diretamente pelas mãos de vocês. É a educação que garante traços da demografia que faz a diferença na evolução da sociedade. E os educadores têm papel fundamental neste processo”, afirmou o palestrante.
|
31/01/2025 |
 |
Creches polos dão suporte às famílias durante férias de janeiro |
Janeiro é mês de férias escolares. Neste período, o volume de turistas em Praia Grande aumenta, o que gera mais empregos para os moradores da Cidade. Para dar o suporte às famílias dos pais ou responsáveis neste período, a Administração Municipal oferece o serviço das creches polos. Em 2025, cerca de 2 mil alunos de turmas do berçário I ao Infantil II devem frequentar as unidades de ensino neste início de ano.
Ao todo 18 escolas funcionam neste período como creche polo. Seis delas atendem a própria demanda de aluno em que pais/responsáveis apontaram a necessidade de utilizar o serviço em janeiro. Outras 12 recebem os estudantes matriculados em duas ou três unidades de ensino. “Como a demanda é menor, direcionamos os estudantes das escolas do bairro para uma única unidade”, explicou a diretora da Coordenadoria de Educação Infantil, Adriana Amábile do Nascimento Teixeira.
A oferta deste serviço tem como objetivo principal dar um suporte às famílias durante o período de férias e temporada. O volume de visitantes cresce consideravelmente, chegando a picos de 1,5 milhão de pessoas datas como Ano Novo e Carnaval. “Nesta época do ano, alguns pais ou responsáveis precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. A creche polo dá esse suporte e segurança para que possam se dedicar ao seu emprego com tranquilidade”, completou Adriana Teixeira.
O sistema de creche polo continua ao longo do mês de janeiro. A partir de 3 de fevereiro, os alunos voltam a frequentar a unidade de ensino onde estão matriculados. Segundo dados de dezembro de 2024, as 35 escolas voltadas para a Educação Infantil atenderam 17.480 crianças com idades de 4 meses a 5 anos. Do total, 8976 são alunos das turmas de Creche, os demais 8504 são estudantes do Infantil I e II.
|
31/01/2025 |
 |
Servidora de Carreira, Patricia Dias será secretária de educação a partir de 2025 |
A servidora de carreira Patricia Conceição Almeida Dias será a Secretária de Educação da Prefeitura de Praia Grande a partir de janeiro de 2025. Pedagoga com 31 anos de experiência na rede municipal de ensino de Praia Grande, Patricia ingressou na docência em 1993 como professora do Município.
Efetivou-se na rede em 1996, como professora de Educação Infantil e de Educação Física. De 2001 a 2003, atuou como Assistente Técnico Pedagógico de Educação Inclusiva e em 2004 e 2005 como Assistente Técnico Pedagógico de Ensino Fundamental I, II e EJA. De 2006 a 2013, foi Diretora da Escola Municipal Oswaldo Justo e de 2015 a 2017 foi também Diretora da Escola Municipal Maria dos Remédios Carmona Milan. De 2018 a 2023 exerceu a função de Supervisora de Unidade Escolar, tendo assumido a Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação em janeiro de 2024, função que ocupa até hoje.
Patrícia é casada e mãe de uma filha. A nova secretária cursou Magistério com habilitação para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Martim Afonso; e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Depois, Bacharelado em Direito com registro na OAB/SP pela UNIMES e Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Gestão e Supervisão Escolar pela UNESP. Também é Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Educação São Luís.
A nova secretária explicou que recebeu com grande honra, emoção e responsabilidade o convite para ser a secretária de educação de Praia Grande. “Assumo esse desafio com compromisso e dedicação, ciente da importância da educação para o futuro de nossas crianças, jovens e adultos. A cidade poderá contar com um trabalho ético, para continuarmos a oferecer uma educação de qualidade, com foco na inclusão, no desenvolvimento e na transformação social. Estarei sempre aberta ao diálogo e a colaboração, buscando soluções que atendam às necessidades da nossa comunidade escolar. Juntos avançaremos para um futuro ainda melhor para a nossa cidade”.
Alberto Mourão explica que sempre viu a educação como a base da sociedade e com o crescimento vertiginoso da Cidade os desafios são cada vez maiores e serão superados. “Somos uma Cidade que cresce cerca de 10 mil novos moradores por ano e isto demanda planejamento e investimento na oferta de serviços públicos. Sempre prezei por uma educação de qualidade, com infraestrutura, tecnologia e profissionais qualificados. O homem é fruto do seu meio e trabalhamos por uma educação de qualidade nas escolas e creches municipais. Destaco ainda o fortalecimento do trabalho junto aos alunos com deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista) que terão uma atenção ainda maior”, concluiu.
|
02/01/2025 |